Aproxima-se um momento crítico para os alunos do Ensino Secundário mas também do Ensino Superior. Os primeiros enfrentam em breve os Exames Nacionais e os segundos os exames finais das cadeiras do segundo semestre.

É uma altura que mistura muita ansiedade, nervosismo e frustração pelo que decidimos fazer uma pesquisa sobre quais os melhores métodos de estudo e como te podemos ajudar a ter sucesso nesta fase.

Decidimos dividir o artigo em 3 partes, focando as duas primeiras em duas pesquisas científicas, uma sobre o gráfico da memória humana e outra sobre a capacidade de concentração humana. Finalmente a terceira dará dicas práticas para planeares e gerires o teu estudo com base nestas e noutras pesquisas.



Pesquisa 1: Gráfico da Memória Humana

Esta pesquisa diz-nos que, quanto tu lês alguma coisa, a tua memória sobre o que acabaste de ler ou ouvir está quase viva. O seu gráfico é horizontal a 100%, e diminui lentamente ao longo do tempo.

Quando tu relembras essa coisa um dia depois as ligações da memória são reforçadas. Agora a diminuição é muito lenta quando comparada à situação em que não relembras. Esta velocidade diminui com cada processo de relembrar que tu fazes da matéria que queres tornar memorável.

Graficamente é o que está em baixo:

graficomemoriahumana

Logo, não tentes apenas memorizar e ficar tenso sobre o porquê de esqueceres tudo tão rápido.

Tenta criar um plano para relembrares os conteúdos sem qualquer pressão. Lês uma vez e em seguidas pões de lado. Lês novamente a noite, e novamente no dia seguinte, e novamente na semana seguinte. Testa-te no 15º dia e depois relembra ao fim de um mês. O teu gráfico de memória não irá diminuir tão rapidamente agora.

Faz-te sentido os resultados desta pesquisa? O que te parece este método de estudo? Deixa o teu comentário e não percas a Parte 2 sobre a capacidade de concentração humana e a Parte 3 com 10 dicas práticas para planeares e gerires o teu estudo.