Se precisas de fazer exames para acabar o secundário ou para te candidatares ao ensino superior, então durante o mês de maio tens de pôr mãos à obra!

Queremos ajudar-te a passar esta fase com uma perna às costas, por isso, lê este artigo com atenção e segue as nossas dicas para organizares o teu estudo.

Exames nacionais:

Sabemos que estás com os nervos em franja mas tem calma, nós vamos ajudar-te!

Entre 15 e 25 de junho decorre a 1ª fase dos exames nacionais do ensino secundário, por isso, toma nota das datas de todos os exames que vais precisar fazer, podes consultar essa informação aqui.

Estudar, estudar, estudar

Os exames nacionais estão já aí à porta, por isso, está na hora de começares a estudar (ups, nós sabemos que já começaste há muito tempo 😛 ).

Segue estes 3 passos para organizares o teu estudo:

  1. Foca-te nos teus objetivos:
    Que notas precisas nos exames? Qual é a média que tens de conseguir para entrar no curso que queres? Definires objetivos concretos para esta fase irá ajudar-te a concentrares-te no estudo.
  1. Faz um plano de estudo:
    Já sabes quais são os exames que vais fazer, em que datas e já definiste os teus objetivos então agora é altura para fazeres o teu plano de estudos.
    Analisa quais são as disciplinas que estás mais à vontade e quais as que precisas de mais tempo para reveres, depois marca no calendário o tempo de estudo que vais dedicar a cada uma tendo em conta a data do exame.
  1. Prepara todo o material de estudo que tens:
    Recolhe todo o material que vais precisar desde os teus apontamentos ou os dos teus colegas, os livros e os guias de preparação para os exames, os testes das disciplina e os exames dos anos anteriores. Desta forma, vais ter todo o material contigo e evitar interrupções no estudo.
    Podes ainda ver a caracterização das provas e os enunciados dos exames de 2014 aqui, selecionando a página do exame que te interessa.

Regista-te no nosso fórum e podes ainda partilhar opiniões e tirares dúvidas com outros estudantes.

 

Fica atento à nossa página que durante os próximos dias vamos partilhar mais dicas.