Portugal foi distinguido com catorze prémios internacionais da Erasmus Student Network 2016/2017. A reunião que junta, anualmente, as mais de 500 secções Erasmus, aconteceu em Berlim e Portugal foi o país com mais prémios atribuídos.

De 20 a 23 de abril decorreu em Berlim, na Alemanha, o Annual General Meeting (AGM), um evento organizado todos os anos pela Erasmus Student Network (ESN). Representando na prática a ‘geração Erasmus’, a AGM é a maior conferência europeia de estudantes com foco no tema da mobilidade, e este ano teve mais de 750 jovens voluntários presentes. É também na AGM que são entregues os ESN Star Awards, prémios que distinguem os melhores projetos, atividades, secções e países. A votação é feita pelo Comité Internacional, constituído por membros da ESN de vários países.

No evento deste ano, Portugal venceu catorze prémios, com destaque para o terceiro lugar no STARland, a categoria para melhor país, e segundo e terceiro lugares no STARlight, com ESN Lisboa e ESN Minho como melhores secções respetivamente. Os portugueses foram quem trouxe mais prémios para casa:

  • ESN Portugal: 3º lugar STARland (melhor país), 2º lugar gadgetSTAR (melhor gadget) e 3º lugar campaignSTAR (melhor campanha de comunicação: #PortugalFriends).
  • ESN Algarve: 3º lugar webSTAR (melhor website).
  • ESN Aveiro: 2º lugar movieSTAR (melhor vídeo).
  • ESN Lisboa: 1º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN), 2º lugar STARlight (melhor secção local) e 2º lugar buddySTAR (melhor evento baseado na cooperação entre estudantes locais e estudantes Erasmus)
  • ESN Porto: 2º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN), 2º lugar educationSTAR (melhor campanha/ação de advocacia no campo da mobilidade (direitos da juventude/estudantes), desenvolvimento pessoal e/ou profissional ou reconhecimento do voluntariado) e 2º lugar ESNshowcaseSTAR (melhor iniciativa dentro da rede internacional).
  • ESN Madeira: 3º lugar eventSTAR (melhor evento internacional: Eduk8 Starter Madeira).
  • ESN Minho: 3º lugar STARlight (melhor secção local) e 3º lugar inclusionSTAR (melhor atividade de inclusão dos estudantes com deficiência).

 

Para Alexandra Bigotte de Almeida, Gestora de Comunicação da ESN Portugal, “estes prémios são o resultado de uma organização cada vez mais forte, no qual o contributo de cada um dos voluntários das 14 secções portuguesas dita o sucesso que temos enquanto rede ESN Portugal”.

No ano em que se celebra o 30º aniversário do Programa Erasmus, a Gestora de Comunicação salienta ainda que: “Estas distinções são importantes e motivam-nos a fazer mais e melhor, mas é nas mais diversas formas de agradecimento dos estudantes que escolhem o nosso país para fazer Erasmus, que vemos verdadeiramente reconhecido o trabalho voluntário que fazemos”.

A AGM acontece uma vez por ano e dura cerca de quatro dias. O evento anual contempla sessões plenárias, onde se fazem as eleições para a Direção Internacional da ESN, um desfile de bandeiras, o EuroDinner e, por último, a Gala. É neste evento formal que são atribuídos os prémios anuais. No total, este ano houve 20 categorias, sendo atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugar em cada.

Foi também no evento deste ano que a ESN Portugal viu um dos seus voluntários ser eleito para a Direção Internacional. Proveniente da ESN Minho, João Pinto, atual Presidente do Conselho Fiscal da ESN Portugal, Vice-Presidente 2014/15 e Representante Nacional 2015/16, foi escolhido pelas mais de 500 secções da rede internacional ESN para ser Presidente da ESN AISBL no ano 2017/18.