A capital portuguesa é uma zona histórica, repleta de locais de interesse turístico e cultural, sendo ainda uma das cidades que maios possui um elevado número de estudantes universitários.
Talvez por essa razão, seja possível encontrar um pouco por toda a cidade diversos locais onde os estudantes se podem reunir e estudar – seja em grupo ou sozinhos. Neste artigo, reunimos algumas sugestões de sítios onde podes estudar em Lisboa – alguns mais calmos e sossegados que outros – quer seja para te preparares para exames e frequências, quer seja apenas para manteres o estudo em dia.
Bibliotecas
Seja a biblioteca da tua universidade, de uma universidade próxima ou uma biblioteca pública. É um dos melhores lugares de estudo para aqueles que gostam de um ambiente tranquilo e de pouco ruído.
Podes encontrar estas bibliotecas espalhadas um pouco por toda a cidade. Tem em atenção que no caso das bibliotecas universitárias, se não fores estudante da instituição, estarás sujeito a um número limitado de vagas no espaço, pelo que é recomendável chegares cedo, principalmente em períodos de provas.
No caso das bibliotecas públicas, deixamos abaixo algumas sugestões:
- Biblioteca Palácio Galveias (Campo Pequeno)
- Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Telheiras)
- Biblioteca Nacional de Portugal (Campo Grande)
- Biblioteca Camões (Baixa-Chiado)
Cafés
Se és dos que gosta de um ambiente mais relaxado e não dispensas uma bebida ou um lanche durante o estudo, então os cafés são o lugar ideal para ti. São inúmeros os que existem pela capital e, geralmente, podes escolher qualquer um deles, mas tem em atenção se estes proíbem ou não a utilização de computadores no espaço.
Entre os cafés mais populares para se estudar, podes encontrar:
- Starbucks
- Good Company Books (Campo Pequeno)
- Padaria Portuguesa
Caleidoscópio
Um lugar que dispensa apresentações. Já teve mil e uma faces, entre elas um posto turístico, um cinema e um centro comercial. Atualmente é usado como centro de estudo da Universidade de Lisboa, localizado no Jardim do Campo Grande e aberto 24h por dia. Para entrares, apenas precisas de mostrar o teu cartão universitário.
Galerias
Talvez não sejam dos primeiros sítios que escolherias para estudar, mas diversas galerias e edifícios possuem cafés e outros estabelecimentos no seu interior que te podem proporcionar umas horas de estudo num lugar diferente do habitual. Entre estes edifícios destacamos:
- Centro Cultural de Belém
- LX Factory (Alcântara)
Jardins
Se gostas de estudar ao ar livre, podes encontrar vários jardins e parques espalhados pela cidade. Não são o lugar ideal se necessitares de usar um computador, mas para revisões e leituras são perfeitos.
- Parque Florestal de Monsanto
- Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian
- Jardim do Campo Grande