O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o lançamento de dois concursos para estudantes e investigadores portugueses, para estimular a inovação e capacidade de aprender, associando-se ao Web Summit, um grande evento tecnológico mundial a realizar em Lisboa.

O programa ‘Born from Knowledge’ é dedicado “ao estímulo à inovação e à capacidade de aprender, apreender e empreender com base formação, na investigação científica e no conhecimento”, explica um comunicado do MCTES.

Composto por um conjunto de iniciativas, como as ações Students e Ideas, associa-se, assim, ao Web Summit, o maior evento tecnológico do mundo, que se realizará em Lisboa, entre 07 e 10 de novembro.

O Students destina-se a estudantes das instituições de ensino superior portuguesas e a participação implica a colaboração num turno diário de cinco a seis horas, dando acesso integral a todas as atividades do evento.

Correspondendo a um bilhete com o valor de 600 a 900 euros, é exigido aos estudantes que tenham interesse em startups, tecnologia, produção e eventos; boa capacidade de comunicação e conversação fluente em inglês, sendo a fluência noutras línguas valorizada.

Quanto à iniciativa Ideas, é um concurso nacional de ideias inovadoras baseadas na formação e no conhecimento científico, que pretende divulgar e premiar propostas de negócio de produtos de base científica ou tecnológica, concebidas por estudantes do ensino superior e investigadores de pós-doutoramento.

Estas ideias devem demonstrar “criatividade, potencial de inovação e viabilidade económica e financeira, sendo valorizadas aquelas que associem a dimensão científica e tecnológica com a responsabilidade social cultural”, explica o MCTES.

Encontra mais informações sobre esta iniciativa em: www.bornfromknowledge.pt