A segunda edição do Orçamento Participativo da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) arrancou esta semana. A fase de divulgação irá prolongar-se até dia 6 de abril.

O Orçamento Participativo da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) é um instrumento democrático, na medida em que permite que qualquer estudante da Universidade de Aveiro intervenha responsavelmente no plano de atividades da AAUAv, até ao limite orçamental de 2000 euros.



“O orçamento participativo é um mecanismo de participação que permite aos estudantes melhorar algo para a sua comunidade. Desta forma, a Associação Académica decidiu manter a iniciativa mas alterar a metodologia de comunicação, pretendendo que o estudante entenda que tem aqui uma oportunidade, para deixar a sua marca! Acreditamos que os 2.000€ poderão apoiar projetos interessantíssimos que os estudantes queiram desenvolver, para estimular a mudança no seu quotidiano.” adianta o presidente da direção da AAUAv, Xavier Vieira, em comunicado.

O Orçamento Participativo AAUAv 2018 reflete um benefício para a comunidade académica, uma vez que promove uma participação mais ativa do estudante, quer através da promoção de projetos sob uma perspetiva de inovação e empreendedorismo, quer através da votação nos projetos sujeitos a sufrágio.

Desta forma, o Orçamento Participativo AAUAv 2018, promove maior proximidade entre o estudante e a Instituição que o representa, na forma em que permitirá uma correspondência entre suas prioridades e o trabalho que a Associação Académica da Universidade de Aveiro desenvolve.

Na primeira edição do Orçamento Participativo AAUAv, em 2017, o projeto vencedor foi uma “Sala Académica 24/7”, que consiste na criação de uma sala de estudo aberta 24 horas na Universidade de Aveiro, encontrando-se neste momento em fase de implementação.

O projeto vencedor do Orçamento Participativo AAUAv 2018 será divulgado na Gala dos 40 anos da Associação Académica da Universidade de Aveiro.