253-1gotenksssj 001Segundo o que tem vindo a ser noticiado por vários meios a Universidade do Porto (UP), a Universidade do Minho (UM) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão assinar, nesta quinta-feira, um memorando de entendimento que tem como primeiro objetivo a apresentação de projetos comuns ao programa europeu 2020, podendo depois evoluir para uma parceria mais estreita entre as três instituições.

O Jornal de Notícias chegou inclusive publicar que este seria o primeiro de muitos passos para a criação de uma espécie de Universidade do Norte, sendo as três instituições unidas mais eficazes e consequentes na oferta reajustando entre elas os seus cursos.

O documento que será assinado nesta quinta-feira prevê a possibilidade de transferência de alunos entre universidades. Pelo que tudo indica que, se chegarem à conclusão que um determinado curso, pela pouca frequência que tem, deve terminar numa das universidades, os estudantes serão colocados noutra academia. Informação também veiculada pelo JN que dava como um dos exemplos a concentração dos cursos relacionados com o sector primário na UTAD.

Da mesma forma, haverá candidaturas conjuntas a fundos comunitários, feitas de acordo com uma estratégia definida em comum. Os projetos de internacionalização e de captação de estudantes e investigadores estrangeiros serão igualmente pensados em conjunto.

Depois da fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa na nova ULisboa teremos uma nova fusão a norte? Só o tempo o dirá.