Em algum momento da vida, todos nós já refletimos sobre a possibilidade de viver uma experiência além fronteiras. Mais do que viajar e pisar o solo de países e comunidades que não as nossas, viver uma verdadeira experiência internacional vai muito além disso. O retorno é muito maior do que um carimbo no passaporte e, hoje, trazemos-te 5 razões pelas quais deves viver uma experiência internacional.

    • Impacta uma comunidade – ao viveres uma experiência internacional, estarás a contribuir diretamente para o desenvolvimento daquela comunidade. Ao trabalhares numa empresa ou organização noutro país, estarás não só a contribuir para a economia local como também a desenvolver estratégias, processos e o mercado de trabalho local.



  • Cria uma network – Ao trabalhar num país totalmente diferente, com pessoas locais e, também, com pessoas de variados outros países, estarás a criar e desenvolver uma verdadeira network, que poderá influenciar o teu futuro profissional e abrir-te portas para muitas mais oportunidades no futuro.
  • Conhece uma cultura nova – Independentemente da distância do país para onde vás trabalhar, numa experiência internacional adqurirás conhecimento de novos costumes, hábitos, tradições e características locais. Isto vai, automaticamente, tornar-te um cidadão do mundo, capaz de se adaptar a diferentes contextos e com uma mente mais aberta às diferenças.

Patrícia Reis – Global Volunteer na Indonésia

  • Torna-te mais autónomo e independente – Arriscar viver uma experiência internacional será, sempre, um indicador de coragem e vontade de expandires os teus conhecimentos profissionais e do mundo. Num país diferente, num mercado de trabalho que te irá acolher e ao qual terás que te adaptar, enquanto vives longe da realidade que conheces, irás tornar-te muito mais autossuficiente e uma pessoa mais independente e autónoma, capaz de encontrar soluções para os vários desafios que possas encontrar.
  • Torna-te um líder global – Vivemos num mundo cada vez mais caracterizado por ser uma verdadeira rede global. Em qualquer lugar onde trabalhes e vivas, quanto maior a tua experiência e conhecimento do mundo que te rodeia, mais positivo isso será para ti, enquanto profissional e indivíduo. Ao viveres uma experiência além fronteiras, estarás não só a desenvolver soft e hard skills como também os teus conhecimentos práticos, adaptados aos vários contextos, culturas e mercados em que estejas inserido. Tornar-te-ás, por isso, um verdadeiro líder global.

Rita Grilo – Global Entrepreneur na Eslováquia

Por estas razões e muitas outras, uma experiência internacional será o primeiro passo para um futuro cheio de possibilidades e oportunidades, que dependem apenas de ti acontecer.

A AIESEC possibilita-te isso mesmo, através de uma experiência internacional de voluntariado ou um estágio profissional. Terás um acompanhamento personalizado ao longo de toda a experiência, dado a AIESEC se preocupar não só com a experiência em si e o impacto que podes gerar, mas igualmente com o teu desenvolvimento pessoal.

Basta te registares na Plataforma da AIESEC e serás contactado por um escritório local para um sessão de esclarecimento e dar início à tua jornada.

Do que estás à espera? Descobre mais em aiesec.org.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.