É preciso o ensino secundário completo e fazer exames nacionais para frequentar o ensino superior? Não!

Falta praticamente uma semana para o fim da apresentação das candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional ao ensino superior público. Tens aqui todo o calendário e aqui todas as nossas dicas para as candidaturas caso estejas em condições de concorrer a esta fase.

Mas este artigo não se dirige a esses. Há um conjunto de alunos a quem esta candidatura lhes está vedada e é a esses casos, que nos chegam diariamente por e-mail e mensagens na página de Facebook com algum receio de exporem a sua situação, que lhes decidimos dar uma ajuda.

Vamos então esclarecer quem são os alunos que devem considerar as opções que listamos em baixo:

  • Caso 1: estudantes que não tenham conseguido concluir o curso do ensino secundário que frequentam ou alguma habilitação legal equivalente. São recorrentes os casos que nos chegaram dos alunos que não conseguiram concluir a disciplina de matemática, graças ao exame nacional que teve um nível de dificuldade considerado por alguns professores muito elevado.
  • Caso 2: estudantes que não conseguiram obter nos exames nacionais classificações suficientes para serem utilizadas como prova de ingresso para os cursos que queriam.
  • Caso 3: estudantes que não tenham conseguido satisfazer os pré-requisitos fixados pela instituição.
  • Caso 4: estudantes que não tenham conseguido obter uma nota de candidatura igual ou superior à classificação fixada pela instituição superior.

Para os estudantes que se encontrem nestas situações, mas mesmo assim queiram prosseguir para o ensino superior como forma de não ficarem parados, ou até de encontrarem formas alternativas de entrarem no curso que querem, têm duas opções: os Cursos de Especialização Tecnológica e a frequência de Disciplinas Isoladas ou do Ano Zero. Vamos explicar cada um deles.

 

Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que te dá uma qualificação do nível 5 e um Diploma de Especialização Tecnológica. É um curso que conjuga uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária.  Caracterizam-se por:

  • Ser uma formação técnica de alto nível;
  • Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior;
  • Não exigir, em geral, o domínio de fundamentos científicos;
  • Adquirir capacidades e conhecimentos que te permitem assumir responsabilidades de criação, direção e ou gestão.

Quem pode candidatar-se?

  1. Estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º e que tenham estado inscritos no 12.º de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e não o tenham concluído;
  2. Estudantes titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
  3. Estudantes titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  4. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau/diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
  5. Podem também candidatar-se a um CET num estabelecimento de ensino superior, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

Que vantagens tem?

  • Equivalência ao 12º ano, pelo que pode ser uma alternativa para o concluíres caso não o tenhas feito.
  • Acesso ao Ensino Superior através do concurso especial para titulares de Cursos Superiores, Médios ou Diploma de Especialização Tecnológica.
  • Obtenção de um diploma de especialização tecnológica e de um curso de Nível 5.
  • Possibilidade de obteres créditos caso entres depois num curso do ensino superior e a instituição em causa assim o decida.
  • Acesso às bolsas e ao alojamento por estares abrangido pela ação social escolar do ensino superior.
  • Valorização pessoal e profissional.

Como qualquer outro curso superior, este também tem propinas associadas.

Que CETs existem?

A lista de Cursos de Especialização Tecnológica está disponível no nosso site no link anterior. Criamos uma lista mais fácil de pesquisares e filtrares quer por instituição de ensino superior, por escola ou faculdade e pelo nome do curso.

Informação

De acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 42.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, não são admitidos novos alunos em CET ministrados por instituições de ensino superior a partir do ano letivo de 2015-2016, inclusive. Como alternativa, sugerimos explores os novos cursos com a leitura deste artigo: Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim?

 

Ano Zero ou Disciplinas Isoladas

Caso queiras logo avançar para o curso em que estás interessado, mesmo sem condições de aceder pelo concurso nacional de acesso, existe a possibilidade de realizares algumas unidades curriculares desse curso. É o que se chama Disciplinas Isoladas. No entanto, terás sempre de voltar a concorrer no próximo ano da forma tradicional, sendo que ficarás já com as disciplinas feitas que conseguires concluir este ano.

Algumas universidades, inclusive, criaram o que chamam de Ano Zero. Isto mais não é do que a oportunidade de fazeres as tais disciplinas isoladas já do curso que queres frequentar, e a isso aliam um apoio às disciplinas em que terás de realizar exame nacional novamente para aceder a esses mesmos cursos no ano seguinte.

A quem se destina?

  1. Estudantes que, tendo concluído o 12º ano com classificação positiva nos exames das provas de ingresso não conseguiram entrar no curso que queriam
  2. Estudantes que, tendo concluído o 12º ano com classificação positiva não conseguiram a nota que precisavam nas provas de ingresso.
  3. Estudantes que ficaram com uma ou duas disciplinas por concluir, especialmente se se tratar das disciplinas pedidas como provas de ingresso em que o Ano Zero inclui apoio nas mesmas.

As condições de candidatura são definidas pelas instituições, pelo que deverás sempre consultá-las.

Que vantagens tem?

  • Começas já a adiantar o curso que pretendes frequentar no ano seguinte.
  • Apoio no estudo, no caso do Ano Zero, para os exames nacionais que servem como prova de ingresso ou que precisas para concluir o ensino secundário.
  • Começares a perceber se o curso dos teus sonhos é o que esperavas que fosse em termos dos conteúdos.
  • Integração no ensino superior facilitada no ano seguinte, por o aluno já conhecer o funcionamento do curso e da universidade em causa.

Mas voltamos a referir porque é importante: nesta modalidade terás de garantir no próximo ano que consegues entrar no curso com as mesmas regras que te impediram a entrada este ano. Pelo que terás sempre de ter isto em mente durante este ano.

Onde existe o Ano Zero ou o acesso a Disciplinas Isoladas? 

A lista atualizada poderá ser consultada no novo artigo: Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso.

Estás numa destas situações? Deixa o teu comentário!

  • ana rita

    Boa noite, obrigada por nos manterem sempre informados! Como é que nós podemos ficar a saber se a universidade/politécnico tem essa opção do ano zero? Obrigada

    • Joana L.

      Boa noite Ana Rita,

      Essa informação terás de obter directamente com a instituição. A maioria das instituições tem a informação no site, mas se não encontrares nada relativo a isso podes sempre contactar a instituição por email ou telefone 🙂

      Joana

      • ana rita

        Obrigada vou fazer isso então! Só mais uma dúvida.. Se a instituição não tiver essa opção há alguma maneira de fazer a disciplina ou de trocar por outra? :/

        • Joana L.

          Depende da disciplina em questão. Se for uma obrigatória terás de a fazer de qualquer forma, se for uma das opcionais podes trocar por outra opcional.

          • ana rita

            Era matemática por isso não deve de dar.. Que chatice :/ obrigada pelas informações!

  • Ana Luís

    Boa noite, eu posso frequentar o “ano zero” se tiver 1 disciplina de 11* e outra de 12* por fazer, sendo apenas 1 delas como prova de ingresso?

    • Joana L.

      Boa noite Ana,

      Como estes programas são desenvolvidos pelas próprias instituições cada instituição tem as suas regras/exigências. O melhor é contactares a instituição em que estás interessada 🙂

      Joana

  • Ana Luís

    Obrigada:-)

  • Mariana Oliveira

    Boa tarde,

    tem algum conhecimento sobre universidades que tenham o ano zero em lisboa?

    Obrigada

    • Olá Mariana,
      Até agora só encontramos em Lisboa a Universidade Europeia e a Universidade Lusófona com disciplinas isoladas. Mas continuamos a procura para aumentar a lista do fim do artigo. Contacta as instituições em que estejas interessada para saber. 😉

  • Guest

    Boa noite, estou com uma duvida.
    Eu este ano fui á 2ºfase de historia para fazer so pretendendo aumentar a media do secundário. Sera que me posso candidatar na 1ºfase da universidade? Nao pretendo usar historia como prova de ingresso. Obrigada

  • 1cam

    Boa noite, estou com uma duvida
    Eu este ano fui á segunda fase de historia para fazer melhoria so pretendendo aumentar a media do secundário. Posso candidatar-me na 1ºfase da universidade? Nao pretendo usar historia como prova de ingresso. Obrigada

    • Joana L.

      Boa noite,

      Podes candidatar-te à 1ª fase, mas não podes utilizar a nota da 2ª fase.

      Joana

  • Adriano Duarte

    Boas, eu conclui um curso profissional este ano. Fiz o exame de português e não tirei positiva. Posso-me candidatar a um cet?

    • Olá Adriano,
      Podes sim, porque tens o curso profissional concluído.

      • Adriano Duarte

        E como é que eu me candidato a um cet ?

        • Joana L.

          Tens de contactar a instituição para onde queres ir.

  • Carolina Viegas

    bom dia, como devo fazer para poder frequentar o ano zero?

    • Olá Carolina,
      Deves entrar em contacto com a instituição em que estás interessada, informar-te sobre as condições, e caso te interessem efectuar directamente com ela a inscrição.

  • Leandro Neves

    Boas malta.
    Eu ja concluí o secundário com todas as disciplinas feitas e com Biologia como específica e gostaria de seguir Fisioterapia, contudo a minha média não chega para tanto.
    Alguem sabe se há alguma coisa que eu possa fazer para poder ingressar no curso dada a minha situação.

    Cumprimentos.

  • ze queiros

    bom dia, estou com uma duvida:
    finalizei o 12 segundo e, apesar de ter ido agr a 2a fase dos exames nacionais, nao vou conseguir tirar positiva a matematica.
    Logo, surgem me duas questoes:
    posso entrar numa faculdade num curso tipo direito ou gestao desportiva ou ciencias politicas, ou seja, que nao requisite matematica para entrar ou tenho de fazer o exame de matematica para cocnluir o meu curso de Economia e, posteriormente, entrar na faculdade??
    Em que faculdades existe o ano zero e como posso informar me acerca do mesmo??

    • Joana L.

      Boa tarde Zé,

      Para concorres pelo Concurso Nacional de Acesso tens de concluir o 12º; portanto, terás de concluir Matemática antes de te poderes candidatar ao CNA.
      Já existe uma pequena lista no fim do post, mas deves fazer a tua própria “investigação”. Todas as informações devem ser pedidas à instituição para onde queres ir.

      Joana

  • Valeria Lera

    Boa tarde, gostaria de confirmar que, se eu me candidatar com o ano zero e concluir a disciplina numa instituiçao que me falta acabar, terei que fazer o exame nacional outra vez para o ano outra vez?

    • Olá Valeria,
      Sim, tens de fazer os exames nacionais pedidos novamente para conseguir entrar pelo concurso nacional de acesso, caso optes pelo Ano Zero

      • Valeria Lera

        Por tanto se eu nao ter passado no exame de matematica este ano e opto por ir fazer a disciplina nessa instituiçao mas para o ano tenho que fazer o exame outra vez, o que ganho por fazer essa opçao do ano zero, se nao conseguir passar desta maneira tambem?

        • Joana L.

          O que ganhas é começares logo a “adiantar serviço” em vez de ficares um ano inteiro parada.

  • Patricia

    Bom dia, estou no 12ºano, fiquei aprovada em exame nacional há disciplina de Português em ambas as fases, mas contudo há disciplina de História A reprovei, o que agora me está a impedir de seguir para a universidade no curso de psicologia. Estive a ver os anos zero mas não há para psicologia? ou tambem pensei em voltar a fazer o secundário outra vez e trocar o exame de história por outro será que é possível?.

    • Joana L.

      Boa tarde Patrícia,

      Se História A for uma disciplina obrigatória não a podes trocar por outra.

      Joana

  • Vanessa Ramos

    Bom dia, a escola superior de saúde de Santarém tem essa opção do ano zero? porque vi lá “candidaturas unidades curriculares isoladas ano lectivo 2014/2015” mas não percebi bem, será que podem ajudar?

    • Joana L.

      Boa tarde Vanessa,

      Que parte não percebeste bem?

      Joana

  • Márcia Ventura

    Boa tarde, eu estou aqui com uma duvida sobre as candidaturas ao concurso nacional. Eu vou começar o 12ºano agora em setembro e estou com fisica e quimica A em atraso, ou seja, vou ter que repetir o exame no final do ano. Assim, tendo uma disciplina em atraso, posso na mesma concorrer a concurso nacional??

    • Joana L.

      Boa tarde Márcia,

      Se conseguires concluir a disciplina no próximo ano podes candidatar-te ao Concurso Nacional de Acesso; se não conseguires, não podes.

      Joana

      • Márcia Ventura

        Então faço tudo partindo do principio que vou fazer a disciplina, incluindo toda a preparação do CNA certo?

        • Joana L.

          Certo 🙂

  • Guest

    Boa noite, tenho uma pequena duvida, depois de realizar um CET, como poderei candidatar ao ensino superior?

    • Joana L.

      Boa noite,

      Depende do tipo de habilitações que tiveres.
      Com o CET podes candidatar-te pelo concurso especial para titulares de Cursos Superiores, Médios ou Diploma de Especialização Tecnológica; se tiveres provas de ingresso válidas podes candidatar-te ao Concurso Nacional de Acesso; se tiveres mais de 23 anos podes candidatar-te pelo M23.

      Joana

  • Bernardo

    Boa noite, e possível frequentar Ano Zero com Fisica-Quimica A e Matematica A em atraso?

    • Joana L.

      Boa noite Bernardo,

      Em princpio sim, mas o melhor será contactares a instituição que queres frequentar para saberes todas as informações.

      Joana

  • soniia

    Bom dia, tenho uma dúvida eu fiz o exame de português na 1º fase e tive 11,1 ainda assim para concluir o ensino secundário faltava-me historia A e Geografia A , fui a segunda fase e consegui tirar nota a cada disciplina necessária para acabar o 12º. sendo assim só me posso candidatar a 2º fase do ensino superior ?
    Entretanto também temho aqueles papeis que obtive da escola para me poder candidatar onde um deles diz ” valido apenas a partir da 2º fase ” .. se me puderem ajudar agradecia ..

    • Olá Sonia,
      Sim, só podes mesmo concorrer à 2ª e 3ª fases de candidaturas.

      • soniia

        Obrigada pela ajuda 🙂

  • Margarida

    Passei agora para o 12º e portanto já acabei a disciplina de Inglês, no entanto não tive a nota que gostaria. Posso fazer o exame de inglês no 12º ano de maneira a que este substitua a nota?

    • Joana L.

      Boa tarde Margarida,

      Sim, podes.
      Se te estiveres a referir a Inglês de formação geral terás de realizar o exame de equivalência à frequência que tem parte escrita e parte oral.

      Joana

  • Cláudia Sousa

    Boa tarde, tenho só uma disciplina em atraso mas é do 11º ano, que é Geometria Descritiva A. Posso fazer o ano 0 à mesma ou é só destinado a disciplinas do 12º?

    • Joana L.

      Boa tarde Cláudia,

      Em princpio sim, mas o melhor será contactares a instituição para saberes todas as informações relativas ao Ano Zero.

      Joana

  • Cristina G

    Não consegui concluir o 12-ano, pois ficou a faltar a matemática. Estava a pensar propor-me a um CET, mas a minha duvida é se para o ano eu poderei concorrer ao ensino superior de qq faculdade, não ficando obrigatoriamente associado a essa faculdade uma vez que é particular? Terei de voltar a realizar os exames nacionais?

    • Joana L.

      Boa noite Cristina,

      Vais querer concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso ou pelo Concurso Especial?

      Joana

      • Cristina G

        Vamos pôr as duas hipóteses para eu perceber o que tenho de fazer. Estou um pouco confusa sobre a decisão que tenho de tomar relativamente ao meu percurso.

        • Joana L.

          – Não ficas obrigatoriamente associada à faculdade onde fizeres o CET
          – Para concorreres pelo Concurso Especial terás de ver todas as informações directamente com a instituição para onde queres ir, porque varia de instituição para instituição
          – Se quiseres concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso tens de ter provas de ingresso válidas

          • Cristina G

            As provas de ingresso validas são os exames nacionais, ou seja vou ter que me propor aos exames nacionais
            Como aluna externa para o próximo ano letivo?

          • Joana L.

            Se não tiveres exames que possas utilizar como prova de ingresso no próximo ano lectivo, sim.

          • Cristina G

            Obrigada. Tenho andado muito confusa com o que fazer. Para tentar perceber qual a melhor decisão.

  • Diogo

    Boa Noite.

    Estou com a disciplina de FQ,11 por fazer e ainda mais duas do 12º. posso candidatar-me já a um CET, para ter a equivalência do 12º?

    • Joana L.

      Boa noite Diogo,

      O post diz:
      “Quem pode candidatar-se?
      – Estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º e que tenham estado inscritos no 12.º de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e não o tenham concluído;
      (…)”

      Tu não cumpres este requisito e por isso não podes fazer um CET.

      Joana

  • olá ! frequentei o 12ano mas n conclui matemática…. vou faze-lo para o ano como aluna interna, è possível fazer mais alguma disciplina como interna? incluindo Português… obrigada.

    • Joana L.

      Boa noite,

      Como não concluiste o 12º podes fazer melhoria a disciplinas do 12º, mas isso está dependente das possibilidades da escola. Contacta a escola para saberes a que disciplinas te permitem fazer melhoria.

      Joana

  • Rogério Ribeiro

    Boa noite, eu gostaria de saber uma informação eu tenho a disciplina de F.Q com negativa, (tive 10 no 10º ano e 10 no 11º mas tive 8 no exame e acabei com 9) e chumbei a matemática nos 3 anos. Eu gostaria de saber se é necessário estar aprovado a todas as disciplinas do secundário para poder ingressar no ensiono superior, porque eu estava a pensar fazer para o ano os 3 anos que me faltam de matemática num externato e fazer o exame de matématica que é a prova de ingresso para o curso que eu quero (Engenharia informática) mas não sei se preciso tambem de fazer o exame de F.Q…..
    E se eu fizer um CET numa faculdade privada e passar como funcionam as equivalencias de 12º ano? O que é a minha nota de ingresso? Posso depois pedir tranferência para engenharia informática?….Eu estou super confuso se alguem puder ajudar agradecia…

    • Joana L.

      Boa noite Rogério,

      Para concorreres pelo Concurso Nacional de Acesso tens de ter o 12º concluido e provas de ingresso válidas.
      Se te falta fazer FQ e Matemática A não te podes inscrever num CET.

      Joana

  • Nuno Melo

    Boas, eu concluí o 12º ano não deixei nada por fazer no entanto as provas de ingresso foram a minha grande falha.
    Estava a pensar em fazer um CET e depois concorrer a engenharia informática visto que tenho medo de ficar um ano para repetir o exame de matemática e voltar a tirar negativa!
    Assim sendo perguntava se como tenho o 12º ano concluído e era do curso de ciências e tecnologias se teria privilégios na admissão aos CETs sobre quem vai de cursos profissionais ou com disciplinas por fazer.
    E perguntar também se depois apenas me poderia candidatar a eng informática na zona onde tirei o CET ou se posso concorrer a todo o país ou com pelo menos 6 hipóteses tal como uma candidatura à licenciatura normal.

    • Joana L.

      Boa noite Nuno,

      Para saberes os critérios de seriação tens de contactar a instituição onde queres frequentar o CET.
      O Concurso Especial para titulares de CET é um concurso local, ou seja, os prazos, critérios, taxas, etc, variam de instituição para instituição. Se te quiseres candidatar a mais que uma instituição terás de fazer candidaturas individuais em cada instituição; não funciona como o CNA onde colocas 6 opções de candidatura. Tem também em atenção que nem todas as instituições abrem vagas para este Concurso Especial.

      Joana

      • Nuno Melo

        Obrigado pela resposta, deixava mais umas quantas questões:
        1. Embora varie de instituição para instituição quais são os CETs que normalmente dão acesso à licenciatura de engenharia informática.
        2. Quais as instituições que aceitam candidaturas a engenharia informática a partir do Concurso Especial para CETs.
        3. Existe alguma forma de ver a média do último colocado em engenharia informática que tenha entrado através de um CET?
        Obrigado, Nuno.

        • Joana L.

          Nuno, tens de obter essas informações directamente com as instituições.

          • Nuno Melo

            Como são questões mais gerais sobre CETs pensei que não seria necessário perguntar diretamente às instituições seja como for, obrigado.

  • Mónica

    Olá! Bom dia
    Não consegui ter nota no exame, mas tenho as disciplinas todas concluidas E falaram-me num CET? Queria saber se á alguma instituição que tenha um CET de equivalência a Psicologia ou a Educação Básica? Como é feita a candidatura a esse CET? E online ou mesmo na instituição?

    • Joana L.

      Boa tarde Mónica,

      Podes ver a lista de CETs aqui: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET/CETS+no+Ensino+Superior.htm

      As candidaturas variam de instituição para instituição. Visita o site da instituição para onde queres ir para teres acesso a essas informações.

      Joana

      • Mónica

        Obrigada pela informação. Existe algum prazo de limite das candidaturas a CET´s ?

        • Joana L.

          Os prazos, critérios de seriação, taxas, etc, variam de instituição para instituição.

  • Marisela Sousa

    Olá boa tarde!

    Eu sou uma aluna do ensino recorrente, terminei o 12º ano em
    2008! Este ano, 2014, decidi concorrer à faculdade pela via “normal”, quando me
    fui inscrever para fazer o exame nacional de português, sendo este a minha específica,
    disseram-me que teria de fazer 4 exames nacionais para poder concorrer, uma lei
    que saiu em Setembro de 2013, como não estava preparada optei por concorrer
    pelos maiores de 23 mas não passei nas provas de admissão.

    Gostaria de saber, se possível, qual a melhor via para
    concorrer à faculdade, o ano zero ou CET, ou se há outra forma, não queria
    estar a perder mais um ano.

    Agradeço desde já

    • Joana L.

      Boa tarde Marisela,

      Cada caso é um caso e depende muito do curso que queres, da instituição, etc.
      O melhor que tens a fazer é visitar o site da instituição que te interessa para tentares perceber qual é o caminho que se adapta melhor às tuas necessidades, porque nem todas as instituições têm Ano Zero e/ou vagas para o concurso especial para titulares de CET (por exemplo). É algo que terás de analisar de forma individual.

      Joana

  • Vanessa

    Boa noite! Se eu este ano frequentar o ano zero, para o próximo ano posso candidatar-me a qualquer universidade ? Por exemplo, se este ano fizer ano zero no instituto superior engenharia de Coimbra, para o ano posso candidatar-me à universidade de Coimbra ou apenas posso candidatar-me a politécnicos ?

    • Joana L.

      Boa noite Vanessa,

      Podes candidatar-te a qualquer universidade, mas se entrares numa instituição diferente daquela onde fizeste o Ano Zero não há garantias de tenhas equivalências.

      Joana

  • Vasco Silva

    Boas noites,
    Em relação ao ISEL, FCUL, ISCTE algum destas instituições está a aceitar alunos para regime de ano zero?

    • Joana L.

      Boa noite Vasco,

      Deves contactar as instituições para saberes que opções cada uma delas tem.

      Joana

  • Leandro96

    Olá!

    Eu tenho algumas dúvidas..

    Bom, eu quero entrar para Engenharia Civil. Tive média de 15,0 (nota de candidatura), 11 no exame nacional de Matemática A e 9,0 no exame de Física e Química A (2ª fase).

    Isto não correu nada bem. A nota mínima para provas de ingresso em praticamente todas as instituições é 9,5 e não há uma única instituição que me permite escolher apenas uma delas para usar como prova…

    Então a questão é.. Será que terei chance de entrar dada às restantes notas? Ou será o meu fim devido à Física e Química?

    Por problemas de saúde não acompanhei a matéria de Física e Química no 2º Período do 11º ano, mas ainda assim consegui acabar o ano com 13. Só que os exames acabaram sempre comigo… Desde de 1ºs fases a 2ºs fases.

    Esclarecem-me isto por favor… Terei chance?

    E se realmente não tiver chance nenhuma… Será que me poderiam informar se o Instituto Politécnico de Leiria, mais propriamente a ESTG, possui o Ano zero?

    Obrigado!

    • Joana L.

      Boa tarde Leandro,

      Se Física e Química A é uma prova de ingresso obrigatória não tens qualquer hipótese. Para todos os efeitos não tens essa prova de ingresso e sem prova de ingresso nem sequer és aceite para concorrer.
      Deves contactar directamente a instituição para saberes que opções oferece.

      Joana

      • Leandro96

        Entendi…
        Bom, acho que vou apostar nesta alternativa ou ficar um ano parado a trabalhar enquanto organizo o meu estudo para repetir a prova.

        Sou contra este tipo de legislação, mas não há remédio.. Sabendo dela, acabei por falhar, portanto é minha culpa.

        Obrigado pelo esclarecimento.

        • Joana L.

          As cadeiras que já fizeste não precisas voltar a fazer, só fazes as que te faltam.

          • Leandro96

            E vou perder um ano a fazer as que faltam, ou o primeiro ano fica “feito” e as cadeiras que faltam são divididas nos proximos dois anos?

          • Joana L.

            Leandro, se queres informações detalhadas tens de contactar a instituição.

      • Leandro96

        Algo que me esqueci de dizer é que a instituição pede duas provas de ingresso: Matemática e Física e Química.

        Neste caso, algo muda?

        • Joana L.

          Não, porque eu percebi isso.

          • Leandro96

            Ahhh!

            Então ao falar com um amigo meu também soube de outra opção. Entrar em um curso com cadeiras iguais (claro que nunca são TODAS iguais) e no fim do ano mudar de curso pois já tinha concluído algumas cadeiras do primeiro ano.

            Isto é possível?

            Mas acho que irei optar mesmo pelo Ano Zero, ou ficar em casa por um aninho.

            Agradeço por me ter esclarecido nestes últimos dias 🙂

          • Joana L.

            Sim, é possivel, mas tens de ter em atenção a quantidade de vagas que a instituição abre para Mudança de Curso.

            De nada, estamos cá é para isso 🙂

          • Leandro96

            Última dúvida porque o resto já esclareci com a instituição.

            Bom, pelo menos espero que seja a última.

            Joana, eu fiz um simulador de candidatura no site da dges e pelo que percebi posso candidatar-me a vários cursos diferentes.

            Também reparei que dá para ordenar por preferência.

            Então, imaginando que me candidato a três cursos e não consigo entrar no que coloquei como 1º, isso significa que estou automaticamente candidato ao que coloquei como 2ª, certo?

          • Joana L.

            Exactamente 🙂

  • marisa

    Olá. Sabem se na universidade de direito do Porto, Coimbra , Braga ou Lisboa fazem isso? Obrigada! Na internet não diz nada a respeito, e nunca ouvi falar dessa situação em nenhuma universidade direito. Aguardo resposta

  • anar

    Boa tarde.
    eu tenho todas as disciplinas do secundário feitas desde o 10º ano até ao 12ºano, excepto matA que tirei sempre negativa. A minha dúvida é se posso candidatar-me a um cet.

    • Joana L.

      Boa noite,

      Se tens negativa a Matemática A desde o 10º ano não te podes inscrever num CET.

      Joana

  • ana

    Acabei de fazer um cet de gerontologia teve nota 16 ja tenho o diploma agora que entrar em enfermagem e estou a ter alguns problemas em encontrar vagas

    • Mariana Rodrigues

      onde fizeste o cet de gerontologia? o concurso especial para titulares de cet funciona como? é o que resta das 1ª e 2ª fase ou é um x de vagas especifico nas instituições?

      • Joana L.

        As vagas desse concurso são independentes das vagas do Concurso Nacional de Acesso.

  • Mariana Rodrigues

    Olá,
    podem esclarecer-me relativamente às diferenças entre um CETe um ano zero? No caso do CET, assim que o termine tenho que me sujeitar aos cursos de ensino superior que esse CET me permite frequentar? Por exemplo, um CET de gerontologia, ser obrigada a seguir enfermagem ou fisioterapia…
    No caso do ano zero, supondo que entro no ano zero no ISEC em engenharia biomédia e no fim obtenho bons resultados… sou obrigada a seguir engenharia biomedica como sendo o meu curso no ensino superior? e para o ingresso uso a media do secundario ou a media do ano zero? posso candidatar-me a qualquer curso do ensino superior em qualquer instituição?
    Obrigada!

    • Joana L.

      Boa tarde Mariana,

      O CET é um curso
      O Ano Zero não é um curso, é apenas a hipótese de tu fazeres algumas cadeiras antes de conseguires entrar no curso que queres.

      O CET permite-te fazer a candidatura através do concurso especial para titulares de CET (nas instituições que abrem vagas)
      O Ano Zero não te dá acesso especial, tens de voltar a concorrer pelo Concurso Nacional de Acesso – média de secundário + provas de ingresso – como qualquer outra pessoa (excepto no caso de algumas privadas que te dão acesso directo)

      Tu não tens de te sujeitar a nada e não és obrigada a concorrer a nada, mas se entrares num curso que tenha afinidade com o CET ou cadeiras que já tenhas feito no Ano Zero mais facilmente obténs equivalências.

      Cada instituição é responsável por definir as suas próprias regras e por isso deves contactar directamente a instituição que te interessa para teres acesso a informações mais detalhadas e específicas.

      Joana

      • Mariana Rodrigues

        Muito obrigada!
        Tenho mais uma dúvida e agradecia-lhe imenso que me esclarecesse! Supondo que entro no IPL (politecnico de leiria) através do CET de gerontologia… Segundo o que percebi através do site, assim que acabe o CET, posso candidatar-me atraves do concurso especial para titulares de CET nas instituições que abram vagas, portanto nao sou obrigada a manter-me naquele instituto, podendo por exemplo candidatar-me a coimbra(caso abram vagas)? E posso por exemplo candidatar-me a qualquer curso do ensino superior ou tenho que escolher dentro das opções que me dão?

        • Joana L.

          Podes concorrer a qualquer instituição que abram vagas, mas certos cursos exigem um CET em específico; por isso mesmo que é que te disse que tens de contactar a instituição para onde queres ir para teres informações mais concretas.

          • Mariana Rodrigues

            Muito obrigada!

          • Mariana Rodrigues

            Posso candidatar-me a mais do que um cet/instituição? Por exemplo, candidatar me a um cet em coimbra e a outro na guarda?

          • Joana L.

            Podes candidatar-te aos CETs que quiseres, mas tem em atenção que estes concurso são concursos locais, o que implica que faças uma candidatura individual em cada uma das instituições.

          • Mariana Rodrigues

            o mesmo se trata relativamente ao ano zero?

          • Joana L.

            Sim.

          • Mariana Rodrigues

            Obrigada!

  • Joana Dias

    Boa noite
    Tenho uma questão… Eu tenho um Curso Profissional de nível III onde concluí todas as disciplinas excepto a PAP (projeto de aptidão profissional, que dá o diploma). Assim sendo, posso candidatar-me ao CET?

    • Joana L.

      Boa tarde Joana,

      Sim, nessa situação podes candidatar-te a um CET 🙂

      Joana

  • André M. Oliveira

    Boa tarde! Após ter reprovado a Matemática A no 12º, fiquei este ano a fazer outra vez a disciplina. No entanto reprovei outra vez. Poderei agora ingressar num CET?

    • Joana L.

      Boa tarde André,

      Depende; que notas tiveste no 10º e 11º a Matemática A?

      Joana

      • André M. Oliveira

        Tive no 10º – 13 ; 11º – 10 ; 12º – 8 .

        Fui a exame nacional com 10 e reprovei.

        • Joana L.

          Nesse caso podes inscrever-te num CET 🙂

          • André M. Oliveira

            Obrigado pelo esclarecimento Joana 🙂

          • André M. Oliveira

            Mais uma dúvida, ao fazer o CET fico com a Matemática A feita?

          • Joana L.

            Não ficas exactamente com Matemática A feita, mas ficas com equivalência ao 12º

  • Joaquim Rocha

    Boa tarde. Poderá o alunos, fazendo o CET concorrer a mais do que uma universidade ou terá depois de frequentar o ensino superior na universidade onde realizou o CET? Obrigado

    • Joana L.

      Boa tarde Joaquim,

      O aluno não é obrigado a frequentar o ensino superior na instituição onde tirou o CET.

      Joana

      • Joaquim Rocha

        Obrigado.

      • beatriz pires

        Bom dia Joana, os cursos do CET demoram quanto tempo a serem concluidos?

  • Manuel Alves

    Boa tarde. Poderei frequentar um CET se nao tiver matematica do 12ºano completa, e também nao tiver o exame de FQ de 11ºano (apesar de ter todas as outras disciplinas de ambos os anos completas)? Obrigado.

    • Joana L.

      Boa tarde Manuel,

      Com Matemática A e FQ por concluir não te podes inscrever num CET.

      Joana

  • Miguel Filipe

    Boa tarde, gostaria se poderia concorrer a um CET. Passei a tudo menos a matemática A, que repeti este e não consegui passar no exame. As minhas notas a matemática foram 8, 10 e 11. É a única disciplina que tenho negativa no final de ano.

    • Joana L.

      Boa tarde Miguel,

      Tiveste 8 em qual dos anos?

      Joana

      • Miguel Filipe

        Tive no 10º.

        Desde já obrigado.

        • Joana L.

          Nesse caso não te podes inscrever num CET :/

          • Miguel Filipe

            Ok Ok obrigado, mais uma dúvida, soube de uns colegas meus de alguns colégios que servem para melhorar as notas, como por exemplo, um em laranjeiro, seria uma boa escolha? Tirando os preços e etc.

          • Joana L.

            Não sei porque nunca frequentei nenhum desses colégios.

  • Patricia Monteiro

    Boa tarde. tenho as disciplinas de secundário todas concluidas (incluindo 12º) à excepção de fisica e quimica porque nao tive nota suficiente no exame. posso-me candidatar a um CET?
    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite Patrícia,

      Como não tens todas as disciplinas do 11º concluidas não te podes inscrever num CET.

      Joana

  • António Luís

    Boa noite, gostaria de saber se eu ao frequentar um CET poderia candidatar-me à escola superior de enfermagem de coimbra. Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite António,

      Para obteres essas informações terás de contactar directamente a ESEnfC; eles é que sabem se abrem concurso ou não.

      Joana

  • Ana Carolina

    Boa tarde,
    tenho as disciplinas do secundário todas concluídas exceto a de MACS , à qual fiquei com 9 valores devido ao exame nacional realizado no 11º ano. Posso-me candidatar a um CET? Caso não seja possivel, qual será a solução mais adequada no meu caso?

    Obrigada.

    • Joana L.

      Boa tarde Ana Carolina,

      Se não tens todas as disciplinas de 11º concluidas não te podes candidatar a um CET.
      Não sei qual é a melhor solução para ti; é uma escolha muito pessoal.

      Joana

  • Carlos Lapa

    Boa noite,
    Estou bastante interessado em frequentar o CET – Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação no ISEC – Coimbra, de modo a efectuar uma requalificação profissional. Tenho uma licenciatura em Arqueologia pela Universidade de Coimbra e tenho ainda um curso profissionalizante em AutoCad.

    Especificamente, a minha dúvida prende-se com saber se estou apto ou não a candidatar-me uma vez que sou de uma área pertencente às ciências sociais, tendo tido matemática pela última vez no 9º ano.

    Segundo as condições de acesso que li no site do ISEC, estou apto, mas já agora aproveitava tentar obter uma resposta/opinião, caso possível, mais pessoal e mais experiente.

    Muito Obrigado, desde já!

    • Joana L.

      Boa tarde Carlos,

      O melhor será mesmo contactar directamente o ISEC para confirmar a informação.

      Joana

  • Guilherme

    Boa tarde.
    Tenho 23 anos mas não tenho o ensino secundário concluído, sendo matemática A a disciplina que ficou por concluir.
    As notas obtidas à disciplina acima referida foram:
    10º > 10
    11º > 9
    12º > anulei a disciplina e assistia às aulas como aluno externo tendo (obviamente) reprovado nos exames.
    Tendo
    em conta a minha situação, poderei eu candidatar-me a um CET? Se sim,
    que me será pedido/exigido? Ficará muito caro frequentar esses cursos
    visto não ter muitas possibilidades económicas?

    Caso não seja possível a inscrição num CET, que outras alternativas me restam?

    Obrigado

    • Joana L.

      Boa noite Guilherme,

      Nessas condições não podes frequentar um CET.
      As alternativas que tens dependem muito daquilo que pretendes. A tua ideia seria ingressar no ensino superior?

      Joana

      • Guilherme

        Para já era só a conclusão do secundário visto que por aqui as coisas não estão boas financeiramente.

        • Joana L.

          O melhor será contactar directamente a(s) escola(s) secundária(s) da área de residência para questionar sobre a oferta formativa.

  • jose pinto

    A minha filha completou o 12º mas só obteve 9 na prova final a matemática, quer seguir economia ou gestão há CET nessa area ? em que universidades? Ela pretendia ingressar na UBI principalmente devido á questão financeira.

  • TheBigonner .

    Vale a pena tirar um CET? Estive a consultar algumas opiniões e a maior parte diz que é uma perda de tempo e que se procurá-mos trabalho com os CET`s dificilmente encontra-se. Eu estou inscrito num de Tecnologia e Manutenção Automóvel e gostaria que se alguém tiver experiência neste ou outro qualquer comenta-se. Obrigado

  • Marta Rodrigues

    Boa tarde, vi algumas questões aqui que me deixaram um tanto ou quanto preocupada em relação à minha candidatura ao CET.
    Tenho todas as cadeiras feitas, há excepção de Matemática A e as minhas notas são 10º Ano – 10, 11º Ano – 9 e 12º- 11. Isso quer dizer que não ficarei colocada no Cet? Desde já o meu muito obrigada

    • Joana L.

      Boa noite Marta,

      Nessas condições – e segundo as regras – não podes frequentar um CET.

      Joana

      • Marta Rodrigues

        Contudo, não tem grande lógica. Se eu tenho uma nota no 12º que cobre o meu 9 de 11º, ficando com média interna de 10, não entendo porque não me possa candidatar. O meu problema foi mesmo o exame :s

  • Guest

    zs

  • TheBigonner .

    Vale a pena tirar um CET? Estive a consultar algumas opiniões e a maior parte diz que é uma perda de tempo e que se procurá-mos trabalho com os CET`s dificilmente encontra-se. Eu estou inscrito num de Tecnologia e Manutenção Automóvel e gostaria que se alguém tiver experiência neste ou outro qualquer comenta-se. Obrigado

  • Ana Catarina

    Boa tarde!
    Se não se pode frequentar o CET, tento o ensino secundário incompleto, alguém que me esclareça isto, sff:
    “Quem pode candidatar-se? 1. Estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do
    10.º e 11.º e que tenham estado inscritos no 12.º de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e NÃO o tenham concluído”.
    Para isso, escreviam “Estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas do 10.º e 11.º e 12.º”.
    Obrigada.

    • Joana L.

      Boa tarde Ana,

      Tal como diz o post, podes frequentar um CET com o ensino secundário incompleto.

      Joana

      • Bernardo Rodrigues

        nao percebi, com 1 disciplina do 11 e outra do 12 por fazer é possivél inscrever se num CET ou ano 0 ?

        • Joana L.

          Nessa situação não te podes inscrever num CET mas em príncipio podes inscrever-te no Ano Zero.

  • Hugo Marques

    boa noite eu queria frequentar um cet…falta-me matematica.
    tive 11 no décimo ano e 8 no décimo primeiro depois tive 10 no décimo segundo ano mas falhei nos exames.
    é possivel frequentar um cet ?

    • Joana L.

      Boa tarde Hugo,

      Em príncipio, como tiveste negativa no 11º, não podes frequentar um CET; no entanto aconselho-te a contactares directamente a instituição para onde queres ir para teres uma confirmação.

      Joana

  • Leandro Neves

    Boas malta.
    Eu ja concluí o secundário com todas as disciplinas feitas e com Biologia como específica e gostaria de seguir Fisioterapia, contudo a minha média não chega para tanto.
    Alguem sabe se há alguma coisa que eu possa fazer para poder ingressar no curso dada a minha situação?

    Cumprimentos.

  • José Roberto

    Boa tarde, fiz todas as disciplinas do 10 ao 12 tirando literatura portuguesa(10-11) e portugues tive 8 no 10º 10 no 11º e 11 no 12º e fiquei com negativa na disciplina, gostaria de saber se poderia frequentar um ano Zero

    • Joana L.

      Boa tarde José,

      Em principio sim, mas terás de contactar a instituição que queres frequentar para ter informações mais detalhadas.

      Joana

      • José Roberto

        Boa Tarde, quais sao as instituiçoes em coimbra que têm o ano zero?

        • Joana L.

          Há uma pequena lista no fim deste post; o resto terás de ser tu a pesquisar.

  • Soraia Mendes

    Boa tarde gostaría de perceber uma coisa que me está a confundir bastante. O Ano 0 pode subir a média do ensino secundário?

    • Joana L.

      Boa tarde Soraia,

      Não, o Ano Zero não tem qualquer influência na média de secundário.

      Joana

  • carina

    Boa noite,

    alguémme sabe dizer se existe segunda fase nos CET’s ? o cet em questão é ni ISEC.

    Cumprimentos

    • Joana L.

      Boa noite Carina,

      Os concursos aos CETs variam de instituição para instituição. O melhor que tens a fazer é contactar directamente o ISEC.

      Joana

      • carina

        Antes de mais, muito obrigado pela a atenção e RAPIDEZ de resposta.
        Tenho outra duvida que é: uma pessoa que está num curso profissional no 12º ano (neste caso é de programação no INETE em lisboa) só que por motivos da escola adiaram a data de apresentação do projeto final , PAP, para o dia 16 , sendo que a data limite de candidaturas ao ano zero é dia 11. Gostaria de saber se essa pessoa se pode inscrever no ano zero com o certificado incompleto (apresentando o certificado depois) ou numa segunda fase de cet :'(

        • Joana L.

          Tens mesmo de contactar a instituição para teres informações específicas como essa.

  • Pedro Nunes

    Boas, não consegui passar nos exames de Física e Química A 11º ano, nem Matemática A 12º ano.
    tendo estas disciplinas em atraso poderia fazer o ano zero numa universidade?
    cumprimentos.

    • Joana L.

      Boa noite Pedro,

      Nessas condições podes frequentar o Ano Zero.

      Joana

      • Pedro Nunes

        e eu depois de concluir o ano zero posso concorrer ao ensino superior em qualquer universidade?

        • Joana L.

          O Ano Zero não te permite concorrer ao ensino superior.
          Se queres concorrer ao ensino superior pelo Concurso Nacional de Acesso tens de concluir o ensino secundário e ter provas de ingresso válidas.

          • Pedro Nunes

            então depois de concluir o ano zero, quais são as qualificações com que eu fico?
            para que serve realmente o ano zero?

          • Joana L.

            O post explica isso…

          • Pedro Nunes

            mas eu não entendo esta parte: Mas voltamos a referir porque é importante: nesta modalidade terás de garantir no próximo ano que consegues entrar no curso com as mesmas regras que te impediram a entrada este ano. Pelo que terás sempre de ter isto em mente durante este ano.

            isto significa que eu faço o ano zero, mas que no final tenho de me candidatar a exame nacional do secundário de F.Q. A (11º) e Matemática A (12º) e tenho de passar às duas disciplinas para me candidatar ao ensino superior?
            eu pensava que o ano zero servia para terminar essas disciplinas em atraso e fazer uma introdução às disciplinas que a seguir iria ter no curso do ensino superior.

          • Joana L.

            O Ano Zero não te conclui o secundário, é só uma forma de ires estudando para os exames nacionais – e aprenderes coisas novas – e entrar logo no ritmo do ensino superior fazendo algumas cadeiras do curso que queres frequentar; mas tens sempre de fazer os exames nacionais, concluir o ensino secundário e apresentar candidatura através do CNA.

          • Pedro Nunes

            Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade.

          • Pedro Nunes

            só mais uma pergunta, sei que é difícil de responder, mas eu já estive um ano a tentar concluir estas duas disciplinas e não consegui.
            qual acha que seria a melhor opção a seguir para mim?

          • Joana L.

            Tal como disseste, é dificil de responder. Cada caso é um caso e só tu é que sabes o que melhor se adapta à tua situação.

          • Pedro Nunes

            eu pensei em entrar num curso profissional, mas tem a duração de 3 anos, e basicamente vou andar para trás.
            eu queria algo que pudesse concluir num ano, não me sabe mesmo dar uma opinião própria?
            é que estou muito indeciso…

          • Joana L.

            Não posso mesmo dar uma opinião porque é uma decisão muito pessoal.

  • Ilda Lopes

    Boa tarde. Inscrevi-me num CET este ano no IPB, estou a espera da resposta. A minha questão é que quando contactei a universidade, foi-me dito que após terminar o CET apenas posso concorrer nessa mesma universidade. Isso é verdade? Então significa que não poderei concorrer a qualquer lugar que queira mas apenas a esse local, limitada aos cursos que lá existem?

    • Joana L.

      Boa noite Ilda,

      Isso não é verdade. Podes concorrer através do concurso especial de outras instituições.

      Joana

  • Ana

    Olá!
    Eu não tenho nota na prova de ingresso do curso que eu quero, não tenho mais nenhuma hipótese senão esperar pelo próximo ano?

    Queria saber também se existem cursos CET de saúde?

  • Carmin Dauro

    Fiz 3 anos numa escola profissional de hotelaria e turismo, e passei a todas as disciplinas menos a Matemática. Dizem que só me podem passar um documento de frequência, mas eu gostaria de ir para o ensino superior. Como posso fazer? Nestes cursos não se pode reprovar a nenhuma disciplina para se obter um diploma ou certificado de habilitações? Obrigado

    • Joana L.

      Bom dia,

      O curso só é concluido depois de concluires as disciplinas todas.
      Tens de fazer Matemática para acabares o curso.

      Joana

      • Carmin Dauro

        Obrigada pela resposta Joana, mas a escola disse-me que já não tenho mais oportunidades de fazer exames a Matemática!

        • Joana L.

          Mas sem Matemática continuas a não ter o curso concluido. Contacta novamente a escola ou outra escola para saberes que opções te oferecem.

  • Carmin Dauro

    E assim nem sequer pude fazer os exames nacionais!!

  • Mário

    Sendo já licenciado e querendo ingressar noutro curso, poderei fazer também uma inscrição como aluno externo?

    • Joana L.

      Boa tarde Mário,

      Sim, podes inscrever-te como aluno externo, mas se quiseres fazer outro curso terás sempre de ingressar através do CNA, M23, etc.
      Ser aluno externo não te permite obter um curso, só permite fazer cadeiras de forma isolada.

      Joana

      • Tiago Duarte

        obrigado pela resposta poderia me dizer se tenho alguma alternativa a matematica A para concluir o ensino secundario estou em economia

  • Tiago Duarte

    Boa tarde, penso que o meu caso seja um pouco diferente eu passei a tudo menos a matematica mas ja tenho a matematica anulado desde o 10 tenho alguma opçao?

    • Joana L.

      Boa tarde Tiago,

      Nessa situação não podes frequentar um CET.
      Podes tentar o Ano Zero, mas terás sempre de fazer o exame de Matemática, concluir a disciplina e apresentar candidatura tal como todos os outros.

      Joana

      • Tiago Duarte

        obrigado pela resposta poderia me dizer se tenho alguma alternativa a matematica A para concluir o ensino secundario estou em economia?

        • Joana L.

          Matemática A é uma disciplina obrigatória no teu curso, não a podes trocar por outra.

  • Marques

    A minhas duvidas são as seguintes:
    1- Se eu fizer um Cet em um local privado posso me candidatar ao ensiono superior de nivel VI com a equivalência desse Cet que me dá nível V?
    2- Posso chumbar a um Cet? Sem ser por faltas? Como funciona?

    • Joana L.

      Boa noite,

      1 – Se tiveres um CET podes candidatar-te através do concurso especial para titulares de CET, não importa se fizeste o CET numa privada ou não.
      2 – Sim, podes não conseguir concluir o CET. Os CET são divididos por módulos e se não tiveres positiva em todos os módulos não consegues concluir o CET.

      Joana

      • Marques

        Antes demais um grande obrigado pela rapidez da resposta…
        Ou seja temos vários módulos; Se eu falhar um deles no Cet, posso repetir o mesmo?

        • Joana L.

          Em príncipio sim, mas cada instituição é responsável por definir como é feita a avaliação nos seus CET.

          • Marques

            Humm, já fiquei mais esclarecido!
            Grato pela atenção (:

  • kYndr Slash

    Boa tarde. Estes cursos CET vão terminar no próximo ano letivo? 2015/2016 ou ainda vão estar disponíveis?

    • Joana L.

      Ainda não se sabe.

      • kYndr Slash

        Vão haver alternativas semelhantes? Caso acabe?

        • Joana L.

          Não sei; depende daquilo que eles se lembrarem de inventar.

  • Rodrigo Sousa

    Boas, tenho uma disciplina em atraso do 10º e 11º ano e queria saber se eu posso frequentar o ano zero? Ainda é possível escreve me e quais são as universidades?
    obrigado

    • Joana L.

      Bom dia Rodrigo,

      Em príncipio podes, mas qualquer informação mais específica tens mesmo de pedir à instituição que queres frequentar porque são coisas que variam de instituição para instituição.
      Tens uma pequena lista no fim deste post, mas aconselho-te a fazeres a tua própria pesquisa.

      Joana

  • João R

    Frequentei o ensino secundário num curso profissional e deixei alguns módulos/disciplinas em atraso, mas já passei ao exame de acesso ao ensino superior. Posso frequentar o Ano Zero?

    • Joana L.

      Boa tarde João,

      Em principio podes frequentar o Ano Zero, mas se depois quiseres ingressar no ensino superior terás que concluir o ensino secundário.

      Joana

      • João R

        Independentemente das disciplinas serem do 10º ano, do 11º ou do 12º para o Ano Zero é igual não é? Obrigado!

        • Joana L.

          Em principio sim, mas cada instituição pode definir as regras que quiser.

  • Ferreira

    Oi eu fiz o 12ano ms deixei uma disciplina de 11 p fazer. Mas queria conclyir o secundario pata poder concorrer a concursos publicos…. Como posso fazer a disciplina o mais rapido possivel? Em horario pos laboral?? Tenho 24 anos, nao existe ima forma mais simples e rapida do que o ensino normal? Obrigada

    • Joana L.

      Boa noite,

      Contacta a(s) escola(s) da tua área de residência para saberes que tipo de opções te oferecem.

      Joana

      • Ferreira

        Bgd

  • Rodrigo Sousa

    boa tarde, tive a consultar alguns sites e vi que a universidade de Évora tinha o ano zero, como posso saber se e verdade?

    • Joana L.

      Boa tarde Rodrigo,

      Para saberes se é verdade o melhor é visitares o site da instituição e/ou contactar a instituição.

      Joana

  • Cláudia Soares

    Boa tarde , eu já tenho matemática anulada e não consegui concluir a matématica pois no exame tive nota inferior a 9.5 . Pode-me dizer se em vez de fazer o exame de Matemática de novo , posso substituir por História A ? Ou sou obrigada a concluir a Matemática ?

    • Joana L.

      Boa tarde Cláudia,

      Se Matemática A for uma disciplina obrigatória no teu curso não a podes substituir por outra.

      Joana

  • Fábio Costa

    Boa tarde,
    tenho fisica quimica por terminar de 11º… Posso fazer a discilplina no recorrente á noite, e depois candidatar ao CET de mecatronica por exemplo?
    Obrigado,

    • Joana L.

      Boa noite Fábio,

      Se concluires a disciplina de FQ podes candidatar-te a um CET.

      Joana

      • Fábio Costa

        mas fazendo o recorrente á noite nao preciso de fazer o exame nacional, pois nao ?Obrigado

        • Joana L.

          Os alunos do ensino recorrente só precisam fazer exames nacionais se quiserem ingressar no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso – o que não é o teu caso.

  • Luis

    boa noite. tenho o 9º ano completo, posso frenquentar o ano 0?
    obrigado…

    • Joana L.

      Boa noite Luis,

      “A quem se destina?
      1 – Estudantes que, tendo concluído o 12º ano com classificação positiva nos exames das provas de ingresso não conseguiram entrar no curso que queriam
      2 – Estudantes que, tendo concluído o 12º ano com classificação positiva não conseguiram a nota que precisavam nas provas de ingresso.
      3 – Estudantes que ficaram com uma ou duas disciplinas por concluir, especialmente se se tratar das disciplinas pedidas como provas de ingresso em que o Ano Zero inclui apoio nas mesmas.”

      Se só tens o 9º ano, o Ano Zero não é para ti.

      Joana

  • Paulo Ramos

    Boa noite, tenho algumas questões sobre os cet´s. Já terminei o ensino secundário, mas não passei no exame nacional, depois de concluir o cet não necessito de voltar a fazer os exames de acesso à universidade pois não ? As inscrições ja fecharam ? E como é a carga horaria? obrigado

    • Joana L.

      Boa noite Paulo,

      Isso depende do tipo de acesso que quiseres fazer. Se quiseres concorrer pelo concurso especial para titulares de CET, não precisas de provas de ingresso; se quiseres concorrer pelo concurso nacional de acesso, continuas a precisar de fazer os exames nacionais.
      Informações sobre prazos, preços, planos curriculares, etc, devem ser obtidas junto das instituições.

      Joana

      • Paulo Ramos

        Peço desculpa pelo ignorância mas qual é a diferença entre concorrer pelo concurso especial para titulares de CET ou concorrer pelo concurso nacional de acesso?

        • Joana L.

          A diferença é que são dois concursos de acesso totalmente diferentes.
          – o concurso especial é um concurso local feito pela própria instituição – quaisquer informações mais detalhadas (vagas, prazos, custos, critérios, etc) devem ser obtidas junto da instituição
          – o concurso nacional de acesso é um concurso nacional feito pela DGES

          • Paulo Ramos

            Muito Obrigado por todas as informações

  • Jeeines

    Boa noite. Se eu fizer Matemática A por módulo capitalizavel no ensino noturno, consigo obter na mesma média de ensino secundário para ingressar na faculdade sem ser necessário fazer o exame?

    • Joana L.

      Boa noite Inês,

      Os alunos do ensino recorrente que queiram concorrer ao concurso nacional de acesso também têm de fazer os exames nacionais.

      Joana

  • Paulo Ribeiro

    Olá, tenho duas questões que gostava de ver esclarecidas, por favor, que são as seguintes:
    No final do curso CET posso tirar a licenciatura noutra universidade, ou sou obrigado a fazê-lo na universidade em que tirei o CET?
    Se tirar um CET fico com equivalência ao exame que necessito?

    Espero uma resposta o mais rápido possível pois tenho de me inscrever até amanhã e preciso mesmo de uma resposta a estas perguntas. Muito obrigado!

    • Joana L.

      Boa tarde Paulo,

      Podes concorrer as outras instituições, não és obrigado a ficar na instituição onde tirares o CET.
      O CET não te dá equivalência a exame nacional nenhum; a única vantagem do CET é permitir-te concorrer através do concurso especial para titulares de CET (concurso local).

      Se quiseres concorrer pelo concurso nacional de acesso terás de ter o ensino secundário concluido e provas de ingresso válidas.

      Joana

      • Paulo Ribeiro

        Eu vou-lhe explicar a minha situação então, eu tenho o secundário “concluído” faltando-me só a prova de ingresso mesmo que não consegui passar, o que eu quero fazer é tirar o CET na universidade Fernando Pessoa no Porto e depois queria saber se é possível eu para o ano concorrer a um curso numa outra universidade?
        Como funciona isso do concurso especial?
        Obrigado mesmo!

        • Joana L.

          Sim, é possivel concorrer a outra universidade, só estás dependente da abertura de vagas para o concurso especial.

          Os concursos especiais são concursos locais, ou seja, são feitos directamente na instituição para onde queres ir. Se quiseres concorrer a mais que uma instituição terás de apresentar candidaturas individuais em cada uma dessas instituições.
          Cada instituição é responsável por definir vagas, prazos, custos, critérios de seriação, etc; para teres acesso a estas informações terás de contactar a instituição.

          • Paulo Ribeiro

            No caso a universidade, pelo que andei à procura, diz lá o seguinte:

            SERIAÇÃO E ANO DE COLOCAÇÃO SERIAÇÃO E ANO DE COLOCAÇÃO

            7.1. Os critérios de seriação critérios de seriação critérios de seriação dos candidatos são, por ordem decrescente:

            1º Ter realizado o CET no ISCS-N (quando aplicável);

            2º Ter realizado o CET em estabelecimento de ensino superior da CESPU;

            3º Classificação final do CET mais elevada.

            Neste caso só dizendo isto quer dizer que se eu fizer o CET na Fernando Pessoa no Porto não consigo candidatar-me ao concurso especial na cespu né?
            Obrigado,
            Paulo!

          • Joana L.

            Consegues, mas quem tirou o curso na CESPU fica à tua frente.

          • Paulo Ribeiro

            Ah ok, então é uma questão de sorte né? depende das vagas e isso?

          • Joana L.

            Exacto. Tal como nos outros concursos estás sempre dependente das vagas.

          • Paulo Ribeiro

            Ok, agora sim ja entendi. Muito obrigado, muito obrigado mesmo 🙂 Continuação do excelente trabalho que tem feito.
            Cumprimentos, Paulo Ribeiro

          • Paulo Ribeiro

            Ola boa noite novamente Joana!

            Tenho uma outra dúvida que queria saber se me sabias responder, fui fazer hoje de manhã a inscrição no CET na universidade Fernando Pessoa no Porto e por acaso acabei por perguntar se tinha direito a bolsa de estudo o que me disseram que sim, disseram-me então para fazer a simulação da bolsa no site da dges e depois iniciar sessão como o nome de utilizador e pass e registar até aqui tudo bem. O problema surge quando coloco a nome de utilizar e pass e diz-me o seguinte:
            “Por favor verifique os seguintes campos do seu formulário:
            Credenciais de acesso erradas. Por favor, verifique que o seu utilizador e a sua palavra-passe estão correctos. Se o problema persistir, contacte o administrador do sistema.” o estranho é que para ir as provas de ingresso que fiz e os resultados ou seja como se fosse fazer a candidatura para ensino normal funciona normal e dá mas quando entro em bolsas de estudo aparece-me isso que te escrevi em cima, sabes explicar o motivo?? é que termina a 30 de Setembro o prazo para inscrever e quero resolver isso o mais rápido possível.
            Espero uma resposta, muito obrigado!
            Paulo Ribeiro

          • Joana L.

            Boa noite Paulo 🙂 O problema é que as credenciais para a candidatura online e as credenciais para as bolsas de estudo não são as mesmas, são credenciais diferentes.
            Vai aqui: https://www.dges.mec.pt/wwwBeOn/ e lê o quadro “Credenciais de acesso à área reservada”

          • Paulo Ribeiro

            Sim eu ja li isso o problema é que nunca cheguei a receber essas credencias por email..

          • Joana L.

            Nem por sms? Durante a candidatura online disseste que querias bolsa de estudo?

          • Paulo Ribeiro

            Nada. Eu não cheguei a fazer qualquer tipo de candidatura porque não tive prova de ingresso para me candidatar.

          • Joana L.

            Ah, então por isso é que não recebeste (só são enviadas a quem faz o pedido).
            Então o teu caso é o último daquele quadro:
            “Se não está em nenhuma das situações anteriores deve dirigir-se à instituição de ensino superior em que está inscrito e solicitar a atribuição do código de utilizador e palavra-passe (leve o seu bilhete de identidade ou cartão de cidadão).”

          • Paulo Ribeiro

            Ah ok, eu hoje perguntei lá e eles disseram-me que me tinha de vir à dges e fazer a simulação de bolsa e então depois iniciar sessão e eu achei estranho isso porque eu não tenho qualquer tipo de nome de utilizar ou palavra chave, o único email que tenho é relacionado com o pedido de senha para aceder as funcionalidades da candidatura online.
            Mas o que teria de fazer para pedir então a bolsa na altura que devia pedir? agora já não o posso fazer?

          • Joana L.

            Quem fez a candidatura ao ensino superior tinha a opção de dizer que queria bolsa de estudo e inserir o seu número de telemóvel – depois a DGES enviava SMS com as credenciais; mas o teu caso é diferente e por isso tens de ir à instituição onde estás inscrito (a Fernando Pessoa) e pedir que eles te dêem as credenciais.

            O meu conselho é que na segunda feira ligues à DGES – 213126000 – e esclareças a tua situação. Pode ser que eles consigam tratar do assunto ou que tenham qualquer indicação adicional para te dar.

          • Paulo Ribeiro

            Esta bem, é que dia 30 termina e so vou agora à universidade terça-feira dia 30, mas eu segunda-feira ligo para lá e vejo então o que eles me dizem, mais uma vez, muito obrigado senão fosse você não sabia nem metade eheh 🙂
            Cumprimentos, Paulo Ribeiro

  • Amanda Douglas Alves

    Ola, Joana eu fiz o 10 ano e o 11 mas me faltaram duas diciplinas para fazer do 10 e 11 no meu caso o que eu posso fazer? Até cheguei a me escrever para estudar a noite no 12 em modulos e fazer as outras qe faltaram também em modulos mas logo engravidei e parei, agora queria saber tenho mesmo que concluir o secundario, para fazer Faculdade?

    • Joana L.

      Boa tarde Amanda,

      Para concorreres pelo Concurso Nacional de Acesso tens mesmo de concluir o ensino secundário :/
      Tens mais de 23 anos?

      Joana

  • Hugo

    Boas,
    não sei se é verdade ou não mas já ouvi dizer alguns conhecidos meus que dá para entrar na universidade fazendo fisica e quimíca em ensino recorrente(penso que seje esse o nome) e essa nota com que se ficar serve para entrar na universidade como se fosse a nota de matemática …
    alguém me esclarece a veracidade disto?

    • Olá Hugo,
      Poderás ir para o ensino recorrente com fins de acabar o ensino secundário, e onde poderão ser feitos ajustes ao teu currículo do ensino secundário ou até o acabares noutro dos cursos disponíveis, mas não me parece ser possível essa substituição que referes, já que estarias a substituir uma disciplina trianual por uma bianual.

  • Sofia Correia

    Olá Boa tarde Gostaria de saber se me podem dar uma ajuda tenho um primo que tem o 10º e 11º totalmente concluído e do 12º falta-lhe a matemática A , será possível dizerem me qual as possibilidades para terminar o secundário para poder ingressar na faculdade. poderá substituir a matematica? Obrigada

    • Olá Sofia,
      Caso ele possua positiva no 10º e 11º ano da disciplina de matemática, poderá entrar num Curso de Especialização Tecnológica e concluir o ensino secundário dessa forma. Poderá também explorar uma mudança de curso do ensino secundário, de forma a substituir a disciplina de matemática, mas isso poderá implicar que ele tenha de realizar outras disciplinas.

      • Sofia Correia

        peço desculpa por tanta pergunta . se percebi quer dizer que se ele tiver 10 valores a matemática no 10º e no 11º pode frequentar um curso de especialização tecnologica e concluir o secundário . Mas isso dá lhe na mesma possibilidade de ingressar em uma faculdade?

        • Dá, sim, quer pelo Concurso Especial de acesso para titulares de Diplomas de Especialização Tecnológica, conforme as regras do próprio concurso, quer através do Concurso Nacional de Acesso.

  • AnaValéria

    Boa noite 🙂 gostaria de fazer uma pergunta.. Eu terminei o secundário num curso profissional de musica, mas agora quero ingressar no curso de enfermagem. Este ano vou estudar biologia para fazer o exame nacional e ingressar na universidade. A minha pergunta é: por ter concluído o secundário num curso profissional, tenho que fazer mais exames para além do exame de biologia?

    • Olá Ana,

      Tens, sim. Como concluíste o ensino profissional este ano, e seguindo o Guia Geral de Exames 2014 tens opções:

      1) Realizas o exame nacional de Português + exame de uma disciplina trienal + exame de uma disciplina bienal dos vários cursos científico-humanísticos. Neste caso, a tua média do curso do ensino secundário é calculada desta forma CFCEPE = (7CFC+3M)/10, sendo:
      – CFCEPE – classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos
      – CF – classificação final do curso profissional, calculada até às décimas, subsequentemente convertida para a escala de 0 a 200
      – M – média aritmética simples dos três exames nacionais, arredondada às unidades

      2) Realizas apenas o exame nacional de Português, correspondendo a CFCEPE = (8CF+2P)/10.

      Caso optes pela primeira hipótese, terás de ter uma média aritmética dos três exames finais nacionais igual ou superiores a 95 pontos. Caso optes pelo segundo caso terás te der uma classificação do exame de Português igual ou superiores a 95 pontos.

      Além destes deverás realizas as provas de ingresso pedidas pelo curso, que poderão ao mesmo tempo ser algum dos exames que tenhas realizado nas contas acima.

      • AnaValéria

        Desculpa não ter dito, mas eu terminei o secundário em 2012, fiz o exame nacional de Português e ingressei na faculdade de música. Este ano é que desisti do curso..
        Mas olha, esclarece me só: biologia é uma disciplina bienal? E que disciplina trienal posso fazer?
        Mais uma coisa, para o ano o meu exame de português já não tem validade, por isso vou ter repeti-lo, certo?
        Entao, devo fazer Português, Biologia e outro ainda?
        E o exame da disciplina trienal tem que ser do curso de ciências tecnológicas?
        Ou em como terminei em 2012 é diferente?
        Obrigada

        • Flávio

          Boa noite, sim pode ser diferente dependendo se acabaste no ano lectivo 2011/2012 ou anteriormente o teu curso, só tens de realizar os exames nacionais nas disciplinas que elegeres como provas de ingresso (no caso do curso superior que escolheste é biologia e geologia). Porem se acabaste no ano lectivo 2012/2013 tens de realizar o exame de português como obrigatoriedade ou como o caso explicado pelo Davis os 3 exames.

          Tenta confirmar a tua situação, manda mail para o JNE e contacta a escola secundária onde pretendes fazer os exames, porque no fundo são eles que te irão emitir a ficha enes.

          • AnaValéria

            Boas 🙂 eu terminei em 2011/2012. Como é que vocês têm acesso a estas informações? Eu não consigo encontrar nada tão específico…
            Então, como terminei em 2011/2012, só tenho que fazer biologia? 🙂

          • Esta informação está toda no Guia Geral de Exames 2014:
            http://www.dges.mctes.pt/guiaexames

            Sugiro que estejas atenta ao Guia Geral de Exames 2015 para qualquer eventual alteração. Costuma ser divulgado em Fevereiro/Março.

          • AnaValéria

            Ok, mas achas que esta regra em relação aos cursos profissionais terminados em 2011/2012 pode mudar? É porque se houver alterações em março eu não teria tempo para me preparar para matematica…

          • Flávio

            Pois provavelmente não irá mudar mas não há certezas. De qualquer forma além do guia geral de exames, tens o Despacho normativo n.º 5-A/2014, que precisamente aprova as regras do guia geral de exames 2014 e da norma 01_jne 2014, estes despachos saem todos os anos e revogam os despachos do ano anterior, e que a meu ver explica melhor a situação que eu referi acima em termos de ano letivos e para mim acaba por ser sempre mais claro que as normas e o guia geral de exames que fala em decretos lei, acaba por dizer o mesmo mas de forma mais simples. Mas claro as regras podem mudar em 2015, nunca há certezas, tudo indica para que não mas nunca se sabe

          • AnaValéria

            Olá. Eu já mandei mail para o JNE, mas ainda não me responderam. Liguei para a faculdade de enfermagem do Porto e acho que eles nem estão a par destas situações porque disseram me que apenas tinha que fazer biologia e geologia como toda a gente, não tinha nada a ver se tinha curso profissional ou não. Quanto à escola secundaria onde vou assistir às aulas de biologia, foram até eles que levantaram a questão de ter que fazer mais exames, mas disseram que eu é que tinha que me informar sobre isso.
            Sinceramente, eu já não sei o que fazer… Não quero correr o risco de chegar à altura de me candidatar e dizerem me que afinal não posso porque me faltam exames. Ajudem-me…

          • Flávio

            Pois basicamente para as faculdades só lhes interessa a prova de ingresso e o ensino secundário concluídos, não tem nada a ver com esta nova regra. Sendo que esta nova regra de português condiciona a emissão de fichas enes por parte das escolas secundárias para quem reprova, no caso de estar abrangido por esta norma como é óbvio.

            Penso que será assim que as coisas funcionam, mas alguém que me confirme

        • Olá novamente 🙂
          Nesse caso, como és titular de um cursos profissionais anterior ao Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, basta que realizes os exames nacionais pedidos como prova de ingresso, tal como fizeste quando concorreste em 2012. Estas novas regras começaram a ser aplicadas aos que finalizaram em 2012/2013.

          No próximo ano só podes utilizar exames realizados em 2013, 2014 e 2015, pelo que o teu exame de 2012 deixou de ser válido.

          • AnaValéria

            Ok, muitíssimo obrigada pela ajuda! De qualquer das formas então não vou precisar do exame de português, por isso não faz mal 🙂

  • Miguel Marques

    Bom dia.
    Um aluno que tenha frequentado o ensino recorrente por Unidades Capitalizaveis (agora extinto), no 12 ano, que tenha unidades em atraso, neste caso 2 de Matematica e 1 de Fisico-Quimica, pode realizar exames a nivel de escola em novembro, Maio e Fevereiro para ter equivalencia a essas duas disciplainas. A minha pergunta e se nao e possivel fazer um unico exame Nacional, a essas duas disciplinas, que daria equivalencia a conclusao, e ao mesmo tempo permitiria a candidatura ao ensino superior. Caso negativo havera alguma outra alternativa a terminar o 12 ano, visto faltar apenas 3 unidades ao todo, e forma a conseguir candidatar-se ainda em 2015 ao ensino superior? Pergunto isto porque o primeiro exame e ja em Novembro, e ja nao da tempo para estudar, a nao ser que pudesse terminar fazendo os de Fevereiro e Maio apenas.
    (Peco desculpa pelo nao uso de acentuacao mas encontro-me fora do pais, e nao tenho acentos no teclado)

    Obrigado

    • Flávio

      Boa noite,
      Pelo que sei existe os módulos capitalizáveis, em alguns externatos não estou dentro do assunto mas penso que seria uma boa opção para o teu caso. Tens o exemplo do externato Marquês de pombal e o externato alvares cabral é uma questão de ligares para lá e te informares e depois procurares um externato dentro na tua zona de residência. Mas alguém mais informado que te esclareça 🙂

  • Luis Sousa

    Instituto Politecnico de Bragança – CET’s disponiveis:

    http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/cursos-de-especializacao-tecnologica

  • Luanna

    Bom dia!Gostaria de saber como obtenho um Diploma de Ensino Secundario.Encontro-me fora de portugal e tenho que aplicar para universidade.Obrigado

    • igor

      Boa noite. falando por experiencia propria o melhor será dirigir-se a embaixada de portugal no pais onde se encontra e verificar se la lhe podem tratar desse documente, em caso negativo terá de se deslocar a portugal à instituição de ensino onde completou o 12 ano e pedir o diploma tendo o mesmo que ser traduzido para a lingua do país onde se encontra

      • Luanna

        Oi Igor,boa tarde!Obrigado pela resposta.Vou fazer isso,se bem que acho que embaixada daqui e a verdadeira loucura.Em todo caso quem precisa,precisa!

        • Luanna

          Eu postei no forum e recebi as resposta- Obrigado Joana 🙂 Eu telefonei para a escola logo ja sei o que fazer para alguem que precise ligue para a escola.Nao e necessario ir a Portugal eles mandam os detalhes a cobranca. E necessario fotocopia do cartao do cidadao ou BI.
          Obrigado a todos

  • Pedro E.

    Boa tarde. Estou no 2º período do 12º ano na área de Ciências e Tecnologias. Tenho uma pergunta no que diz respeito às disciplinas opcionais. Escolhi Física e Geografia C, mas temo que a disciplina de Física me vá baixar a média final, pois, ao contrário do que é suposto, a opcional está a correr pior que as outras. Assim sendo, será que há a possibilidade de completar e obter certificado de 12º ano, e anular a disciplina opcional de Física, continuando a poder concorrer a um ensino superior?

    Obrigado!

  • Diogo Duraes

    boa noite os cets sempre vao fechar para o proximo ano letcivo?

  • Guilherme Martins

    Boa tarde,
    Agradecia que me esclarecessem ou ajudassem para perceber o que posso fazer para a conclusão do 12ºano e continuação a nivel superior.
    Tenho 25 anos e frequentei o 12ºano faltando-me completar duas disciplinas psicologia e ingles…gostaria de saber o que tenho de fazer.
    Obrigado

    • Olá @disqus_YIBFWei4nY:disqus
      Como tens 25 anos podes explorar o concurso especial para maiores de 23 anos:
      http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/maiores-de-23-anos/

      Alternativamente, podes explorar com as escolas secundárias da tua área de residência formas de concluíres o ensino secundário, nomeadamente através do Ensino Recorrente.

      Se tiveres outras dúvidas coloca-as no fórum:
      http://uniarea.com/forum/

      • Guilherme Martins

        Ok vou me informar então sobre as duas opções.
        Obrigado pelas sugestões

  • Bogdan Y

    Boa noite. Tenho duas duvidas:No ano passado acabei o 12 ano,curso de linguas e humanidades. Passei em todos os exames,media final é de 14 mas não cnsg entrar no curso preferido em UA. Neste ano posso inscrever me de novo ao exame nacional de MACS,para melhorar a nota e tentar de novo entrar no curso preferido e se é necessário de novo registrar me para a candidatura online(tirar a senha,etc)?

    • Olá @bogdany:disqus
      Podes inscrever-te novamente no exame e deves pedir uma nova senha para a candidatura online deste ano. Se tiveres outras dúvidas coloca-as no fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Bogdan Y

        Mt obrigado.

  • Anaesthetist

    Boa tarde, tenho uma dúvida, julgando pelo facto de que não concluí os exames de Física e Química A e de Matemática A com nota positiva, não tenho metodos de ingresso ao ensino superior, quer isto dizer que eu não tenho o 12º concluído? Tenho de ter os exames “feitos” para ter o diploma?

    • Olá @disqus_uDYpIpXC2z:disqus
      Podes ter negativa nesses exames, conseguir concluir as disciplinas e fica com o ensino secundário concluído. Depende das notas em causa. Se tiveres outras dúvidas coloca-as no fórum: http://uniarea.com/forum/

  • eva

    Boa Tarde, estou no 11º ano Ciencias tecnologia, queria seguir economia, que devo fazer?

  • Inês Costa

    Boa tarde, tenho o 12º feito. Mas deixei matemática para trás e a minha prova de ingresso é com o exame de Biologia e não tirei positiva.. Quero entrar em enfermagem, só que não tenho conhecimento de escolas superiores de enfermagem que tenham este tipo de formação. Agradecia esclarecimento. Obrigada 🙂

    • Olá @disqus_mlwncHh9eo:disqus
      As escolas costuma divulgar a formação que têm. O Ano zero não é comum nestas, mas podes perguntar por essa modalidade. Se tiveres outras dúvidas coloca-as no fórum: http://uniarea.com/forum/

  • jessica

    boa note. encontro-me na situação de não ter conseguido acabar o 12 ano deixando para trás físico química A e matemática A por causa dos exames. não queria perder o ano parada e como ouvi falar do Ano zero gostaria de saber quais as faculdades que aderiram a isto sabendo que o curso que eu gostaria de frequentar era fisioterapia. preciso mesmo de ajuda, obrigada.

    • Olá @disqus_Hddc2ipo6Q:disqus
      Não são todas as instituições de ensino superior que têm o Ano Zero, nem abrem todos os anos, pelo que só contactando as instituições de ensino em que estás interessada é que poderás saber. Tentamos listar em cima as que encontramos à data do artigo, e contamos fazer novo artigo com nova lista para este ano quando as candidaturas desta forma abrirem. Se tiveres outras dúvidas coloca-as no fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Any Baptys

    ola boa tarde , fiz um curso técnico mais não conclui o 12º tenho módulos em atraso, mais queria continuar e entra para a faculdade, ajuda-me sff a onde posso fazer e como

  • Ana

    Boa tarde. Eu estou no efa para concluir o 9 ano. Posso concorrer sem o 9ano? Nao suporto o curso onde estou. Obrigado. Ana

    • Olá @disqus_qiWs8eGoCz:disqus
      As condições de candidatura dependem da instituições de ensino superior em causa. Se tiver outras dúvidas sugerimos que as coloque no fórum: http://uniarea.com/forum/

  • C.P.S cr7

    ola, eu tirei um curso profissional mas nao gostei mas conclui o 12ª posso tirar o nivel 5 e como posso increver me ?obrigado

  • Alex Silva

    Boa tarde! Estou com algumas(muitas) duvidas no que diz respeito aos CETs.

    Presentemente estou num curso profissional(3ºano), mas não era bem o que pretendia.Posso Candidatar me a um CET de uma diferente área certo?

    A minha outra questão é: Pretendo ir para um CET de Aplicações Informáticas de Gestão e posteriormente seguir gestão, depois de concluir o CET tenho equivalência a alguma coisa(cadeiras, semestre, créditos), ou tenho de começar tudo da estaca 0?

    Obrigado

    • Olá @disqus_QKbec8RPny:disqus
      Certo, seres de uma área diferente não é impedimento. No que toca às equivalências, dependerá sempre da instituição de ensino superior em causa.

  • Bruno Castro Verissimo

    Boa tarde, tenho 28 anos de idade (quase a completar os 29), e apenas o 9º ano. Frequentei o 10º mas sem concluir. Gostaria de saber quais as possibilidades que tenho de tirar um CET, ou se existem outras formas de terminas 12º ano, ou mesmo chegar a uma licenciatura em economia? Agradecem-se todas as ajudas 🙂 Obrigado

    • Olá @brunocastroverissimo:disqus
      Sugerimos que explore o concurso especial de acesso para maiores de 23 anos:
      http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/maiores-de-23-anos/
      No que toca aos CETs, não é possível o acesso sem as condições acima referidas. Se tiver outras dúvidas sugerimos que as coloque no fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Bruno Castro Verissimo

        Obrigado,em relação aos CETs,mesmo tenho trabalhado vários anos,não conseguirei entrar num CET ?

        • Se não alterarem as regras de acesso, não é possível para os CETs do Ensino Superior.

          • Bruno Castro Verissimo

            Nesse caso resta-me a hipotese de terminar mesmo o 10, 11e12º… sabes se ainda existe forma de o fazer de noite, por unidades capitalizaveis, e se dessa forma então poderei entrar na faculdade? desculpa tanta pergunta

          • Ou então o acesso pelo concurso especial para acesso para maiores de 23 anos que referimos em cima. Quanto à conclusão do secundário, ainda existe o ensino recorrente, explora a oferta das escolas secundárias da tua área de residência

          • Bruno Castro Verissimo

            Obrigado mais uma vez, achas melhor fazer o 12º pelo ensino recorrente, ou fazer um curso EFA? nivel 4(disseram me que daria acesso também ha faculdade, corrige me se estiver errado por favor)

          • Depende um pouco da oferta que tenha, tanto uma como outra são boas hipóteses. Com o curso EFA de nível 4 poderás aceder ao ensino superior sim, tem em atenção que existem vários cursos EFA que dão equivalência a diferentes níveis.

          • Bruno Castro Verissimo

            Bastante agradecido por toda a ajuda!
            Nesse caso devo ir então para um curso EFA nível 4.
            A minha ultima pergunta (julgo eu :p), após o curso EFA, para concorrer à faculdade, preciso fazer algum exame ? Obrigado por todo o esclarecimento!!

          • Precisas de realizar os exames nacionais que sejam pedidos como prova de ingresso.

  • Ana Patricia Tavares

    Ajuda por favor.Estou no 12, minha media é de 14 mas nao vou conseguir fazer matematica.Gostava de seguir area de saude .Nao quero ficar parada na formaçao ou esperar muito tempo para a fazer. Qual a minha melhor opçao?

    • Olá @anapatriciatavares:disqus
      Podes optar tanto por um ano zero como por um CET, como explicamos no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • João José

    Boa tarde. O meu curso é de ciencias e tecnologias e não anulei a discplina de matemática e fiquei com o exame com 8,6 em 2013. Neste momento, estou a fazer matemática A por módulos capitalizáveis e pretendo candidatar me ao ensino superior com a minha prova de ingresso de portugues. É necessario inscrever me para o exame nacional de matematica este ano tambem? Já o fiz em 2013.. Ainda está no prazo.

    • Olá @disqus_JRJ8KsDkcE:disqus
      Os alunos do ensino recorrente são obrigados a realizar 4 exames nacionais para efeitos de acesso ao superior, como podes ver neste tópico do nosso fórum: http://uniarea.com/forum/index.php?threads/c%C3%A1lculo-da-m%C3%A9dia-ensino-recorrente.265/

      • João José

        Ai está! Então não preciso de os realizar de novo porque já os realizei no ensino diurno, verdade? Já fiz esses quatro exames, quando não andava no ensino recorrente.

        • Os teus exames nacionais continuam válidos, pelo que nesse caso não os precisas de realizar.

          • João José

            Obrigado Davis! É que eu não me inscrevi nos exames e ja estava a ficar preocupado x). Então so preciso de mandar o recibo do pedido de atribuição de senha para candidatura ao ensino superior certo?

          • Sim, se já tens estes 4 exames e as provas de ingresso feitas, só precisas da senha então. 🙂

          • João José

            Sim é isso, vou la entregar o recibo de atribuição da senha à escola ^^ mas os de fisico quimica e de bilogia foram feitos em 2012 😮 mas n preciso deles xD

  • Bruno Santos

    No proximo ano, vou para um CET no ISMAI, mas tenho uma duvida, mesmo indo para o cet, tenho de fazer exame nacional para depois ingressar numa licenciatura tambem no ismai?

  • Inês Moreira

    boa noite, ando na Camilo e ao lado tem a Sancho ,secundárias de Famalicão, para o ano estou com ideias de ir para a Sancho porque la existe Ensino Recorrente ,fazer Matemática de 12 ano por módulos e também deixei Fisca Quimica de 11 ano para trás,os responsáveis do serviço noturno, disseram me que a partir do momento que vou entrar para o ano para lá fazer a Matemática que fico com a Física e química feita! Por ter um 8 de 10ano e um 13 de 11 ano que a media dá 11 e fica feita.queria ter a certeza de que o que me estão a dizer é verdade

  • Bárbara Valente

    Boa noite. Eu estou no 12 ano e chumbei a matemática(tive negativa tanto no 10 ano como no 11ano), increvi-me no exame mas quase de certeza que não conseguirei passar a disciplina. Como é que irei fazer a disciplina para conseguir concluir o 12 ano? Neste momento eu só quero mesmo é terminar o ensino secundário…. Obrigada

    • Olá!
      Podes tentar concluir a disciplina através do exame nacional, explorar mudar de curso do ensino secundário, ou ainda alternativas como o ensino recorrente.

  • Tatiana Mateus

    Boa tarde
    Encontro-me agora no 12º ano, mas com matemática A de 11º e 12º por fazer. Posso inscrever-me no ano zero numa das faculdades mencionadas em cima? Obrigada

    • Olá @tatianamateus:disqus
      Depende das regras da instituição de ensino superior em causa, sugerimos que contactes as que estiveres interessada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bernardo Soares

    Boa tarde, em 2014 conclui a frequência de 12º ficando apenas retido a matemática devido ao exame. Este ano não estou a conseguir ter nota positiva na frequência, gostaria de saber se me posso inscrever no ano zero e se terei de fazer o exame de matemática uma vez que não é prova de ingresso para o curso que quero seguir? E se ao mesmo tempo poderei fazer a disciplina de matemática no ensino recorrente para terminar o 12º?

  • Rita Leal

    Eu tenho um colega que está de momento a fazer um CET, quando acabar ele quer aceder ao ensino superior e assim ia fazer os exames para poder concorrer, só que foi lhe dito que entrou uma nova lei em que agora não é preciso fazer exames obrigatórios para entrar na universidade com o CET, mas quem quisesse entrar no CET tinha que fazer exames, visto que ele não precisou de realizar nenhum exame para entrar no CET, minha dúvida é se ele tentar entrar para o ano na universidade pode ir com a nova lei ou como quando entrou no CET estava ao abrigo da lei antiga, agora a nova lei não se aplica.
    Fico a aguardar pela resposta, obrigada pela atenção.

    • Olá @disqus_kJekGA7LLK:disqus
      Depende da forma de acesso que ele está a pensar usar. Pelo concurso nacional de acesso terá sempre de realizar exames nacionais. Caso concorra pelo concurso especial de acesso para titulares de cursos de especialização tecnológica, as regras também mudaram a passam a ser exigidos exames nacionais para o acesso, a partir do acesso para o ano lectico 2015/2016. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Isabel Brochado

    Boa tarde, eu tenho uma dúvida :s eu estou a terminar o ensino secundário, e pretendo fazer um cet, a minha duvida é, quem realiza cet também tem direito á bolsa ?

    • Olá @isabelbrochado:disqus
      Sim, os CET são abrangidos pelas bolsas da ação social. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Isabel Brochado

        Eu também gostaria de saber, se por exemplo, um curso cet que seja realizado numa escola, por exemplo, a escola de hotelaria e turismo do porto (apenas exemplo) também sao adquiridas bolsas a quem os realiza ?
        No dia 24 de abril de 2015 às 16:00, Disqus escreveu:

        • Olá @isabelbrochado:disqus
          Como está em cima, sim, os CET são abrangidos pelas bolsas da ação social. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Isabel Brochado

            Ola, tenho uma dúvida, mas se candidatar à universidade paga-se a candidatura ?

      • Isabel Brochado

        bom dia, eu gostava de saber como se procede á candidatura a cets.

  • bernamq

    Boa tarde. estou em ciencias e tecnologias, mas pretendo mudar para um curso profissional no próximo ano lectivo, o curso é o de marketing, mas quero prosseguir para o ensino superior quando finalizar o 12 ano, que provas vou ter de realizar.

    • Olá @bernamq:disqus
      Os alunos do ensino profissional têm de realizar o exame nacional de português e outro à escolha, além dos exames que sejam pedidos como provas de ingresso.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • bernamq

    ?.

  • Patrícia Santana

    Boas, sou aluna do 12º ano de ciências e tecnologias e tenho a disciplina de física e química a em atraso, não fiz exame à disciplina em questão (substituindo-a por filosofia) porque não preciso desta como prova de ingresso. Estando nestas condições poderei me candidatar ao ano zero? E se puder candidatar-me, quais são as instituições que tem esta opção em aberto? Obrigado.

    • Olá @disqus_pOlv32ETb4:disqus
      A partida, sim, dependerá das regras das instituições de ensino superior em que estiveres interessada. Por agora não temos uma lista exaustiva, esperamos em breve fazer uma edição deste artigo com as instituições atualizada para 2015. Se tiveres outras dúvidas sugerimos o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Patrícia Santana

        Olá.
        Pretendo entrar em enfermagem, sabes me responder se normalmente as escolas superiores abrem esta alternativa? Obrigado mais uma vez.

        • Em enfermagem o ano zero não é comum, mas sugiro que contactes as instituições de ensino superior que forem do teu interesse.

          • Patrícia Santana

            Está bom. Muito obrigado pela informação.

  • beatriz pires

    Bom dia, quando tempo demora a concluir o CET?

    • Olá @disqus_ubLZtl0qS4:disqus
      Os CETs têm a duração de entre um ano e um ano e meio. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • beatriz pires

        Bom dia, gostaria de saber algumas informações relativamente à equivalência do 12ºano.
        A minha situação é a seguinte, o ano passado fiz todas as disciplinas do 12º menos Matemática A, porque tive 9 no 10º e 9 no 11º e não pude ser interna a matemática no 12º. Este ano estou em explicações de Matemática, mas penso que não conseguirei passar. Quais são as minhas alternativas para ter equivalência ao 12º sem fazer exame de Matemática e poder ingressar no ensino superior?

        • Uma alternativa podia ser mudares de agrupamento do ensino secundário para substituíres a disciplina de matemática por outra, mas isto poderá implicar que tenhas de fazer outras disciplinas. Poderás também explorar o ensino recorrente e outras ofertas similares que as escolas secundárias da tua área de residência possuam.

  • anabela araujo

    A minha filha termina agora o 12ª curso profissional de Receção e não se inscreveu nas provas nacionais, para fazer o Cet necessita realizar provas, como e que ela faz para entrar? obrigada.

    • Olá @anabelaaraujo:disqus
      Ainda é possível fazer a inscrição nos exames nacionais, mas terá de pagar uma multa de 25€. O acesso aos CETs é possível sem exames nacionais. Se tiver outras dúvidas sugerimos que use o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • anabela araujo

        quando são as inscrições para o na 2015/2016 e tendo ela ( tatiana ) o escalão 2 se tem algum beneficio?

        • O prazo para inscrição nos exames já passou, daí a multa associada caso efetue a inscrição só agora.

  • João José

    Boas. Alguém me pode informar a forma como é feita a média para me candidatar ao ensino superior? Acabei o secundario no ensino normal, mas fiz matemática pelo ensino recorrente, módulos.

    • Olá @disqus_JRJ8KsDkcE:disqus
      Podes ver aqui como é calculada a média de acesso para alunos do ensino recorrente:
      http://uniarea.com/forum/index.php?threads/c%C3%A1lculo-da-m%C3%A9dia-ensino-recorrente.265/#post-1630

      • João José

        Mas as notas que eu obtive no secundario foram no ensino diurno, a unica discilpina que fiz por modulos foi matematica :O

        • Mas ao completares a disciplina de matemática no recorrente, completando dessa forma o ensino secundário, acabaste por convertê-lo num curso do ensino recorrente. A escola secundária não te deu essa informação?

          • João José

            Não sabia disso! Agora já está :c

          • João José

            Olá Davis! Ouvi dizer que a média não tem em conta uma disciplina à nossa escolha anual que tivemos no 12º anos, como por exemplo Biologia ou Psicologia, uma dessas n ira fazer parte da minha média, em lugar da matemática q estou a fazer pelo ensino recorrente.. Isso é verdade?

          • Olá @disqus_JRJ8KsDkcE:disqus
            Depende da conversão que foi realizada do teu curso científico-humanístico para o curso do recorrente, mas é normal a saída e substituição de disciplinas na média. Sugiro que coloques a questão na tua escola secundária com quem te tratou deste assunto.

  • Alina

    Ola , alguem sabe onde posso encontrar os exames do ano passado do ISCTE , maiores de 23 , psicologia ? Muito obrigada

  • Miguel Granja

    Boa noite, frequentei um curso profissional de audiovisuais no secundario entre 2009 e 2012, mas não o conclui pois fiquei com 6 modulos de 3 disciplinas em atraso. Actualmente (2015) tenho 23 anos e em setembro ja terei 24, a minha pergunta é como posso frequentar um CET? Ou não preenco os requisitos?

    • Olá @miguelgranja:disqus
      O que o regulamento diz é que deves ter o 10º e o 11º anos concluídos, dependerá de que anos são os teus módulos em atraso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Paulo Pinheiro Lopes

    Olá, eu terminei o 12º mas não obtive nota suficiente para concorrer ao ensino superior, gostava de saber se existem ensinos superiores onde não são necessários exames de ingresso….
    Instituto de medicina tradicional do Porto é o único que sei que não pede exame de ingresso !

  • João Magalhães

    Boa tarde,

    É possível entrar num CET sem ter conseguido aprovação no exame de uma disciplina bienal, neste caso FQ, tendo ido a exame com classificação interna positiva?

    • Olá @joaomag:disqus
      Precisas de ter o 10º e o 11º anos concluídos, pelo que se ficaste com FQ concluída, podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que uses o nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz Leitão

    Boa noite,
    Termino o secundário este ano. Mas estou dependente do exame de história que vou fazer por externo. Ou seja todas as minhas outras disciplinas estão completas. Mas se eu não passar no exame, não tenho nota à disciplina de história nem no 10º como no 11º e 12º. Posso ainda dessa maneira frequentar o ano zero? Ou preciso de ter a disciplina feita pelo menos até ao 11º?

    • Olá @beatrizleito:disqus
      Depende das regras da própria instituição, mas à partida poderias. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Lúcia Soares

    Boa tarde. Pela lista acima, caso esteja atualizada, a faculdade de Direito da U Clássica não permite o Ano Zero, certo?

    • Olá @disqus_768JmSutHv:disqus
      A lista é de Julho de 2014, iremos fazer uma nova lista mais perto das candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Jessica Teixeira

    Boa Tarde, tenho 10º e 11º completos, mas 12º com matemática em falta. Pretendo candidatar me a um CET. É possível candidatar me a mais do que um curso e em universidades diferentes?!

    • Olá @disqus_pXeqAW9m33:disqus,
      Podes concorrer a vários CETs, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Jessica Teixeira

        Qual a diferença entre o CET e o ANO ZERO?
        E quais são as vantagens e desvantagens do ANO ZERO?

  • Jessica Teixeira

    Qual a diferença de um CET e um ANO ZERO?
    Quais as vantagens e desvantagens do ANO ZERO?

  • Isa Vinhas

    Boa tarde,

    Terminei o 12 ano e iniciei faculdade em 2004 em que frequentei apenas 1 ano e neste momento trabalho em lazer e gostaria de ingressar na área de Turismo/Gestão de Turismo.

    Gostava de em pouco tempo obter alguma formação para conseguir trabalhar na área.

    Até que ponto achas que é.uma mais valia tirar um CET em vez de apostar no ensino superior visto que não tenho disponibilidade para uma licenciatura.
    Para além disso obtive informação que os CETs já não dão acesso direto ao ensino superior em alguma faculdades.

    obrigada

  • João Pedro

    Bom dia.
    Eu estou inscrito num curso profissional há uns anos, mas não consegui terminar o 12º ano porque fiquei com módulos para trás, fiz o estágio e fiquei a trabalhar no local de estágio o que me impossibilitou de recuperar os módulos e ficar com o 12º ano completo. A minha questão é, tendo 23 anos posso inscrever-me num CET mesmo não tendo os módulos completos ou o 12º terminado?
    Obrigado

    • Olá @disqus_wIjboCh5w0:disqus
      Desde que tenhas o 10º e o 11º anos concluídos, podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Pedro Alexandre

    boa tarde eu tenho uma duvida eu estou num Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos , e ao longo dos 3 anos consegui uma media geral de 14 no curso , e estou com 14 a português e quase 16 a matemática , como no meu curso não é obrigatório a inscrição para os exames,
    eu pensei que estes não eram necessários para a admissão ao ensino superior , quando descobri que eram necessários já era tarde e tive de pagar uma multa de 25€ para inscrever-me a eles , ate ai tudo bem , eu foi pesquisar na Internet e o curso na qual eu quero seguir na universidade requer 9,5 em matemática ou física química , na hora de inscrever disseram que português e matemática são obrigatórios quando vamos participar dos exames ou seja eu não podia escolher só matemática, o meu problema e que sou terrível em português e eu gostava de saber que nota eu preciso ter em português para aceder a universidade já que vou como aluno externo com uma média de curso de 14 e média de português de 14 também , obrigado pela atenção e desculpem o testamento.

  • Carolina Miranda

    Boa tarde, estou a acabar o 12ºano mas vou ficar com matemática por fazer. O curso que eu quero tirar é relacionado com ciências veterinárias e não consigo encontrar universidades que tenham disciplinas para estes cursos.
    Aguardo resposta

    • Olá @disqus_AK99sKkWoU:disqus

      Sugiro que contactes as universidades em que estás interessada para obter mais informações. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Roberto Jorge

    Boa tarde, no meu caso, eu considero que estou seriamente tramado, estou no 12 ano.. nao irei certamente passar a matematica, e ainda para mais tenho fisica e quimica em atraso, qual é a minha opção? estou mesmo naquele impasse 🙁

  • carolina fonseca

    Bom dia tenho uma duvida e gostava que se fosse possível, esclarecerem
    queria concorrer a um curso, na 1ºfase de candidatura mas não tenho prova de ingresso é possível concorrer? ouvi dizer que os CET´S dão acesso, gostava de saber se a todo tipo de cursos.?
    Obrigada

    • Olá @disqus_KMlPIKWAAe:disqus
      Sem provas de ingresso não podes concorrer através do concurso nacional de acesso. Os CETs são acesso aos cursos que tiverem o concurso especial de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • carolina fonseca

        Obrigada

  • Boas,

    Tendo 9 valores a Matemática A no 12º ano mas CIF 12 é possível proceder á candidatura no ensino superior, ou tenho de acabar a disciplina com classificação >10?

    • Olá @b0taSs:disqus
      Pelo concurso nacional de acesso tens de concluir a disciplina. Já nas formas referidas em cima, pode ser possível entrares sem a concluir. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Bem segundo a DGES, “Considera-se aprovado numa disciplina o aluno que na respetiva classificação final (CFD) obtenha, pelo menos, 10 valores (numa escala de 0 a 20).”
        Assim desde que a CFD seja superior a 10 suponho que possa participar do concurso nacional de acesso, certo?

        • Desde que concluas o secundário podes concorrer pelo concurso nacional de acesso, sim.

  • isabel santos

    boa noite. eu gostava de saber se posso concorrer ao ano zero ou unidades curriculares isoladas tendo tudo feito excepto matematica de 11º e 12º ano ?

    • Olá @disqus_2P5gxUq4IH:disqus
      Poderá depender das regras da própria instituição, mas à partida poderás, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • isabel santos

        eu este ano como so faltava matemática estive no recorrente . Mas nao consegui concluir os módulos todos como o de 11º e 12º .. se for o caso de poder frequentar o ano zero, tambem poderia ao mesmo tempo acabar no recorrente o que me falta?

  • Andreia

    Os CET demoram um ano, só que acabaram nas universidades. Agora existe um outro tipo de curso semelhante mas que dura 2 anos

  • Liliana

    O ano zero também dá para estudantes que acabaram o curso profissional e queiram ingressar na universidade mas realizando o ano zero.

    • Olá @disqus_eztxDacp4H:disqus
      Sim, à partida não vejo qualquer obstáculo para os do ensino profissional não poderem entrar no ano zero. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Liliana

    Olá eu queria saber se um aluno que acabe o curso profissional poderá ingressar no ano zero na universidade sem os exames.

  • Fred Paralta

    Boa tarde. Gostaria de saber se é possível frequentar o ano zero com disciplinas em atraso do 11º e 12º ano? Obrigado

    • Olá @fredparalta:disqus
      É possível, sim, depende das regras da própria instituição de ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz Lopes Cosme

    Boa noite, acabei agora o 12º ano, mas fiquei com matematica e fisica e quimica para trás porque nao consegui nota suficiente nos exames nacionais para ficar com estas duas disciplinas feitas. Será que me posso candidatar ao ano zero?

    • Olá @beatrizlopescosme:disqus
      Depende da instituição de ensino superior em causa, mas à partida, podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Bruna Vaz

      Olá @beatrizlopescosme:disqus encontro me na mesma situação q tu .. o site foi te útil ? em que local mais especificamente do fórum é q tiraste as tuas questões ? obrigado beijinho

  • Maria

    Já não há CET há CTESP pode consultar os registos e os que vão funcionar em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CTESP/

  • Cátia Sousa

    boa tarde
    tenho o secundário feito, o meu problema é que eu preciso de o exame de biologia e geologia para o curso que quero mas não tenho assim tantas esperanças de passar.
    á alguma alternativa de eu ir para o ensino superior?

    • Daniela Borges

      estás na mesma situação que eu! os cursos que mais me interessam têm bastante biologia e química e eu não consegui prova de ingresso a biologia e geologia e não fiz o exame de física e química porque troquei no 11º ano por filosofia. agora estou a pensar em tirar um CET num curso que gosto mais (dentro dos que há). se no fim desse CET pretender uma licenciatura prossigo com os estudos só que ainda não sei se o posso fazer em qualquer universidade.. alguém me pode ajudar?

      • Olá @disqus_mu16rEaHPR:disqus
        Só as que aceitarem o teu CET no concurso especial para o efeito. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Olá @disqus_qbuqblYaKu:disqus
      Tens as alternativas descritas no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Isabel Brochado

    Bom dia, como fazer para se candidatar a um cet ?

    • Olá @isabelbrochado:disqus
      A candidatura é feita diretamente com a instituição de ensino superior em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Bárbara

    Bom dia , queria que me tirassem uma dúvida !!
    Aprovei a todas as disciplinas excepto a Matemática A , tive 9 valores a 10* ano e 12 valores a 11* e agora fui a exame e não consegui tirar 9.5. Poderia-me inscrever num curso técnico superior ?

    • Daniela Borges

      Podes ver isso nas informações acima… Eles explicam que te podes inscrever sem teres o 12º ano feito

  • Daniela Borges

    É mesmo verdade que os CETs acabaram?

    • Olá @disqus_mu16rEaHPR:disqus
      Pelo menos este ano continuam a existir. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Daniela Borges

        Até para novas inscrições para este ano?

  • Ana Rita Adrega

    Boa tarde. Eu tenho o 12 concluido. Mas tenho as disciplinas de 11 por fazer, biologia e geologia e fisica e quimica. Gostava se saber se me posso candidatar ao ano zero!!?? Obrigada

    • Olá @anaritaadrega:disqus
      À partida sim, dependerá das regras da própria instituição de ensino. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rafael

    Posso concorrer a um ensino superior tendo 1 disciplina em atraso no cet?

    • Olá @Rafafvf:disqus

      Só se tiveres concluído antes o secundário e concorreres através do concurso nacional de acesso com os exames nacionais. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rafael

        Essa disciplina que tenho em atraso no cet tem equivalência para uma no ensino superior, não posso entrar pelo concurso especial e faze-la novamente?

  • João Leite

    Boa tarde, eu nao consegui fazer fisica e quimica e gostaria de saber em qual dos universidades/politecnico aceitam alunos na minha situação para frequentar um cet. Obrigado

    • Olá @disqus_T5t3aSeVVJ:disqus
      Para frequentar um CET precisas de ter o 10º e o 11º aos concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Telma S

    Boa noite, será possível frequentar um CET quando uma disciplina de 11º ficou reprovada pelo exame. Isto é, em FQ tive 10 mas depois com o exame nacional passou a 9. Obg

    • Olá @telma_s:disqus
      Para frequentar um CET precisas de ter o 10º e o 11º aos concluídos, o que não acontece nessa situação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • João Leite

    E o ano zero seria uma boa opcão para minha situação? Mas não sei em que consiste bem isso do ano zero.

    • Olá @disqus_T5t3aSeVVJ:disqus
      Pode ser, sim, tens a explicação no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • João Leite

        Mas posso escolher qualquer cursos da instituição em causa no ano zero?

  • Daniela Borges

    Posso-me inscrever em mais que um curso, seja ela Cet ou TESP, no mesmo ou em diferentes politécnicos/escolas superiores?

  • Gabriela N

    Boa tarde. Gostava de saber se, tendo anulado a minha matrícula a matemática no segundo período do 12ano e não tendo tirado 9,5 no exame para fazer a disciplina, posso frequentar o ano zero. Obrigada.

  • Cátia Santos

    Tenho todos as disciplinas feitas menos matematica que no 11 ano tive 7 e agora fui a exame como externa…se nao passar no exame posso ir para um CET?!

    • Olá @disqus_Kj52loJ11s:disqus
      Precisas de ter o 10º e o 11º todo concluído para entrares num CET. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Cátia Santos

        Entao o ano zero nao rem direito a bolsa? So o CET?!

  • Daniela Borges

    Gostava de colocar duvidas sobre cursos para o link do forum que está a ser enviado a todas as perguntas feitas mas não consigo. Aparece para convidar no mínimo 5 membros e não conheço nenhum.. Queria que fossem duvidas para todos verem… Alguém me ajuda?

    • Olá @disqus_mu16rEaHPR:disqus
      Estás com problemas no fórum é isso? Podes enviar-nos imagens do problema para o nosso e-mail? info@uniarea.com

  • João Leonardo

    Olá boa noite. eu acabei o secundário a 2 anos. Neste momento não posso entrar no ensino superior visto que os meus exames já perderam a validade. Gostava de saber se há alternativas para que possa estudar na zona de Lisboa, nas áreas de gestão ou administração e se tenho direito a algum apoio para o fazer.
    Desde já obrigado e fico a aguardar resposta

    • Olá @disqus_VNtvRrUJls:disqus
      Pelo concurso nacional de acesso tens mesmo de realizar exames nacionais. Alternativamente tens concursos especiais como o maiores de 23 anos que permitem contornar isso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Joao

    Ola. tenho 10 e 11 concluido , no 12 reprovei a matematica , o que posso fazer agora ?

    • Rafael

      Tenho o mesmo problema, curso de Ciências e Tecnologias. Deverei fazer ano zero? Preciso de alternativas. Necessito de ajuda

  • fernando

    Boa tarde! Eu tenho todas as disciplinas do secundário concluídas exceto matemática. Como este já é o meu segundo ano a tentar a aprovação da disciplina por exame nacional sem sucesso, será possível frequentar um ano zero? Obrigado 🙂

  • Rafael Alexandre Jesus Dias

    Boa Noite, Gostaria de saber se a Escola Superior de Educação de Coimbra tem o Ano zero. Se houver, gostaria também de saber até quando podem ser feitas as inscrições, e que documentos são necessários para o fazer. Aguardo Resposta

    • Olá @rafaelalexandrejesusdias:disqus
      Sugiro que contactes a instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Maria

    Boa noite, eu reprovei a filosofia no 11 ano, mas a minha nota interna era de 11, reprovei no 12 a historia, mas a minha nota interna foi de 13, posso frequentar o CET?

    • Olá @disqus_ToyMrk1fe5:disqus
      Se reprovaste a filosofia não tens o 10º e o 11º anos concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Maria

        Eu reprovei mas foi no exame, tenho que faze-lo entao?

        • Se concluíste a disciplina não precisas de repetir o exame.

  • Miguel Carvalho

    Boa tarde, tenho duas questões a colocar:
    – O calendario da inscrição em faculdades privadas da segunda fase, é o mesmo das públicas ?
    – A lista de Instituições com Ano Zero, acima referida está actualizada ? É deste ano ?

    Obrigado 😉

    • Olá @disqus_r12BByejGS:disqus
      1) Não, cada um tem as suas próprias datas e fases.
      2) Não, mas vamos atualizar na próxima semana.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • marco

    concorrendo ao ano zero , tendo apenas deixado por fazer matematica no 12 ano , quanto terei de ter no ano seguinte no exame ?

    • Olá @disqus_jrp5ZOldOv:disqus
      No ano seguinte terás de entrar normalmente tal e qual como este ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Miguel Carvalho

    Bom dia pode-me me explicar o limite de créditos a alunos externos nas faculdades ? O que são ? Obrigado

    • Olá @disqus_r12BByejGS:disqus
      Isso significa que há um limite de cadeiras que podes realizar sendo aluno externo, não poderás fazer as cadeiras todas do 1º ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Miguel Carvalho

    Boa noite, os pré requisitos só se podem mesmo realizar em março e abril correto ? Obrigado

    • Olá @disqus_r12BByejGS:disqus
      Depende. Algumas instituições de ensino superior realizam uma 2ª fase por volta de junho. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Francisco Vieira

    Boa noite, preciso de ajuda, estive a estudar este ano e ficou por fazer o 11º e 12º ano de matemática. Pretendia entrar na escola de hotelaria do Porto, mas tenho de ter o 11º ano completo, o que não aconteceu pois tive 9 a matemática no 11º ano.
    Será que existe alguma alternativa para eu poder concluir matemática 11º ( por exame ou módulos ) sem ter que passar um ano inteiro a esperar para fazer de novo o exame.
    O entrar em algum curso de hotelaria no ano zero?

    • Olá @disqus_CXAR3X66sW:disqus
      Sugiro que explores com a tua escola secundária o ensino recorrente. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Marco Pereira

    Obrigado pelas informações este website e realmente acolhedor. As minhas dúvidas quase todas desapareceram em 15 minutos e fascinante. Ainda assim nao me esta claro:
    -possuindo o 12 ano profissional, 2010-2011, como poderei,concorrer ao ES?
    -nos casos de querer concorrer ao ensino policial ou militar, como poderei faze-lo? Necessito das provas de ingresso?
    -Os cets tem propinas elevadas? Ha alguns c bolsa? Obrigado

    • Olá @disqus_THEargzJ3T:disqus
      Obrigado. 🙂 1) Podes realizar os exames nacionais pedidos como prova de ingresso e concorrer pelo concurso nacional de acesso. 2) Essa candidatura faz-se através de um concurso local com as suas próprias regras e provas. Tens de os contactar para obteres mais informações. 3) Depende da instituição de ensino. Podes pedir bolsa frequentando um CET.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rita Andrade

    Boa tarde,
    Gostaria de colocar a questão seguinte:
    A pessoa em causa, tem o 11º ano incompleto (2 disciplinas em falta), frequência do 12º anos, sem qualquer disciplina feita, uma vez que no 2º período anulou a matrícula.
    Será possível candidatar-se aos CET ou outra modalidade de ensino superior? Se não for possível, quais as alternativas (sem ser cursos tecnológicos, uma vez que estava a frequentar o 12º ano de Humanidades).

    Muito grata pela atenção dispensada.
    Rita Andrade

    • Olá @disqus_lZW9po30Bw:disqus
      Nessa situação não é possível. Sugiro que explorem com a escola o ensino recorrente. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rita Andrade

        Muito obrigada pela atenção dispensada.

  • Ana Silva

    Boa tarda, gostarias de colocar uma questão. No meu 11º ano não passei no exame a fisica e quimica ( a minha nota era 11 e tirei 4.5 no exame), voltei a repetir o exame e acabei por não passar novamente. É possível concorrer ao ano zero?

  • Flávia Rocha

    Bom dia, a minha questão é a seguinte: tenho o 12° concluído mas falta-me a disciplina de física e química à qual estou como externa e preciso no mínimo 9.5 para concluir. Posso candidatar-me ao CET?! Obrigada

    • Olá @disqus_pcOAhQ0KuK:disqus
      Não, porque precisavas de ter o 10º e 11º anos concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Roger

    Boa tarde, a minha questão é a seguinte, eu frequentei o ensino superior, como aluno externo e este ano realizei o exame em falta e em principio vou ter positiva. Será como, já fiz algumas cadeiras haverá preferência na minha candidatura ?

    • Olá @disqus_DDZDwsjc0W:disqus
      Pelo concurso nacional de acesso não tens qualquer preferência a esse nível. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Adelino Névoa

    A minha dúvida é a seguinte:
    O meu 12o ano está incompleto uma vez que não consegui passar a disciplina de Matemática A.
    Haverá alguma hipótese de ingressar o Ensino Superior no ano lectivo que se aproxima?!

    • Olá @adelinonvoa:disqus
      Há, com as hipóteses faladas neste artigo e ainda os CTSP. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Francisco

        Já agora onde posso ver as vagas etc que costuma haver nesses cursos?

  • Patricia Martins

    Boa tarde, tenho o 12 mas acho que nao vou conseguir boa nota no exame de portugues que seria a minha prova de ingresso, estava a pensar em realizar um CET mas informaram-me que acabaram, é verdade? O que posso agora fazer?

  • Jacinta Pinto

    Boa noite, tenho o 12 ano concluído, mas nao sei se conseguirei entrar no curso que quero, arqueologia, será que devo realizar um CET ? É recomendável ?
    Fico á espera da resposta, obrigada.

    • Olá @disqus_YAtDib83KD:disqus
      É uma escolha tua, também poderá ser uma possibilidade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco

    Boa Tarde, eu tenho o 12 ano feito, mas nao consegui as notas das provas de ingresso. Posso me candidatar ao ano zero? Obrigado

    • Olá @disqus_k4AndakAON:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Francisco

        Obrigado, ja agora onde posso ver as vagas etc desses cursos?

        • Só consultando o site de cada universidade. Nós vamos publicar uma lista atualizada ainda esta semana! 😉

  • Mariana Henriques

    Boa Tarde, fui como aluna interna ao Exame Nacional de Matemática mas só na segunda fase é que consegui passar a Matemática. Todas as minhas restantes provas foram feitas na 1º fase. Tenho de me candidatar a que fase de candidatura?

    • Olá @mariana_henriques:disqus
      Este ano só podes concorrer à 2ª e 3ª fases de candidaturas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Sofiaa

    Olá, frequentei o curso de ciencias e tecnologias e falta-me concluir a disciplina de FQ A. Apesar do curso em q estou, quero seguir Direito no superior. Posso candidatar-me ao ano zero?

    • Olá @disqus_hFpev9eGlk:disqus
      Dependerá das condições da própria faculdade, mas poderá ser possível, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rafael Gomes

    Olá, são estas as unicas universidades em que esta disponivel o ano zero? é que eu queria seguir desporto mas falta-me concluir uma disciplina do 12ºano , e eu não tenho um conhecimento muito concreto das universidades que têm o curso de desporto, precisava de uma ajudinha …

    • Olá @disqus_yT6tX4QbLv:disqus
      Não, a lista está desatualizada. Vamos lançar uma nova lista no fim da semana! 🙂 Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Manuel Rosa

    Olá , eu gostava de entrar no ano zero mas nao sei se posso porque chumbei a biologia e geologia por causa do exame mesmo tendo positiva no fim do ano no 11ano, acha que tenho a possibilidade de me inscrever ou mais vale ficar um ano inteiro para fazer apenas 1 disciplina?

    • Olá @disqus_JrW6kh3BNr:disqus
      Existir a possibilidade, existe. É uma escolha tua, tens de analisar as tuas possibilidades. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Micaela Nicolau

    boa tarde! queria saber até quando me posso candidatar e o que é necessário

    • Olá @micaelanicolau:disqus
      Candidatar ao que? As datas das modalidades referidas no artigo variam de universidade para universidade. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Francisco

    Ola, tenho uma duvida, no ano zero do isec em coimbra diz que as disciplinas base sao matematica e fq, mais as opcionais que sao 4. A minha questao é na parte em que diz “Em conjunto com as disciplinas base nunca podem ultrapassar 3 por semestre.” Isto que dizer que eu tenho de ter obrigatoriamente as 2 bases e só uma ocpional? Obrigado

    • Olá @disqus_k4AndakAON:disqus
      Isso são dúvidas que deverás colocar ao ISEC 😉 . Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Francisco

        OK vou entrar em contacto com eles. Obrigado mais vez 🙂

  • António D’Costa

    Olá, tenho uma duvida, um aluno que tenha feito um curso com equivalência ao 12ºano mas que não tenha feito a PAP(Prova de Aptidão Profissional) pode se candidatar ao ensino superior??

    • Olá @mvtchicvdo:disqus
      Se a PAP é parte integrante do curso e não a fizeste, ficas sem esse curso concluído, e logo sem a equivalência ao 12º ano, logo não dá. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Sofia

    Olá boa tarde, eu conclui o 12º ano ,mas falta-me concluir uma disciplina de 11º ano . Será que me posso candidatar ao Ano Zero ou Disciplinas Isoladas?

    • Olá @disqus_KNszIf6rhd:disqus
      A partida sim, contacta as instituições em que tiveres interessada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Miguel Miranda

    Tenho uma questão, eu passei a tudo mas no exame de Português não consegui passar pois tive menos de 8,5 e realizei os 4 exames mas como tal na escola fiquei não aprovado apenas por essa disciplina, o que posso fazer ?

    • Olá @disqus_GQyjeFuTi5:disqus
      Tens as soluções faladas no artigo, ou podes ficar a repetir a disciplina, a escolha é tua. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • MartaE

    Boa noite. Não consigo acabar uma disciplina e por isso irei candidatar-me ao curso EFA, para ter o 12º ano completo. Mas fui-me informar e dizem que fico sem média, mas que posso concorrer à mesma ao ensino superior, ou seja, a média do exame que eu concorrer será a minha média final?

  • Ana Raquel Teixeira

    Tive 8 a Matemática no 10° e 10 no 11° fui como externa a exame e não consegui 9.5, isto implica que não me possa candidatar a um cet ou equivalente mas ao ano zero? Posso?

    • Olá @anaraquelteixeira:disqus
      A um CET não podes, mas ao ano zero pode ser possível, dependendo do regulamento da própria instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • António Catanho

    Tenho o 12º feito mas nos exames nao tenho nota inferior a 9.5, posso concorrer a um cet ou ao ano zero?

  • David

    Boa tarde, tive 10 a matemática no final do ano mas com o exame nacional, reprovei a disciplina.Não pretendo prosseguir estudos, tenho o 12º ano completo ou por ter reprovado a matemática conta como se apenas tivesse o 9º ano?

    • Olá @disqus_5kC5Cmkdub:disqus

      Se reprovaste a disciplina com o exame nacional, não tens o ensino secundário completo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rui Correia

    Boas! Acabei o secundário normalmelmente, mas tive negativa no exame de português, que era o que eu queria usar para prova de ingresso, vale a pena concorrer á mesma á uni, ou nem é possível fazê-lo?

    • Olá @disqus_5wlQEtkC9X:disqus
      Se tens negativa no exame pedido como prova de ingresso a tua candidatura é automaticamente anulada pelo concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ricardo Teixeira

    Eu fiz o secundario em ciencias e tecnologia normalmente mas reprovei a matematica em exame nacional. nao posso frequentar cet pois tive 10 no decimo ano 9 no decimo prmeiro e 10 no decimo segunda e como tive um 9 no decimo primeiro nao me e permitido frequentar o cet. gostava de saber se existe outra alternativa em relação a minha situação que nao me ocupe mais do que 1 ano e que me conceda a possibilidade de ir para o ensino superior visto que ja tenho provas de ingresso para o curso que pretendo

    • Olá @disqus_qnctt34nF7:disqus
      Podes ficar a fazer a disciplina, optar por a fazer no recorrente ou até o ano zero, é uma escolha tua. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Rafael Gomes

    após eu fazer a candidatura à faculdade posso a qualquer altura anula-la?

    • Olá @disqus_yT6tX4QbLv:disqus
      Só podes anular até acabar o prazo da candidatura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Rafael Gomes

        não, por exemplo, eu candidato-me a uma universidade, só que quando vejo que fui colocado ( em setembro se não estou em erro) decido que já não quero integrar a faculdade, à alguma coisa a fazer?

  • Carlos Antunes

    Boa tarde, qual é o prazo limite para os alunos externos se candidatarem?
    e se possivel tambem, gostaria de saber quais os passos na candidatura online ( qual a opção) para me inscrever como aluno externo, obrigado pela atenção

    • Olá @disqus_hLzb05WAQV:disqus
      Os prazos variam conforme a instituição de ensino superior em causa, devendo fazer a candidatura diretamente com a mesma, não tem nada a ver com a candidatura online. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Carlos Antunes

        mas não existe a opção de fazer a candidatura online , candidatando-me como aluno externo?

        • Estás a falar das opções do artigo certo? Se sim, só se a universidade tiver a candidatura online, cada uma faz à sua maneira. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Silvano Oliveira

    Boa tarde, eu concluio o 12º mas nao tenho prova de ingresso (mat) pois nao tirei positiva no exame, sei que posso entrar num CET mas depois com o CET como é para seguir para a universidade? kuais sao as vagas e com que média concorro CET ou 12º, CET+12º, e se tenho que fazer exame nacional no final do ano com cet para aceder ao ensino superior é que isto nao esta explicito em lado nenhum nem na dges 🙂 Se me souberem responder agradeço imenso

  • Ana Maria Pereira

    Boa tarde. Tenho o 12º ano e pretendia seguir enfermagem. em 5 exames de biologia não consegui tirar nota suficiente para uma candidatura normal. como posso atingir este meu objectivo? mesmo que fosse em privado? e se iniciar em privado posteriormente posso pedir transferencia para publico ou mesmo outra universidade privada???
    Pelo que li nas vossas explicações, posso seguir o ano zero, mas como posso garantir que no ano seguinte vou conseguir tirar 9.5 no exame nacional para poder aproveitar as cadeiras feitas em ano zero?
    Pelo que parece e é opinião de diversos professores, a minha dificuldade não está em não saber a matéria, é, como foi nesta 2ª fase, a falha de uma palavra numa pergunta de desenvolvimento, que de 5 passou a valer para mim zero!???

    • Olá @disqus_rxJQ9AfbLN:disqus
      Isso já está relacionado com uma maior preparação do exame. Podes encontrar várias dicas de estudos no nosso fórum de alunos que realizaram os exames este ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • António

    É preciso ter o 10º e 11º concluidos para me candidatar ao ano zero?

    Tive 8 no 10º (a matemática) e 7 no 11º, mas matriculei-me no ano seguinte as restantes disciplinas e passei em todas, e fui como aluno externo ao exame e chumbei, nao consegui 9,5.

    A minha duvida é posso me candidatar ao ano zero com 7 a matemática no 11º ano?

    • Olá @disqus_NXvSEI5aMr:disqus
      Não, isso é para os CETs. Podes concorrer ao ano zero, sim, excepto caso o regulamento da instituição tenha alguma regra que não o permita. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • António

        Obrigado pela resposta rapida :).

        Um amigo disse-me que depois de concluir o ano zero tenho que acabar o curso na mesma instutuíção ou não me davam se quer a equivalência ao 12º ano, isso é em todos os cursos com ano zero ou só em alguns?

        • Atenção que o ano zero não dá equivalência ao 12º ano. Como podes ler no artigo implica que acabes o secundário, que realizes os exames nacionais pedidos e que entres efetivamente no curso. As equivalências variam de instituição para instituição, cada uma decide se as te quer dar ou não. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

          • Bárbara

            Boa tarde,
            A minha pergunta não está mt relacionada mas hoje iniciei sessao na minha conta da dges só para consultar um pormenor visto que apresentei a minha candidatura dentro do prazo. Contudo verifiquei que o codigo de ativacao da ficha enes aparecia como invalido o qur nunca tinha acontecido. Será que é pq o prazo de candidatura já terminou ou deverei preocupar.me ?

          • Olá @disqus_0w5elEywsy:disqus
            Já te respondi no facebook.. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Nome

    Boa noite, è possivel candidatar-me ao ensino superior privado tendo nota negativa na prova de acesso , neste caso ecónomia A.
    Obrigada

    • Olá @disqus_LK7XAP9Vpw:disqus
      Não, precisas sempre de ter pelo menos 9,5 nas provas de ingresso pedidas pelo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • mela

    Boa tarde, a minha dúvida é: para quem concluiu uma licenciatura de 3 anos e pretende fazer outra, tem de repetir os exames de 12º ano para concorrer?

  • Inês Silva

    Boa tarde! Frequentei o ensino recorrente este ano e realizei 4 exames nacionais. Não obtive positiva no de história A nem de português e necessitava de positiva nesses para acabar o secundário. vou utilizar o de geografia como prova de ingresso. Ficaram por fazer essas disciplinas porque me auto-propus. posso me candidatar ao ano zero mesmo com duas disciplinas por fazer?

    • Olá @disqus_qFwtiTE0A3:disqus

      À partida podes, sim, dependo do regulamento da própria instituição de ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Inês Silva

        E se a disciplina que deixarmos por fazer for outra que não se faça por exame nacional mas que de para fazer por exames em regime não presencial (no recorrente), como por exemplo geografia c? Depende também do que a faculdade aceita? Obrigada :s

        • Podes tentar, mas não é suposto estares a frequentar um ano zero e o ensino secundário ao mesmo tempo, para isso se calhar o melhor é tentares acabar o secundário no recorrente apenas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • cristiana

    Boa noite, gostaria de saber se é possível entrar na faculdade e congelar de imediato a matricula? E quais os requisitos para tal efeito, é necessário continuar a pagar, tem de se pagar mais para congelar?
    Obrigada

    • Olá @disqus_LgEcvcL5mT:disqus
      Depende da instituição de ensino superior em causa. Algumas poderão obrigar ao pagamento de parte ou a totalidade das propinas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bruno

    Boas noites! Eis o seguinte, fiquei apenas com a disciplina de Matemática A de 12ºano por fazer, logo não consegui concluir o ensino secundário, porém eu já me matriculei para o ano seguinte na mesma escola. Gostaria de saber se existe o Ano Zero no IPS do Barreiro ou em alguma escola da zona da Grande Lisboa para eu poder frequentar o mesmo, e também, como poderia anular a minha matrícula que já foi feita na dita escola secundária. Aguardo uma resposta e obrigado pela atenção!

    • Olá @disqus_oQbAnVYAIT:disqus
      As instituições de ensino superior que sabemos que dispõe de ano zero são as que constam no artigo citado em cima, as restantes terás de as contactar para obter essa informação. Quando à anulação da matrícula, tens de tratar disso com a tua escola secundária. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • joao carvalho

    ola,nao conclui o 12 ano,tive 10 ,8 e 11 a matematica na nota de frequencia fiquei com 10 nas nao consegui no exame,nao pretendo ir para a faculdade,nao me posso matricular por ja ser o 3 ano no mesmo ano e mesmo curso,nao posso ir para os cet por ter 8 a matematica no 11 ano.que posso fazer para ter o 12 ano ou equivalencia ?obrigada

    • Olá @disqus_RRpSJF8oRV:disqus
      Sugiro que explores com a tua escola o ensino recorrente, que te permitiria ter equivalência de 10 valores a matemática e ficar com a disciplina concluída, já que este regime não tem exames nacionais obrigatórios para a sua conclusão. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • juca

    Boa Noite,

    Tenho uma grande dúvida,

    No 10.ºano tirei 8 ou 9 a Filosofia e segui para o 11.ºano com a promessa de ter uma melhor nota, mas também não consegui positiva. Prossegui os meus estudos para o 12.ºano, que terminei com todas as disciplinas feitas, menos filosofia (em que também não passei no exame).

    Gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer esta disciplina isoladamente (por exemplo pelo ensino recorrente noturno), sem ser por exame.

    E tambem gostaria de saber se para os cursos EFA, teria de tirar um curso para equivalência ao 12.ºano, ou ao 11.ºano, pois Filosofia é bienal e foi a única disciplina que não concluí.

    Obrigada,

    • Olá @disqus_GpUBQSboid:disqus
      Sim, podes fazer esta disciplina no ensino recorrente. Quando ao curso EFA, caso quisesses seguir para o ensino superior, teria de ser um com equivalência ao 12º ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tiago

    O aluno externo tem apoio social?
    Obrigado

    • Olá @disqus_EuBbsnzcJj:disqus
      Como não és aluno efetivo da instituição de ensino superior, não tens. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana

    Boa tarde! Ja efetuei a minha pre-inscricao ao ano zero, porem nao compreendo a fase seguinte. É preciso preencher a ficha enes? Inscrevo-me na primeira ou segunda fase das candidaturas?

    • Olá @disqus_NHXQZBTQDG:disqus
      As inscrições e os procedimentos são todos feitos diretamente com a instituição de ensino superior em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • cassandra

    Boa Tarde, eu candidatei-me a um curso no CTESP, e tenho o 12º incompleto. Tinha uma disciplina por fazer e a nota final e 9. Uma mulher que trabalha na escola em que candidatei disse-me que tinha que ir a exame, mas que tambem isso nao era obrigatorio. Poderia-me esclarecer isso, porfavor.

    Obrigado,

    • Olá @disqus_qDBlv330ek:disqus
      Podes se mais específica? A tua dúvida é se tens de fazer exame para concluir ou para aceder depois ao ensino superior? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • cassandra

        A minha pergunta é se tenho que fazer exame para entrar no ensino superior. Neste caso O CTESP, na insituto politecnico de Bragança, uma vez que o CET’s ja não existem, pois ficou a ser chamado CTESP. Uma trabalhadora de la disse que tinha, mas que tambem nao era obrigatorio, por isso fiquei com duvidas.
        Pois tambem me disseram que se tivesse que ir a exame, me chamariam para ir o la fazer na data pretendida :$

        Obrigado,

  • Artemisa Joelma

    Ola boa tarde, estou no 11 ano de artes visuais mas nao acabei geometria de 10 ano, e é a terceira vez que vou a tentar pois reprovei no 10 ano, mas felizmente este ano transitei, mas deixando geometria por fazer.
    E por tanta vez a tentar sei que posso vir a nao concluir o 12 ano quando la chegar por deixar geometria por fazer.
    Fui fazendo pesquisas e vim ca parar, nao percebi muito do que se fala neste espaço mas pelo que li dá oportunidade de quem nao concluio o 12 ano termina lo.
    Mas de resto nao entendi muito bem o ‘ano zero’ e ‘disciplinas isoladas’. E as minhas questoes sao, como concluimos o 12 ano?
    Essa ‘escola’ á em Lisboa? Queria esclarecer isto e muito mais, sinto me um pouco confusa , quanto ao que o site explica e queria muito saber como concluir o 12º ano obg pela atençao

    • Olá @artemisajoelma:disqus
      O artigo está ligado com a entrada e frequência do ensino superior, pelo que o que se fala não se aplica à tua situação. Para concluíres o secundário podes explorar com a tua escola alternativas como o ensino recorrente ou outras ofertas que disponha. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Tiago

    Posso me inscrever numa faculdade como aluno externo, faltando-me uma disciplina para acabar o secundário?

    • Olá @disqus_EuBbsnzcJj:disqus
      Podes, sim. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Tiago

        Só mais uma pergunta, quantos são os ECTS limites que posso fazer, sendo aluno externo e faltando-me uma disciplina do secundário? Obrigado.

  • Cláudia Martins

    Boa noite
    Eu tenho o 12ºano completo ,gostaria de ir para fisioterapia, mas não tenho nenhuma especifica e a minha media também não é muito alta. Pus a hipótese de ir par uma faculdade privada, mas visto que não tenho especifica, nem para uma privada consigo entrar , será que posso recorrer ao ano zero?

    • Olá @disqus_n20OEP8JyG:disqus
      Podes, mas depois terás na mesma de conseguir ter positiva nos exames nacionais pedidos como prova de ingresso e conseguir entrar no respectivo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Cláudia Martins

        E como posso saber que universidades dispoem do ano zero no curso de fisoterapia?

        • Só entrando em contacto com as mesmas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

        • Jessica Sousa

          Tens a Escola superior da cruz vermelha portuguesa, eu vou para o ano zero em fisioterapia xD Boa Sorte!!

          • Cláudia Martins

            Obrigada , por acaso andei a informar-me e acabei hoje mesmo por me ir inscrever lá 🙂
            Boa sorte, para ti tbm, e mais uma vez obrigada 😉

  • Bruno Preto

    Ola, eu vou agora para o 12, mas nao estou matriculado a LP pk tive nega nos 2 anos 10,11 e estou com receio de nao conseguir o 10 no exame de 12º… e ainda tenho de fazer FQ.A de 11º no 12º, ser ake nao posso ir pro 12º, fazer as disciplinas, Mat, Apps bio e educação fisica e fazer no 12 as disciplinas FQa e lp de 11º? e depois ia no ano seguinte so a lp?

    AJUDEM-ME PFF

    • Bruno Preto

      Relativamente a isto tambem, posso concluir o 12º deixando LP por fazer? Ou seja ir para a universidade, para um curso de informatica com portugues por fazer?

      • Para concluir o 12º ano tens de fazer todas as disciplinas do teu currículo do secundário, pelo que isso não é possível. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Olá @bruno_preto:disqus
      Não percebi a tua pergunta. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • David Moreira

    Ola, eu acabei o 12º ano, e de momento encontro-me dividido entre frequentar a Escola de Hotelaria do Porto no Curso de Gestão de Turismo por 3 anos, que dá direito a um CET de nível 5, ou frequentar uma licenciatura de Turismo numa Escola Privada, também por 3 anos. Em relação ao CET só me disseram coisas boas, mas qual será aquele que me trará mais vantagens no futuro.

    • Olá @disqus_BLaSAl5mSQ:disqus
      Isso é algo que deves ser tu a analisar, mas a licenciatura te dará uma qualificação superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • David Henriques

    Nao acabei matematica A 12 nem fisica e quimica A 11, sera que posso entrar em algum tipo de cet para acabar 12?

    • Olá @disqus_e0fv6VnG3u:disqus
      Não, para entrares num CET precisas de ter o 10º e o 11º concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • José Guimarães

    Boas!
    Falta-me terminar macs porque chumbei no exame nacional mas tenho cif positivo.
    Eu pensei em candidatar-me ao ensino recorrente e substituir por outra disciplina (apesar de que passando para o recorrente macs fica automaticamente feita visto que tenho cif positivo) mas porem pensei em me inscrever num ano 0 ou num cet porque a quero mesmo ir para o ensino superior e sempre ia adiantando algo. Quais sao as minha possibilidades visto que tenho tudo concluido menos macs que é uma disciplina de 11o?
    Aguardo atentamente a resposta!
    Obrigado, José Guimarães.

    • Olá @disqus_clpduoihte:disqus
      Podes concorrer a uma ano zero, mas não a um CET, já que precisavas de ter o 10º e o 11º anos concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • José Guimarães

        Como posso saber onde tenho um ano 0 do curso de ciencias da comunicaçao no porto?

        • José Guimarães

          E como me posso candidatar?
          Que documentos etc é que preciso?
          Ainda vou a tempo?

          • Tens de contactar as universidades em que estiveres interessado para saberes se esta modalidade existe, e quais são as suas regras e prazos, já que cabe a cada uma decidir isso.

  • Inês

    Olá. Eu tenho uma dúvida quanto ao “Ano Zero”. Por exemplo, se eu terminar o curso secundário de Línguas e Humanidades mas quiser seguir Informática na Universidade (sendo que não é possível pois os exames não fazem equivalência) poderia inscrever-me no Ano Zero em Informática e ficaria como se tivesse terminado o secundário com as provas de ingresso pedidas pelo curso? Poderia assim seguir Informática na Universidade? Ou apenas os alunos que têm as disciplinas pedidas (no secundário) pelo curso universitário podem entrar nesse Ano Zero? Obrigada.

    • Olá @disqus_aHf1B6L2gP:disqus
      Isso depende das regras da própria instituição, no entanto, tu podes entrar em qualquer curso independentemente do curso do secundário que realizaste, desde que realizes as provas de ingresso pedidas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Vera Magno

    Ola
    Vou inscrever-me este ano no ano zero em Engenharia informatica na Universidade da Beira Interior, a minha questao é se posso concorrer á bolsa de estudos da DGES e se, em caso negativo, há alguma outra entidade á qual possa concorrer para obter uma bolsa de estudos. Agradeço desde já a vossa ajuda. Cumprimentos

    • Olá @veramagno:disqus
      Dado que não és aluna efetiva da instituição de ensino, não podes pedir bolsa de estudos. Desconhecemos outras entidades que forneçam bolsas para estas situações. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Gonçalo Machado

    Ola, queria inscrever-me este ano no ano zero mas nao conclui a disciplina Portugues e Espanhol no secundario. Mesmo assim posso ir para o ano zero? Obrigado

    • Olá @gonalomachado:disqus
      A partida, sim, dependerá, no entanto, das regras da própria instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês

    Como é quando posso concorrer ao Ano 0? Obg.

    • Olá @disqus_srWjLZprmo:disqus
      Deverás entrar em contacto diretamente com a instituição de ensino superior em que estás interessada para fazer a candidatura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Zita Pereira

    Boa tarde 🙂 como faço para saber em que faculdades há o ano zero ? Pela internet é tudo um pouco vago, e o meu curso é de Artes e está complicado conseguir encontrar algo, alguém me consegue ajudar? Obrigada 😉

    • Olá @zita_pereira:disqus
      Só entrando em contacto com as faculdades em que estiveres interessada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Boa Noite, Alguém sabe o preço mensalmente da residencia da CESPU?

  • Liliana Borges

    Boa noite!
    Se aderir ao ano zero e concluir todas as cadeiras terei de repetir novamente o ano do curso em causa?
    Obrigada 🙂

    • Olá @liliana_borges:disqus
      Caso depois consigas entrar no curso a ideia é que já fiques com as disciplinas concluídas no ano zero feitas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Liliana Borges

        Sim, mas caso conclua todas as disciplinas e entro no curso, fico com o primeiro ano concluído e passo automaticamente para o segundo ano de curso, ou tenho de repetir tudo de novo?

        • Nesse caso passarias para o 2º ano, não tinhas de repetir as disciplinas concluídas. Isto na mesma instituição de ensino. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

          • Liliana Borges

            Muito obrigada, fiquei esclarecida!

  • Hugo Ferreira

    Boa tarde, para um aluno que concluiu todas as disciplinas do 12o ano, mas que reprovou numa disciplina do 11o ano (biologia e geologia), existe a possibilidade de frequentar o ano zero? Quais as faculdades de Lisboa nas quais é possível fazê-lo?

    Obrigado

    • Olá @disqus_eY4u3ol3yi:disqus
      Sim, é possível. A lista das que conseguimos apurar está no link referido no artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Mika

    Boa tarde. Eu estou interessado em ir para o ano zero, para engenharia eletrotécnica e não acabei Matemática A 12º ano mas acabei Física e química 11º ano. Visto que pedem Matemática A e Física e química como provas de ingresso, eu no Ano zero tenho de fazer Física e Química novamente?

    • Olá @disqus_wl7DcmpjcS:disqus
      Não, apenas terias de concluir as disciplinas que te faltam. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Mika

        Só mais uma questão. Eu fiz a disciplina de Física e Química mas no exame tive menos de 9,5 valores. Mesmo assim não terei de fazer a disciplina no ano zero? Obrigado

        • A ideia é que durante o ano zero acabes o secundário, e repitas os exames nacionais que sejam pedidos como prova de ingresso para entrares pelo concurso nacional de acesso no curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Flávia Rocha

    Boa tarde. É possivel candidatar-me a mais do que uma instituição para frequentar o ano zero?

  • Xavier

    Boa noite, posso me candidar a um CET e depois se quiser posso me candidatar por externo aos exames nacionais, neste caso ao exame de Matemática A e se obter a especifica desejada, posso abandonar o CET sem o concluir e concorrer tradicionalmente ao acesso das universidades?

    Obrigado

    • Olá @disqus_6Xzn4EBqT2:disqus
      Se tens o secundário concluído, sim, podes. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Xavier

        Muito obrigado pela sua rápida resposta e pelo esclarecimento

  • Daniela Luz

    Boa noite, tendo eu matemática do 12° e física e química do 11° por terminar, alguma dessas opções é possível para mim?

    • Olá @disqus_FXIPkKpAPn:disqus
      Só o ano zero, mas implica que acabes essas disciplinas e entres com os exames nacionais no curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Denise Muzzi Ferrero

    Oi,gostaria de obter informaçoes para minha filha ,estaremos nos mudando para Lisboa em novembro 2015 vindos da Florida , onde ela terminou o 12 ano.Todo os anos escolares ela fez no Brasil,só o 12 nos USA.Ela é cidadã Portuguesa e pretende fazer curso superior.Qual a melhor maneira disso acontecer? Fazendo o ano zero? Ela poderia fazer diciplinas isoladas? Ou só em 2016 com o concurso nacional? Agradeço se me orientar ,assim ficara mais facil quando chegarmos por ai.

    • Olá @denisemuzziferrero:disqus
      Ela poderia fazer este ano o ano zero, mas no próximo teria de entrar pelo concurso nacional de acesso, como explicamos no artigo. Era esta a sua dúvida? Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Denise Muzzi Ferrero

        Obrigado ,agora é só procurar uma faculdade

        Em sexta-feira, 28 de agosto de 2015, Disqus escreveu:

      • Denise Muzzi Ferrero

        Obrigado agora é só procurar uma universidade.

        Em sexta-feira, 28 de agosto de 2015, Denise Muzzi escreveu:

  • Patrícia Silva

    Boa noite,
    Queria-me candidatar ao ano zero, mas devido a questões financeiras só conseguiria se obtivesse bolsa de estudos. Frequentando eu o ano zero terei direito a bolsa de estudo na mesma?

    • Olá @disqus_EjJCwxKBNX:disqus
      Como acabas por não ser uma aluna da universidade, não tens direito à bolsa de estudos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Catarina Pereira

    Boa noite, queria saber em que casos se aplica um aluno do ensino profissional que já fez os três anos do curso mas não conseguiu terminar apenas os módulos da PAP. Obrigada.

    • Olá @disqus_XsyTywMztT:disqus
      É uma boa questão. À partida será considerado com o 12º ano por concluir, mas aceite num CET/CTSP. Mas é algo a confirmar com a instituição de ensino em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Diogo Silva

    Olá, não tenho o 12º ano concluído graças a Matemática A. No 11º ano fiquei com a disciplina de Matemática A anulada, ou seja, não fui matriculado na mesma disciplina no 12º pelo que fui a exame nacional como aluno auto proposto e não consegui aprovação pelo exame. No meu caso poderei frequentar um Ano Zero?

  • Mika

    Boa noite. Posso candidatar me á segunda fase no ano zero sem me ter candidatado á primeira?

    • Olá @disqus_wl7DcmpjcS:disqus
      A partida sim, caso essa 2ª fase exista. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Mika

        Pode não haver segunda fase?

        • Pode, o ano zero não funciona como as candidaturas normais, são as instituições de ensino superior que definem como funcionam as candidaturas.

  • Rogério Ribeiro

    Boa Tarde, eu tenho Matemática de 12º ano em atraso e todas as outras disciplinas passei, exames nacionais também passei a todos menos no de Física e química e de Matemática gostaria de saber se para me candidatar para engenharia informática na FCT que um dos requisitos é a prova de ingresso de Matemática somente se necessito de fazer só o exame de Matemática para poder entrar ou se necessito de fazer o de Física e química também por não ter dado média positiva com a média da disciplina no 10/11º ano.

    • Olá @disqus_3Yt6EOPXDx:disqus
      Se o curso pede os dois exames como prova de ingresso, só podes concorrer caso tenhas tido pelo menos 9,5 em cada um desses exames. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Rogério Ribeiro

        Neste caso pede ou só matemática ou matemática e física e química. Por isso a minha dúvida é mesmo tendo tirado 6 no exame de física se eu passar no exame nacional de matemática com positiva posso me candidatar só com esse e não é necessário fazer o de física e química certo?

  • Cristiano Santana

    Bom dia.
    Eu tenho o 12º ano com um curso técnico profissional e gostaria se fosse possível como me posso candidatar ao ensino superior tenho 24 anos e teria que ser pós laboral…
    Procuro um curso de Engenharia Alimentar visto que o meu curso técnico é Técnico Controlo Qualidade Alimentar… Terminei o meu curso profissional com a média de 16 valores não sei se é relevante.
    Obrigado a todos que me possam ajudar.

  • Marta Caeiro

    Bom dia.
    Na minha situação, tendo o 12° ano concluído mas não tendo nenhuma prova de ingresso estava interessada em frequentar um Ano Zero. Mas segundo a minha pesquisa todas as universidades que se dispõem a fazer Ano Zero estão dispostas a faze-lo nas áreas da economia/gestão e engenharias.
    Não é possível saber se mais alguma universidade faz Ano Zero na área da saúde?

    • Olá @martacaeiro:disqus
      Só entrando em contacto com as instituições em que tiveres interessada é que poderás obter essa informação. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

    • Jessica Sousa

      Olá @Marta Caeiro , eu estou na mesma situaçao que tu. E descobri uma faculdade que proporciona ano zero (disciplinas isoladas) na area de saúde e ja mandei mails para la a informar-me melhor. A faculdade chama-se Escola superior de saúde da cruz vermelha portuguesa fica em Alcântara , e tem apenas 4 cursos (Enfermagem, Cardiopneumologia, Radiologia e Fisioterapia). Eu vou para fisioterapia. Eles ainda têm vagas em todos e ainda vais a tempo de te inscrever que as aulas só começam dia 14. Eu também só me vou inscrever agora. Espero ter ajudado, boa sorte!!

  • Laura Seif

    Olá Davis! Parabéns pelo site, super organizado e informativo.
    Minha situação é um pouco diferente, mas talvez você possa me ajudar. Tenho 19 anos, nacionalidade brasileira e alemã e adoraria estudar Engenharia do Ambiente em Portugal, mais precisamente na Universidade Nova de Lisboa. Conclui meu ensino médio (equivalente ao ensino secundário português) no Brasil. Por causa da minha nacionalidade européia, tenho o direito de concorrer pelo contingente geral e para que possa ingressar em uma universidade portuguesa, devo fazer as provas de ingresso Matemática A + Biologia e Geologia ou Física e Química. Pretendo realizar estes exames no próximo ano letivo. Minha grande dúvida é: Como devo me preparar para os exames? Para mim, estudar apenas sozinha não é uma opção. No Brasil temos cursos preparatórios especiais para o tão temido Exame Nacional brasileiro (que variam de 6 meses a um ano), mas estive a pesquisar e não encontrei nada do tipo em Portugal. Até agora me parece que a melhor opção seria voltar ao Ensino Secundário, refazer o 12. ano. Isto seria possível?
    Obrigada pela atenção!

    • Olá @@lauraseif:disqus
      Aqui não são habituais esses cursos, tens no entanto explicadores que preparam os alunos para os exames nacionais. Podes tentar obter dicas no nosso fórum com alunos que os realizaram este ano. Outra opção, seria assistires às aulas do secundário, basta que arranjes uma escola que te dê autorização para isso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Laura Seif

        Seria o Ano Zero uma opção para mim? Sei que meu ensino é equivalente ao ensino português, mas ainda não solicitei os documentos de equivalência, pois ainda não moro em Portugal…

        • É algo que terá de considerar com base na informação do artigo. Teria a mesma de realizar os exames e entrar no curso.

  • Maria Neves

    Boa tarde! Ando numa tecnológica e gostava de seguir estudos. Com o ano zero, consigo entrar sem fazer exames? Obrigado

    • Olá @disqus_e3r1pZM5P3:disqus
      Podes ir adiantando cadeiras, mas tens depois de realizar os exames nacionais e entrar efetivamente no curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Inês Ribeiro

    Boa tarde!
    Terminei no ano passado um CET de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, e não consegui entrar na Licenciatura por causa da minha média (14) e do reduzido número de vagas abertas para os CET’s (3).
    Qual será a melhor opção? Já vi que algumas escolas têm segunda fase para concursos especiais, mas nem todas abordam o assunto, posto isto enviei alguns mails mas ainda não obtive resposta..

  • dionisio

    Boa noite Davis,
    sou licenciado em Administração pública. Queria tirar outra licenciatura em Biotecnologia Medicinal.
    terei que fazer o secundário de novo ou posso apenas fazer exame nacional ou há outra forma de ser avaliado para realizar esse sonho?

  • Venâncio Lopes

    Bom dia,

    A minha filha ffrequentou o 11°ano e o 12° ano mas infelizmente nao os tem concluidos porque nao conseguiu passar nos exames de Biologia e Geoligia, Fisica e Quimica A e Matemática A, que solução se adequa mais à minha filha nesta situacao?

    • Olá @vennciolopes:disqus
      Não há uma solução que mais se adeque, existem vários caminhos válidos. Poderá optar tanto por ficar um ano a estudar para os exames, como entrar num ano zero, como até num CTSP caso tenha concluído as disciplinas de 11º ano. Têm de avaliar as várias hipóteses. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Cátia Figueiredo

    Eu tenho secundário por concluir porque não consegui fazer Matemática A. Há dois anos. Nesse mesmo ano estive em UC Isoladas numa privada em Viseu e fiz as cadeiras todas mas não consegui aprovação no exame de Mat A e decidi não continuar e parar este ano. Parei este ano e estive a estudar mas também não consegui de novo, por 0,5. Isto deita-me abaixo por completo. Pfuu… Adiante, pensei em matricular-me em uc isoladas em Coimbra este ano e fazer Mat A através do Ensino Recorrente à noite. A minha dúvida é se este ano entrar em uc isoladas em Coimbra e conseguir fazer as cadeiras com boas notas e concluindo a Mat A pelo ensino recorrente, depois tenho de me voltar a candidatar normalmente? E o facto de se concluir as uc isoladas com boas notas não ajuda ao acesso à licenciatura ? e o facto de já estar na instituição? Estou com receio, pois a minha média está 1,5/2 abaixo da do curso e já estou super nervosa. Este curso (Fisioterapia) é tudo o que mais quero e tudo corre mal 🙁

    • Olá @ctiafigueiredo:disqus
      Sim, tens efetivamente de te candidatar e entrar no curso. Fazeres as UC isoladas não tem qualquer influência, porque na prática tu não és aluna da instituição, és uma aluna externa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Cátia Figueiredo

        Sendo assim , as unidades curriculares isoladas serão uma boa opção? Devo arriscar mesmo ficando com a média 1 valor abaixo da do curso, achas que consigo entrar?

        • Sim, é uma forma de rentabilizares o tempo em que esperas para repetir os exames nacionais ou para concorrer novamente. No entanto, não deves descurar o facto de teres mesmo de entrar no curso ou essas cadeiras de pouco servem.

  • Adriana

    Boa tarde! Deixei geometria de 11° ano por fazer. E gostaria de fazer a licenciatura em audiovisual e multimédia. O ano zero é aconselhável? Em qual das universidades tenho esta licenciatura?

    • Olá @disqus_XMk5gGDePD:disqus
      É uma opção a considerar, tendo sempre em mente que terás de concluir essa disciplina, realizar os exames nacionais, e entrar normalmente no curso na mesma. Quanto às instituições que possem esta modalidade, tens de entrar nas que te interessa para saber. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • João Vaz

    Bom dia =D eu não tenho o 12º ano concluído devido a matematica , portanto estou a pensar fazer o chamado Ano Zero. A minha duvida no entanto é a seguinte . Tendo em conta que concluo a disciplina e consigo entrar para determinado curso , as cadeiras que concluo que consigo fazer no ano zero já ficam feitas ou tenho que repetir outra vez ? (não sei como funciona os promenores disso de cadeiras nem como funcionam no geral , pretendo acabar o 12º este ano mas matematica ainda só estou a fazer a de 11º , isto tudo tendo em conta que passo , e estou confiante =D )

    • Olá @disqus_ZRfJdqPue0:disqus
      Essas cadeiras já ficariam feitas, é essa a vantagem que o ano zero proporciona. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • João Vaz

        Uma ultima e peço desculpa por não estar a por no forum. Por exemplo , uma coisa que pode ocorrer é eu não encontrar disponiblidade de horários entre turmas para fazer a tal Matematica de 11º ano . Posso fazer a Matematica de 11º enquanto faço o ano zero e depois a de 12º igualmente ?

  • Ivone

    Olá Davis. Bom dia!
    Gostava de saber se um aluno que tenha deixado por completar duas disciplinas do 11.º e do 12.º ano, se pode candidatar-se ao ano zero?

    • Olá @disqus_teoMfpFFAp:disqus

      A partida sim, pode. Mas terá de consultar o regulamento próprio da instituição para ver se não há alguma limitação nesse sentido. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Crazzy Girls

    Uma pessoa que tenha frequentado um curso profissional no 12º ano poderá inscrever-se na universidade para tirar psicologia?

    • Olá @crazzygirls:disqus
      Pode, sim, desde que realize os exames nacionais respectivos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Ana Paula Branco

    Boa tarde
    Frequentei um curso profissional no 12º ano mas não passei na PAP .Poderei me inscrever-se na universidade ?

  • Jacira Dala

    Boa tarde. Eu terminei o 12 ano num curso profissional técnico de serviços jurídicos e não realizei os exames nacionais. Mas quero entrar já para o ensino superior. Devido à minha situação como posso realizar?

  • Nuno Gonçalves

    Boa noite. Eu terminei o secundário com positiva a tudo consequentemente inscrevi-me no curso ao qual entrei na segunda fase, porém,eu, gostaria de refazer uma disciplina. Posso inscrever-me outra vez na escola, para aumentar a média dessa disciplina e ao mesmo tempo fazer o curso ?

    • Olá @disqus_B7JqQl4kLJ:disqus
      Se já concluíste a disciplina só podes fazer melhoria através do exame nacional como aluno externo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Hugo Sousa

    Boa Tarde, Eu terminei o Secundario num curso profissional e gostava de entrar num cet da Universidade Europeia, como o posso fazer?

    • Olá @disqus_Lk9z4dxcXG:disqus
      A candidatura a estes cursos é feita diretamente com a instituição em causa, pelo que deverás entrar em contacto com a mesma. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Pingback: Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea()

  • Charles

    Olá, deixei 4 módulos por fazer num curso profissional de resto PAP estágio está tudo feito , nestas condições posso me candidatar a um CET?

    • Olá @greezly:disqus
      Dependerá do regulamento da própria instituição. No entanto, como podes ler no artigo, os CETs já não podem abrir. Podes, sim, optar por um CTSP. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Hugo

    Boa tarde. Tenho um problema. Tenho todas disciplinas concluidas mas no exame de matematica A no 12 ano tirei 6 e por tanto fiquei com 9 no final , o que posso fazer? Se eu fizer ensino recorente , nao vou precisar de fazer exame outra vez ou e obrigatorio?

  • Carlos Azevedo

    O ano zero também está disponivel a quem fez o 12°ano num curso profissional? E se sim quais os custos? E como é feita a média visto que nao fiz nenhum exame

    • Olá @disqus_pLSIEzS178:disqus
      Está, sim. Os custos e os critérios de escolha variam conforme a instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Cecília Araújo

    Bom dia. Desisti a meio do 11• ano e agora vou fazer os exames nacionais de biologia, química, matemática a e português. Será que posso candidatar me a faculdade só com os exames nacionais e o 10• ano concluído?

    • Olá @cecliaarajo:disqus
      Não é possível, tens de concluir o secundário para concorreres pelo concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Cecília Araújo

    E se concluir o 12 ano com um curso equivalente e fizer os exames consigo entrar em medicina veterinária?

  • Mercurio

    Boa tarde
    Este ano chumbei a matemática no 12 ano , é possível fazer ano zero para entrar em geologia ?

    • Olá @disqus_ApbTY9eHvU:disqus
      É possível, sim, mas tal como é explicado, implica que concluas o secundário para depois concorreres e entrares no curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

  • Zé Miguel

    Boa tarde
    Eu acabei este ano um curso Profissional de Hotelaria e gostava de concorrer à universidade ( Curso de Arqueologia ), é possível, se sim, como faço isso ?
    Obrigado 🙂

  • Rui Godinho

    Boa noite, não concluí o 9°ano e tenho 43 anos posso ou que caminho tenho de percorrer para entrar no ensino superior?
    Obrigado Davis.

  • André Godinho

    Boas, isto é muito simples… Considero-me bastante inteligente e tenho facilidade em muitas matérias de estudos. Gostava de seguir um curso na área da electrónica mas acabei o 12º ano num curso profissional e, como tal, não fiz os exames nacionais. Ainda mais, considero os exames nacionais uma coisa estúpida e mal direccionada. Ainda assim gostava de seguir para o ensino superior. Mas isso não me é possível porque não há dinheiro e não há paciência para estar a estudar só por causa dos exames. Se calhar é preguiça mas pronto. Bom bom era puder entrar, ter as disciplinas e provar que sei as coisas dentro da universidade! Isso eu faria… Infelizmente não vou aproveitar a minha inteligência porque não gosto do sistema que valoriza mais as notas do que a aprendizagem. Porque ter 19 ou 18 num teste e depois esquecer a matéria toda não é a forma certa de se avançar na escola e contudo é o que todos fazem! Fica a mensagem: “Eu gosto de aprender, não de ser obrigado a saber…”

  • Ana

    Estou no 12º ano, e não consegui ter nota positiva à disciplina de matemática em nenhum dos anos, daí a não estar inscrita a matemática 12º! Mas também não tive aprovação a inglês no 10 e 11 ano, mas fiz exame de equivalência a frequência e consegui aprovação.

    Nestas condições posso candidatar-me a um Cet ?
    Obrigada

    • Olá @disqus_z6ziENh4ZK:disqus
      Nesse caso não, já que tinhas de ter matemática com positiva no 10º e 11º anos. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Ana

        E não há nenhum outro meio/curso que me possa candidatar para ficar com a matemática feita ?
        Sem ser o exame nacional, e para ficar com a matemática feita tenho de ter mais que 9,5 no exame, certo ? Caso tenha 9,5 , fico com a matemática feita dos 3 anos e assim posso candidatar-me ao ensino superior, certo ?

        • Sim, precisas de concluir a disciplina para aceder ao ensino superior. Sugiro que explores com as escolas da tua área de residência o ensino recorrente, que te permite acabar o secundário de uma forma mais flexível e sem a obrigação de fazer o exame nacional para concluir a disciplina. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

          • Ana

            Eu estou no curso de Ciências Socioeconómicos, e ouvi dizer que podia trocar a disciplina de matemática A, por exemplo por História A ? Fazia o exame a história, e é como se nunca tivesse tido a disciplina de Matemática. Isso é possível ?

          • Isso é possível se mudares de curso do secundário, tendo depois de ter as disciplinas bianuais do outro curso, bem como as disciplinas anuais do 12º ano desse mesmo curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

          • Ana

            Então, para finalizar… A minha questão é:
            Eu sendo assim, quero mudar para Línguas e Humanidades, mas tenho de começar desde o 10º ? Ou basta fazer os exames, das disciplinas que tenho em falta em relação a este curso ?
            As disciplinas bienais de Línguas e Humanidades, são :
            Geografia A, Inglês, Filosofia, Certo ? Essas disciplinas eu já as tenho feitas.
            As anuais, eu estou a frequentar Economia C e Geografia C.
            Ou seja, as que tenho em falta é História A e Espanhol.
            Agora, fiquei confusa… É se tenho de começar pelo 10º, ou basta fazer os exames…
            Agradeço imenso, que me esclareça tudo isto!
            Obrigada.

          • Podes concluir as disciplinas em falta apenas através dos respectivos exames. As disciplinas bianuais desse curso incluem as que referes, sim. Pelo que referes no teu caso basta mesmo só realizares o exame nacional de história para conseguires mudar de curso do secundário. 🙂

  • Mariana

    Olá 🙂 Estou neste momento a frequentar o 12º ano e tenho todas as disciplinas feitas, mas este ano estou com um problema a matemática e de certeza que não vou conseguir fazer a disciplina! E no 11º ano também não consegui específica a Biologia! Queria ir para Ciências da Nutrição. Eu posso frequentar o Ano Zero com matemática por fazer e sem a específica de Biologia?
    Outra pergunta, As disciplinas que fazemos no Ano Zero vão fazer equivalência a Matemática ou tenho mesmo de a fazer? Obrigada 🙂

    • Olá @disqus_OiH8njZ7oY:disqus
      À partida, podes, sim, mas deverás consultar as regras próprias da instituição em causa. As disciplinas do ano zero são as do curso superior, pelo que pressupõe que depois irás realizar o exame nacional e concluir a disciplina dessa forma, bem como concorrer e conseguir ficar colocada no curso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Mariana

        Muito obrigada pela rápida resposta 🙂 Eu em principio vou para a Universidade privada Egas Moniz…. Já estive a ler o regulamento e permitem a entrada de alunos sem especificas e com o 12º incompleto! Eu posso trocar a Matemática por outra disciplina?

        • Só mudando de curso do ensino secundário, o que pode implicar fazeres outras disciplinas bianuais e anuais, conforme a mudança.

          • Mariana

            Okay, obrigada 🙂

  • João Gomes

    Olá ! Neste momento estou no 12º ano com o 10º e o 11º completo mas estou com um problema a matemática e talvez não a acabe. Posso frequenter um CET visto que deixarei talvez matemática 12º por fazer?
    Já agora um CET é como se fosse um curso professional mas mais avançado (pós-secundário) certo?

    • Olá @disqus_orKouIJSQE:disqus
      Se tens a disciplina no 10º e 11º anos com positiva, podes, sim. Tem em atenção que deverás fazer um CTSP e não um CET, como é explicado no artigo. E sim, é um curso pós-secundário.
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • João Gomes

        Agora uma dúvida mais específica sobre os CTSP. Esses cursos são tão difíceis como os da universidade em geral ? Porque eu gostava de tirar um curso simples e que me dê mais possiblidade de ter emprego visto que não quero estudar muito mais.

        • Como o próprio nome indica são cursos profissionais, além de serem cursos ministrados exclusivamente nas instituições politécnicas, que têm uma abordagem mais prática dos cursos superiores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • José

    Olá! Tenho uma questão eu frequentei um curso profissional de Informática mas infelizmente não consegui terminar apenas um dos módulos referente ao 12º ano, é possível inscrever-me como aluno externo no ensino superior fazendo apenas algumas cadeiras? (o chamado “ano zero”)

    • Olá @disqus_CZ4VgKVjqP:disqus
      À partida sim, podes. Deverás, no entanto, estar atento às regras específicas de cada instituição. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Inês

    Olá ! Tenho uma pergunta, e frequento um curso profissional ao qual este ano estou no 12º ano e disseram-me que tenho de fazer os exames nacionais do 12ºano, para entrar na escola de hotelaria profissional e que quando nos matriculamos temos de fazer mais uns. Será que é verdade?

    • Olá @disqus_R8nSuCeYXu:disqus
      Só sabendo em concreto a escola superior em questão te conseguimos ajudar. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • João Silva

    Olá! Estou a frequentar um curso técnico profissional de Audiovisuais ao qual estou no último ano, mas infelizmente, não é o que pretendo, sou apaixonado por Psicologia.
    O que devo fazer?

    • Olá @disqus_vPDOA8q8Me:disqus
      Quando acabares esse curso podes concorrer ao curso de psicologia, o curso de base não tem influência na entrada do ensino superior. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Tatiana Gomes

    Olá ????. Não cheguei a acabar o secundário(11° incompleto). Existe alguma maneira de frequentar o ensino superior e se existe, qual a melhor? E quando o posso fazer? Obrigada

  • Bruno Sousa

    Olá , estou no ano zero, mas vim de um curso profissional no secundário, vou ter que fazer a prova de ingresso do meu curso e vou ter que fazer outro exame? Obrigado.

    • Olá @disqus_J13xnH0joA:disqus
      Se vais entrar pelo concurso nacional de acesso, sim, deves realizar obrigatoriamente 2 exames nacionais, sendo um deles o de português. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Bruno Barros

    Olá,estou no 12ªano,em ciencias e tecnologia mas deixei fisica e quimica por fazer,e estou com receio de nao conseguir acabar matematica tambem,que opções tenho caso nao consiga recuperar quimica?

    • Olá @disqus_4GV9XETrXm:disqus
      As opções disponíveis são as descritas no artigo. Tens alguma dúvida sobre alguma delas em específico? Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Bruno Barros

        Muito obrigado pela resposta rapida,tenho so mais uma questão,na lista de anos zeros na universidade que mais me interessava,o curso a qual estou mais inclinado só aparecia uma vaga disponivel,caso este ano ocorra o mesmo,como é que é eleito quem preenche essa vaga?

        • É a própria instituição que define as regras e quais são os critérios considerados na escolha desse aluno, pelo que só a instituição em causa te pode responder.

  • Mariap Leite Silva

    Bom dia, a minha filha está na faculdade de comunicação social no ano zero pois não teve media para entrar no curso que queria através do concurso nacional de acesso. As disciplinas de ingresso são Portugues, historia e matemática. Ela fez exames do 12º ano a geometria descritiva, desenho A e português, tirou 12 no exame de português acabando com um13 à disciplina. Há alguma forma de ela melhorar a media no próximo acesso ao concurso nacional? Ela vai repetir o exame de Portugues, quanto deverá tirar no exame, sendo que a media do ano passado do curso em questão ~foi de 15.5? Deverá inscrever-se no exame de história B? Vai ajudar, se sim, como?
    Obrigada!

    • Olá @mariap_leite_silva:disqus
      Ela poderá melhorar as notas das várias disciplinas que teve através dos exames nacionais respectivos e também das provas de equivalência a frequência, no caso das disciplinas anuais do 12º ano. Basicamente se ela no exame nacional tiver uma classificação superior à nota que tem atualmente, a nota do exame passa a ser a classificação da disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior. Caso a nota do exame seja inferior, a anterior classificação não é afetada. Se tiver outras dúvidas sugerimos que coloque no nosso fórum:http://uniarea.com/forum/

      • Mariap Leite Silva

        Obrigada pela resposta. Ela só fez exames a Portugues, Geometria descritiva e Desenho no 12º. As disciplinas de ingresso ao Curso Superior são: Portugues, História B ou matemática. Ela vai repetir o exame de Portugues para tentar subir a nota e inscrever-se no exame de História B. A nota de História B vai contar alguma coisa para a media final uma vez que ela não fez exame anteriormente?

        • Se a disciplina não faz parte do plano de estudos dela, esse exame nacional apenas poderá ser utilizado como prova de ingresso.

  • Tânia

    Olá Davis,
    tenho o 12º ano completo (curso tecnológico de Administração-3º agrupamento), concluído no ano de 99/00 (tenho o certificado de habilitações).
    Tenho bastante experiencia profissional, no entanto gostaria de ingressar o ensino (publico) superior, de modo a poder mais qualificações académicas (de preferência em período pós-laboral).
    O que preciso fazer (provas, inscrições, datas, etc)? O que implica financeiramente?
    Obrigado

    • Olá @disqus_MQbpuFVtj2:disqus
      Pelo que me referes, deverás ter idade para aceder ao ensino superior através do concurso especial para maiores de 23 anos, evitando realizar os exames nacionais. Podes saber mais sobre esta forma de acesso aqui:
      http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/maiores-de-23-anos/
      No que toca aos custos, sugeria que lesses este nosso artigo:
      http://uniarea.com/custos-da-frequencia-de-um-curso-superior/
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Tânia

        Olá Davis,
        obrigado pela rápida resposta 🙂
        Sim, vou fazer 35 este ano. Penso que teria condições de aceder ao concurso maiores de 23, mas a minha principal questão prende-se com algumas condicionantes, nomeadamente teria de ser pós-laboral (essa opção tb existe para maiores de 23?), e uma vez que fiz o secundário mas na vertente tecnológica, as disciplinas são bastante especificas (introdução à economia, introdução à filosofia, português B, métodos quantitativos,….), pelo que fico sem perceber se estas disciplinas servem….se teria de fazer exames nacionais……devo contactar uma escola secundária, ou a instituição em que teria interesse em frequentar, como funciona o pós-laboral (moldes, etc…)
        Não sei bem por onde começar a “procura”….diferença entre politécnico e universidade, qual o mais reconhecido, etc….
        Obrigado uma vez mais.

        • Podes concorrer para um curso pós-laboral quer pelo concurso nacional de acesso ou pelos concursos especiais, é indiferente. Pelo concurso especial para maiores de 23 anos evitas os exames nacionais e fazes exames próprios da instituição em causa definidos em função do curso que queres concorrer. Deves começar por ver as instituições superior e cursos em que tens interesse de forma a saberes que provas são pedidas e as datas, especialmente se decidires concorrer pelo concurso especial em que os exames são mais cedo.

  • Tânia Oliveira

    Olá!
    Fiz o 12 ano,curso tecnológico de design,faltou apenas o inglês para terminar por completo.
    Agora com 33 anos gostava muito de ingressar no ensino superior mas não faço ideia do que necessito de fazer. Pode ajudar-me pf?
    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Tania

  • Silvia Pinto

    boa tarde, estou a terminar o meu 12 ano, mas por duas vezes que fui a exame a fisica e quimica no 11ª com positiva e o exame baixo me a nota pra 9… será que posso concorrer na mesma ao ano 0?

    • Olá @disqus_Wgl1GGg5bO:disqus
      A partida podes, sim, mas sugiro que consultes as regras específicas da instituição em causa. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Silvia Pinto

        muito obrigada pela rapidez de resposta,… mas acha que nao ter o exame de fisica e quimica 11ºano nao será impedimento para entrar no ano 0?

        • A partida não, mas como cabe a cada instituição definir o seu acesso dependerá da instituição em causa. No entanto, como podes ler no artigo, entrares no ano zero prevê que depois concluas essa disciplina e entres efetivamente no curso com o secundário completo caso o queiras continuar.

          • Silvia Pinto

            muito obrigado 🙂

      • Silvia Pinto

        nao ter o exame de 11ºano de fisica e química não será impedimento

  • Filipe Manchado Hiller

    boa tarde, so tenho o 9º ano completo feito na escola alema depois desisti de fazer o secundario e comecei a trabalhar agora gostaria de entrar na faculdade mas preciso de fazer o ano 0 como é que isto funciona?

    • Olá @filipemanchadohiller:disqus
      O ano zero é útil aos alunos que têm 1 ou 2 cadeiras em atraso de forma a poderem fazer já umas cadeiras no superior enquanto concluem o secundário. Pressupõe que consegues entretanto acabar o secundário e entrar no curso “normalmente”, pelo que poderá não ser a solução que estás à procura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Rodrigo Virgilio

    ola davis, tenho um pergunta, neste momento falta-me o 11º e 12º ano de matemática e o português de 12º também, de resto esta tudo feito, existe alguma opção sem ter que fazer os exames nacionais?

    • Olá @rodrigovirgilio:disqus
      Podes sempre tentar concluir o secundário através do ensino recorrente, por módulos, de uma forma mais acessível, e sem a obrigação de realizar os exames nacionais para concluir as disciplinas. Sugiro que te informes desta forma de ensino junto das escolas secundárias da tua área de residência. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Rodrigo Virgilio

        Obrigao Davis, vou ver o que posso fazer 🙂

  • Ana

    Boa tarde,
    tenho a disciplina de Filosofia para fazer do12 ano. fiz parte da nova refoma , no entanto andei 1 ano à note a fazer a disciplina e qd fui a exame n me deixaram concluir para pq o ano q tinha estado a fazer de noite fazia parte da antiga reforma . nesse sentido posso frequentrar o ano 0?

    • Olá @disqus_UGJUMQys16:disqus
      À partida, podes, sim, mas como é explicado, implica que acabes essa disciplina em atraso e entres efetivamente depois no curso pelo concurso nacional de acesso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz

    Olá!
    Estou no 12º ano e tenho Matemática de 11º e 12º ano em atraso e pretendo ingressar numa faculdade que só é necessário o exame nacional de Português, eles pedem o 12º ano ou equivalência. É possível entrar na universidade com uma disciplina em atraso? Isso significa que tenho o 12º ano ou não?
    Obrigada

    • Olá @disqus_BOAxLnnsnF:disqus
      Só é possível nas formas descritas no artigo. Para entrar pelo concurso nacional de acesso precisas de ter o 12º completo, ou seja, todas as disciplinas concluídas. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • costa

    Boa tarde!
    Estou no 12 ano ,e tenho matemática de 10º ,11º e 12º em atraso e tenho 23 anos.

    e pretendo ingressar numa faculdade será que aceitam ?

  • Sara

    Boa tarde, tenho o 12º ano incompleto pois falta me uma disciplina, terei possibilidade de ingressar numa licenciatura para maior de 23 nessa condição? Obrigada

    • Olá @disqus_90HirAmIHA:disqus
      Depende das condições da instituição. Nos concursos especiais, como é o caso dos maiores de 23 anos, a instituição é que define as regras de selecção dos candidatos. Mas nalgumas é possível, sim. Informa-te com as instituições de ensino superior em que estás interessada. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Sara

        Muito obrigada!

  • Carla Fernandes

    Bom dia. O ingresso ao ensino superior por concurso especial de alunos com Diploma de Curso Tecnológico tem ainda que realizar uma prova especifica? Obrigada

  • Liliana Oliveyra

    Boa Tarde. Estou a terminar o 12ºano e tenho todas as disciplinas feitas. Durante o periodo de inscrição de exames nacionais nao estava com ideias de frequentar o ensino superior, a nao ser um cet ou ctesp devido a problemas financeiros mas agora surgiu-me a oportunidade para poder tentar ingressar no ensino superior e nao tenho os exames nacionais feitos e agora?

    • Olá @lilianaoliveyra:disqus
      Ainda podes fazer a inscrição nos exames nacionais através do pagamento de uma multa de 25 euros. Dirige-te a uma escola secundária assim que possível. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Beatriz

    Boa tarde! Eu estou a repetir o 12º, pelo que se tiver de fazer alguma disciplina terá de ser no ensino nocturno. A minha situação é a seguinte: eu não tenho nota para concluir educação física. O professor encontra-se de baixa, pelo que não vou ter como subir a nota (a não ser que venha um substituto), que é que é necessário eu fazer nesta situação?

    • Olá @disqus_QRm8kCAK5d:disqus
      Caso chumbes à disciplina podes propor-te no fim do ano ao exame de equivalência à frequência de forma a tentar concluir a disciplina dessa forma. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Marina Stoyan

    Boa tarde.eu tenho 23 anos e não conclui o 12°ano ha 4 anos atras.estive num curso professional de analises laboratoriais e gostaria de tirar algum curso e nao sei se consigo entar sem concluir 12 ano.é que faltou me mesmo o 12 ano terceiro periodo. E ate agora nao levantei o meu certificado de habilitaçoes da escola,sera que eles me dao algum documento passando tanto tempo?que tipo de documento me vão dar?frequencia ate 11°ano?

    • Olá @marinastoyan:disqus
      Nesse caso as tuas habilitações académicas serão provavelmente o 9º ano. Como já tens 23 anos, caso os tenhas feito até ao fim do ano passado, podes tentar entrar pelo concurso especial de acesso para maiores de 23 anos, em que algumas instituições não exigem que o aluno tenha o 12º ano concluído: http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/maiores-de-23-anos/
      Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Marina Stoyan

        Muito obrigada pela resposta.quer dizer que com frequência do 10° e 11°ano do curso e sem concluir 12° posso candidatar me a CET do meu fundo do desemprego?(é que neste momento estou desempregada) sera que q minha escola me da documento que confirma que frequentei e conclui positivamente 10 e11 ano?

      • Marina Stoyan

        Muito obrigada pela resposta.quer dizer que com frequência do 10° e 11°ano do curso e sem concluir 12° posso candidatar me a CET do meu fundo do desemprego?(é que neste momento estou desempregada) sera que q minha escola me da documento que confirma que frequentei e conclui positivamente 10 e11 ano?

        • Com o 10º e o 11º todo completo podes frequentar um CTSP (substituto dos CET), sim.

  • Liliana Ribeiro

    Boa noite, no ano 2014/2015 frequentei o ano zero (CET), parei este ano letivo, e gostava de saber se ainda posso usufruir do ano zero para frequentar a licenciatura?

  • Francisco Garcia

    Olá eu sou do curso científico-humanistco e tenho todas as disciplinas feitas a exceção do 10,11 e 12 de matemática

    Neste momento estou a fazer os 3 anos por módulos à noite tendo ja os módulos correspondentes ao 10 e 12 feitos

    A minha pergunta é: Será q me posso candidatar sem o 11 ano de matemática? Ou quais as minhas opções? A ideia era nao ter q perder 1 ano a fazer o 11. Obrigado desde ja

    • Olá @disqus_64gkgYcvUD:disqus
      Sem o secundário completo não podes concorrer, e a opção dos CTSPs não é viável para ti nessa situação. Podes fazer um Ano Zero enquanto acabas essa disciplinas, mas só poderias aceder ao ensino superior no próximo ano. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Vasco

    Olá, sou do curso de Ciencias e Tecnologias e tenho todas as disciplinas concluidas do secundario ha exceção do exame nacional de matematica, que com a nota que obtive nao tive positiva na media dos tres anos. Quero ir para Ciencias Forenses na faculdade que apenas requer o exame de Bio/Geo como prova de ingresso no entanto, a minha faculdade (CESPU) nao consta na vossa lista das quais contem a possibilidade do ano zero. É possivel candidatar me e entrar no curso superior na mesma ?

    • Olá @disqus_3B103v2Ptc:disqus
      Tens de perguntar nessa instituição se possui ou não o ano zero. Na nossa lista só estão as que encontramos que tinham essa informação pública, mas outras poderão ter que não tenham divulgado essa informação na altura. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Gonçalo

    Olá, sou do curso de línguas e humanidades, estou a terminar o 12º porem não vou conseguir aprovação na disciplina de português pois tenho media de 9 dos 3 anos e muito provavelmente não serei admitido a exame, ficando assim com o 12º incompleto, que outras opções tenho para dar continuidade aos estudos sem ter de repetir a disciplina e concluir o 12º, não pretendo ingressar num curso superior, devo optar pelo CTSP? quais as habilitações para candidatar-me a um curso técnico superior profissional ?

    • Olá @disqus_MD2pYoWFhc:disqus
      Para frequentar um CTSP tens de ter o 10º e o 11º anos todos concluídos. Sugeria que explorasses o ensino recorrente, que te permite fazer a disciplina em falta por módulos de uma forma mais acessível e flexível, sem a obrigação de realizar o exame nacional para concluir a disciplina. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • Andreia Godinho

        CTSP é o mesmo que CET, certo?

  • Pedro Sequeira

    Boa tarde, tenho umas duvidas, fiz o 12º no curso profissional técnico de contabilidade, pretendo entrar para o ensino superior e o curso que pretendo só me pede exame a 1 disciplina, pode ser economia, português ou matemática, eu realizei as provas de ingresso o ano passado, a português e economia, mas em ambas tive 7, neste momento pretendo realizar a prova de ingresso de língua portuguesa de novo, mas fui informado que é necessário fazer dois exames, as minhas perguntas são: O exame de economia que realizei o ano passado conta? (mesmo que a nota esteja abaixo dos 9,5?
    Se sim: irá contar para a média juntamente com o de português? sendo só necessário um dos exames para o curso
    Se não: Não será possível candidatar-me ao ensino superior? Terei de optar pelo cet?

    • Olá @disqus_ZbaNTnXlDX:disqus
      Sim, para o cálculo da CFCEPE por seres do ensino profissional, poderão ser considerados exames nacionais de anos anteriores. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Matos

    Boa noite!
    Ando no 12º ano em Ciências e Tecnologias, e pretendo entrar para o ensino superior com o curso Educação Básica. Contudo, neste momento tenho uma disciplina que, não sei se consigo fazer ( matemática A).
    A minha pergunta era a seguinte: Consigo entrar em alguma instituição que tenha o curso Educação Básica, com alternativa a Ano zero ou assim.
    Quais? E que hipóteses é que tenho!?

    • Olá @disqus_4cvAgypaeW:disqus
      Terás de perguntar nas instituições em que estiveres interessada. As únicas que sabemos são as que estão na lista em cima, já que muitas não têm essa informação pública. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Matos

    Obrigada! Só mais um pergunta… Será que há mais alguma hipótese de entrar no ensino superior, sem ter uma disciplina feita no 12º ano, sem recorrer ao ano zero?

    • Olá @disqus_4cvAgypaeW:disqus
      Tal como é descrito no artigo, tens a solução dos CTSPs caso tenhas o 10º e o 11º todo concluído. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • brn_ln

    Boa tarde,
    Estou a acabar um CET, para fazer uma licenciatura pedem-me para realizar um dos exames… Com o CET feito nao deveria ser necessário, ja mudou ou eu percebi mal?

    Cumprimentos!

    • Olá @brn_ln:disqus
      Isso já mudou, agora são necessárias provas de ingresso. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

      • brn_ln

        Pelo que percebi no forum caso seja uma faculdade será necessário o exame nacional na mesma

  • Andreia Godinho

    Quais são as datas para candidatar ao CET?
    E qual o local onde me posso dirigir para me informar melhor?

    • Olá @andreiagodinho:disqus
      Depende da instituição e curso em causa. Deves recolher mais informação junto da instituição. Se tens uma negativa no 11º ano não dá para concorrer. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Daniel Caldeira

    Boa tarde, tenho um problema que penso que se pode igualar ao caso 1. Tenho de prova de ingresso de Matemática e Química mas não consegui ter nota suficiente no exame para concluir a disciplina de biologia, tenho de recorrer a segunda fase para tentar fazer a disciplina, no entanto as minhas provas de ingresso são de 1ª fase, posso candidatar-me ao ensino superior publico na 1ª fase?

    • Daniel Caldeira

      A biologia em atraso é de 10º/11º

    • Olá @disqus_N3Gh9onr9n:disqus
      Nesse caso não podes concorrer à 1ª fase de candidaturas, porque para efeitos desta fase não tens o ensino secundário concluído. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Ana Guerreiro

    Olá. Eu tenho uma questão: terminei no ano passado o 12°ano do curso de Artes visuais, mas fiquei com geometria descritiva por fazer (ou seja chumbei no 10° ano dessa disciplina). Então, eu pensei em fazer geometria por externo, fazendo o exame e tirar pelo menos 9.5 para poder terminar a disciplina. Porém, não sei se conseguirei tirar tal nota e não queria ter de esperar até para o ano para fazer novamente o exame. Há alguma forma de ir para a universidade sem ter geometria? Dá para ir para a universidade e fazer lá geometria ao mesmo tempo do curso universitário? Obrigada

    • Olá @disqus_aqqUyaTMQg:disqus
      Dá, através da solução que é dada neste artigo. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Sofia Inácio

    Olá! Eu tenho teoricamente acabei o 12 ano de Artes Visuais em 2014 mas fiquei com as disciplinas de geometria descritiva A e matematica B (disciplinas de 10º e 11º ano) por fazer e ha 2 anos que as ando a tentar fazer e não consigo. Existe a possibilidade de obter a equivalencia ao 12 ano através de um cet universitario?

    • Olá @sofia_in_cio:disqus
      Nesse caso não, porque para entrares num desses cursos precisavas de ter o 10º e o 11º todos concluídos. Se tiveres outras dúvidas sugerimos que coloques no nosso fórum: http://uniarea.com/forum/

  • Diogo Dias

    Olá, eu ando num curso profissional de programação no 11º ano e para o ano queria seguir o ensino superior, sem exames nacionais isso é possivel? acha que o ano zero era uma boa opção? Visto que um curso profissional equivale ao 12º ano mas n equivale ao 12º ano de ciencias.. Pode me dizer a sua opinião?? Obrigado .

  • Cláudia Soares

    Olá, eu estive este ano no ensino recorrente pois não conclui matemática A mas não consegui passar ao exame de 12ºano no ensino recorrente, o que me levará a só poder concluir o exame de 12ºano em dezembro…
    Se eu me inscrever no ano zero na faculdade, e vamos supondo que passo ao exame de matemática em dezembro posso passar depois do ano zero para o 1ºano de faculdade em janeiro/ 2º semestre ou não é possivel ?

  • Andreia Agostinho

    Olá, eu acabei o 12º com todas as disciplinas feitas à excepção de matemática. Chumbei logo no 10º e a opção que me deram foi tentar agora, no exame nacional de 12º ano, tirar 9,5 e conseguir fazer a disciplina, porém eu não consegui.
    Queria saber se ,na minha situação, posso entrar num CET ou mesmo no ano zero? E qual seria a melhor opção no meu caso?

  • Fabio mota

    Olá, não consegui acabar o 12º mas tenho 10º e 11º completo menos Fisica e Quimica A que nao consegui tirar mais de 9.5 valores, tendo obtido 10 valores sem contar o exame e gostava de saber se poderia entrar em um CET.

  • Cátia Pereira

    Olá, não consegui acabar matemática A de 12º, e precisava de 8,5 a física e química A para ficar feita, visto que só fui com 10 como nota interna. Para entrar num CTSP, preciso de tirar 8,5 mesmo no exame, ou como tenho 10 como nota interna consigo entrar na mesma? Obrigada 🙂

  • bruna Pereira

    Olá , acabei agora o 12°ano e pretendo seguir para a faculdade , mas tenho filosofia por fazer de 11° ano, posso concorrer na mesma ao 1° ano de licenciatura e fazer a disciplina a noite? Obrigada:)

  • carlos

    Boa tarde! Só me falta acabar a matemática e este ano também não consegui tirar positiva no exame nacional. Tenho 22 anos, ainda consigo inscriver-me paro o ano, com 23 anos de idade?

  • Daniel Machado

    Olá. Eu concluí todas as disciplinas do secundário, exceto Matemática A (fui com 10 a exame mas não consegui ficar com específica). Os cursos do ensino superior a que pretendo concorrer não necessitam da prova de ingresso de matemática nem têm cadeiras relacionadas com matemática. Posso concorrer à universidade, mesmo não tendo concluída a disciplina de matemática, ou não é possível e tenho que fazer primeiro a disciplina? Obrigada

  • Pedro Ribeiro

    Muito boa tarde, tenho um CET já concluído e queria agora prosseguir os meus estudos numa licenciatura, quando terminei o meu CET indicaram-me que não era necessário exames nacionais e agora á última da hora avisam que já é necessário exames nacionais… Pois, gostava que alguém me conseguisse ajudar, já que estou um pouco perdido. Obrigado.

  • Diogo Coutinho

    Boa Tarde,
    Eu reprovei no exame de Físico-Quimica e não terminei a disciplina, no 11 ano tb reprovei a matemática mas fui para o 12 ano fazer as disciplinas do 12 ano e assistir a matemática desse mesmo ano e tentei ir como aluno externo a Físico-Química e a Matemática sõ que não consegui passar tirando nas provas de Fisico-Quimica (87 na 1fase e 60 na 2fase) e a matemática fiz a primeira fase tirando 50.
    Eu queria saber se na minha situação tenho possibilidade de entrar no ano zero pois eu estava a pensar me candidatar no ISEP mas a candidatura são 50€ o que é um bocado caso não dé para entrar.
    Agradecia muito a ajuda ,Obg

  • Ana Pinto

    Boa Tarde, fiz um curso profissional de gestão equina, nivel IV, conclui todos os modulos, exepto a PAP, posso realizar algum desses cursos? Obrigado.

  • Louro Abreu

    boa tarde; fiz um curso técnico na area de electricidade e tanho so 10º ano consigo tirar algum curso de engenheiro na mesma area,o que devo faser

  • Joana Oliveira

    Boa noite. Terminei o 12ano em 2016 através de um curso profissional do IEFP.
    Em junho fiz exame para maiores de 23 para ingressar na faculdade, não tive média suficiente para as míseras 2 vagas que existiam.
    Este ano, tenciono, se possível fazer o exame nacional normal, mas por externo.
    Não tenho qualquer informação sobre os procedimentos, nem, tendo em conta o facto de não ter terminado o 12ano no ensino corrente, poderei fazê-lo?