Em 2013, dois jovens juntaram-se para criar um meio jornalístico online, alternativo no panorama português, que espelhasse melhor os interesses e vontades da sua geração. No seu 4º aniversário, o  Shifter lança uma campanha de crowdfunding para firmar o seu compromisso no mercado e dar o próximo passo na profissionalização do projecto.

A solidificação dos processos da redacção e do critério editorial, o desenho de uma experiência digital útil e intuitiva, e a justa remuneração de todos os intervenientes tornaram-se mais do que objectivos essenciais, critérios para o Shifter manter a tendência de progressão quantitativa e responder positivamente à crescente exigência de qualidade.

O crowdfunding, através do qual o Shifter pretende obter 5 mil euros de financiamento da sua comunidade, surge sobretudo como marca desse compromisso e como forma de impulsionar a sua execução prática. Agora com um núcleo de quatro pessoas e uma vasta rede de colaboradores igualmente voluntários, Shifter lançou esta campanha juntamente com a redefinição da sua marca, que será acompanhada nos próximos meses pelo lançamento de um novo site – agora em fase de testes – e de uma app – em fase de construção.

Durante os últimos 4 anos, o Shifter tem-se posicionado como uma revista online para a geração digital. Uma geração hiper-conectada, que consome informação a um ritmo alucinante e que tem medo de ficar de fora. Ao mesmo tempo, uma geração que se perde na imensidão de informação que tem em seu redor, muitas vezes mediada por algoritmos. Tal como a nova imagem mantém a identidade anterior tornando-a  mais clara e apelativa, também a missão do Shifter se tornará agora mais simples e evidente: acompanhar e compreender o presente para preparar com consciência o futuro.

A campanha de crowdfunding esteve a decorrer nas últimas semanas através da plataforma portuguesa PPL, acabando no próximo dia 2 de Janeiro. Para comunicar melhor o posicionamento da marca e realçar a importância do conteúdo independente, sem sensacionalismo nem estereótipos, o Shifter lançou um filme publicitário, produzido internamente e com o mote “Quanto vale o teu clique?”.