O projeto “Plantar o Futuro”, organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade
de Aveiro e o Município de Estarreja desafia os novos alunos universitários a deitar as mãos a terra
e reflorestar Aveiro.

O projeto é a expansão do “Biologia a Plantar o Futuro”, uma iniciativa que surgiu por vontade dos alunos de Biologia da Universidade de Aveiro, em 2014. O funcionamento do projeto é simples: com a chegada dos novos alunos à universidade, entrega-se, a cada um deles, uma árvore autóctone (carvalho, azinheira, medronheiro etc.). Os alunos ficam responsáveis por tratar das árvores até a altura da sua plantação, nos meses de chuva. Desde 2014 já foram plantadas milhares de árvores na Mata do Buçaco, Albergaria a Velha e Lousada, contribuindo, igualmente, para a sensibilização de centenas de alunos.

Em 2018, vendo a devastação que os incêndios do último ano causaram, a Agora Aveiro quis levar o projeto mais longe e fazê-lo chegar a todos os novos alunos da Universidade de Aveiro. O projeto une agora os esforços de vários setores da sociedade, entre associações, entidades públicas e empresas, para sensibilizar para a importância da floresta nativa, incutindo nos participantes os sentidos de responsabilidade social e ambiental e estimulando o voluntariado como forma de exercício da cidadania ativa e participativa.



 

Green Friday

Nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, por cada 10€ gastos em 24 lojas de comércio local da cidade, uma árvore autóctone será plantada em Aveiro. Estas árvores foram semeadas pelas crianças do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe – Cacia, ao abrigo do Projeto “Greenhouse – A Plantar Aveiro!”. Esta é também uma colaboração com o Município de Aveiro e Associação Comercial de Aveiro.

Ação Plantar o Futuro

 

Plantar o Futuro

A entrega das árvores autóctones aos alunos realizar-se-á na Universidade de Aveiro no dia 12 de Dezembro. Esta ação é co-organizada pela Universidade de Aveiro Município de Estarreja.

Ação Plantar o Futuro

Ao todo estão previstas 6 ações de plantação, ao longo de 6 semanas, envolvendo diretamente perto de 500 alunos. Estas plantações realizar-se-ão em vários locais da Região de Aveiro, entre as quais, Estarreja, Águeda e
Cidade de Aveiro.

A Agora Aveiro é uma associação para a promoção da cidadania ativa e participativa. Acreditam que
para que as mudanças possam surgir, temos que as fazer acontecer. Querem questionar paradigmas, mudar
mentalidades e, mais importante, atuar na comunidade. Podes encontrar mais informações no site da iniciativa: http://agoraaveiro.org/