Continuamos a nossa procura para te dar dicas sobre o melhor método de estudo.

Recomendamos que leias primeiro a Parte 1 em que apresentamos os resultados de uma primeira pesquisa sobre o gráfico da memória humana.

Concluímos que uma melhor forma de tornar algo memorável é relembrar isso várias vezes em diferentes intervalos de forma a reforçar as ligações da memória.

Esta Parte 2 dar-te-á a conhecer uma segunda pesquisa sobre a capacidade de concentração humana e a Parte 3 tem dicas práticas com base nestas 2 e outras pesquisas.



Pesquisa 2: capacidade de concentração humana

Um estudo sobre este tema obteve o gráfico que podes ver aqui, que verifica a concentração humana em percentagem ao longo do tempo:

percentagemconcentracao

Como podes verificar na imagem, a capacidade de concentração humana é de 30% ao fim de 45 minutos. Este é o tempo médio que uma aula demora nas escolas. Nas universidades esse tempo é elevado para uma hora.

Portanto o melhor é, ao fim de uma hora, mudares o que estás a fazer por uns minutos. Depois recomeças com um nível de concentração a rondar os 90% com a memória refrescada. 

Relativamente a este tema deixamos ainda duas dicas:

  • Horas em que és mais produtivo: pode ser diferente para algumas pessoas, mas para a maioria de manhã cedo é o período mais produtivo.
  • Temperatura da sala: tenta mantê-la um pouco quente, está comprovado que ajuda à concentração.

Que te parecem os resultados desta pesquisa? Não percas a Parte 3 com 10 dicas práticas para planeares e gerires o teu estudo.