Finalizamos a nossa pesquisa para te dar as dicas sobre o melhor método de estudo com esta terceira parte.

Recomendamos que comeces por ler a Parte 1, em que abordamos os resultados de uma pesquisa sobre o gráfico da memória humana, e também a Parte 2, com os resultados de uma pesquisa sobre a capacidade de concentração humana.



Com base nos resultados nos resultados destas duas pesquisas e de outras que encontramos deixamos-te aqui esta lista:

10 dicas práticas para planeares e gerires o teu estudo

tumblr_inline_n66rjyHHKR1svc1e71. Faz um calendário do teu dia, incluindo quantas horas vais estudar.  É o primeiro passo para o sucesso.

2. Os humanos conseguem concentrar-se 40 minutos numa atividade, no máximo 1 hora (ver Parte 2). Muda o teu material ou disciplina de estudo a cada 40 minutos ou a cada hora. Podes ajustar este tempo conforme vejas que consegues ou não manter a concentração no que estás a estudar.

3. Começa o estudo do dia por aprender coisas novas, depois de reveres os tópicos que estudantes no dia anterior. Aprenderes coisas novas ao início dá-te motivação e esperança para a restante jornada de estudo.

4. Não comeces uma disciplina ou capítulo depois de outro. Faz um intervalo de 5 ou 10 minutos. Neste intervalo come fruta ou chocolate. Vai dar uma volta à rua e apanhar ar para refrescar a mente e voltares em força ao estudo.

5. Estuda cada disciplina três vezes por dia, desenhando o teu calendário de estudo para que consigas ter estes três turnos por dia.

6. Tira notas no primeiro turno e revê-as no segundo e terceiro turnos. As tuas notas não devem ser uma cópia exata do livro da disciplina.

7. Cria um momento a meio do teu calendário de estudo para te testares.

8. Reserva algum tempo extra para rever tópicos de estudo que te tenham suscitado dúvidas, ao fim de cada dia de estudo.

9. Nunca comeces o dia de estudo a resolver exames, mas sim a rever os tópicos do dia anterior. Aumenta a dificuldade do estudo do início até ao fim do turno.

10. Divide o tempo de estudo conforme a importância e a dificuldade de uma determinada disciplina exame que vais realizar. O mesmo se aplica para os diferentes capítulos/módulos dentro de uma disciplina.

Tens alguma dica que queiras acrescentar? Boa sorte para os exames!