100 Ideias de 100 jovens para o novo Governo: qual é a tua?


Os jovens entre os 15 e os 29 anos representam à volta de 17% da população portuguesa. Alguns estão no ensino secundário, outros no ensino superior, outros já no mercado de trabalho e outros não fazem nem estudam nem trabalham. É um grupo que frequentemente não se sente ouvido nem se sente representado.

Dos 230 deputados eleitos no passado dia 30 de janeiro, no seguimento do resultado das eleições legislativas, apenas 9 têm até 30 anos (menos dois do que na anterior legislatura), ou seja, representam cerca de 4% do futuro parlamento. A composição do Governo ainda não é conhecida, mas será pouco provável que a representação de elementos até 30 anos tenha um lugar de relevo.

A tomada de posse do novo Governo liderado por António Costa deverá acontecer a 29 de março, mais de um mês depois da data inicialmente prevista. Recorde-se que a tomada de posse estava inicialmente prevista para esta semana, a 23 de fevereiro. No entanto, a decisão do Tribunal Constitucional de mandar repetir as eleições dos emigrantes na Europa ditou um adiamento nesta data. As novas eleições terão lugar nos dias 12 e 13 de março e os votos por via postal serão considerados se recebidos até 23, daí o referido adiamento. 

Aproveitando este compasso de espera, e enquanto não é conhecido a composição do novo governo, decidimos lançar a iniciativa de pedir a 100 jovens uma medida que gostassem de ver inscrita no programa do Governo. Disclaimer: esta iniciativa é inspirada numa similar lançada no jornal Expresso com 100 ideias de 100 mulheres para o novo Governo de António Costa

Como podes participar: 

  • Individualmente, preenchendo o formulário em baixo, descrevendo a tua ideia de forma sucinta.
  • Em representação do teu grupo/núcleo/associação de estudantes, preenchendo o mesmo formulário. O Uniarea tomará a iniciativa de desafiar diretamente várias organizações de estudantes de várias áreas e zonas do país.

O que é que iremos fazer com estas ideias?

  • Irão ser compiladas em futuros artigos a serem publicados no Uniarea.
  • Serão divulgadas em várias publicações nas nossas redes sociais.
  • Serão compiladas num documento e enviadas ao gabinete do futuro Ministro da Educação ou futuros Ministros da Educação e Ensino Superior, caso não exista a fusão de ministérios.

Aceitas o desafio? Submete a tua ideia neste formulário.