A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), na qualidade de parte integrante da Universidade do Minho, foi premiada pela EUSA – European University Sports Association, “como a universidade mais ativa e participativa em desporto universitário na Europa”.

O prémio, anunciado no dia 30 de janeiro, deve-se ao facto de a AAUM ser a associação – e consequentemente a Universidade do Minho ser a Universidade – com mais participação nos eventos desportivos da EUSA em 2017. A entrega será oficialmente feita a 13 de abril de 2018, em Madrid, Espanha.

A EUSA premeia anualmente as Universidades participantes nos seus eventos desportivos, “com o objetivo de reconhecer os esforços, as realizações e as contribuições para o desporto universitário”.

Nos últimos anos, os portugueses têm estado em destaque. Exemplo disso é o quarto galardão conquistado pela Federação Académica de Desporto Universitário de Portugal (FADU). O prémio diz respeito à federação com mais organizações e participações internacionais.