16 Universidades portuguesas marcam presença no ranking Times Higher Education 2026

As universidades portuguesas mantêm uma presença sólida na mais recente edição do Times Higher Education World University Rankings 2026 (THE WUR), que avaliou 2.191 instituições de ensino superior de todo o mundo com base em 17 indicadores de desempenho.

Tal como no ano anterior, três universidades nacionais — Coimbra, Lisboa e Porto — continuam entre as 500 melhores do mundo, classificadas na faixa 401–500, o grupo mais elevado entre as instituições portuguesas.

Logo a seguir, surge a Universidade Nova de Lisboa, posicionada entre as 501–600, reforçando a consistência das principais universidades públicas portuguesas nos rankings internacionais.

No intervalo 601–800 encontram-se quatro universidades, que consolidam a representatividade nacional neste segmento:

 
  • ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade do Minho

A Universidade Católica Portuguesa mantém a sua posição entre as 801–1000, continuando a ser a instituição privada portuguesa mais bem colocada.

Mais abaixo, a Universidade do Algarve permanece entre as 1001–1200, enquanto a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro se mantêm na faixa 1201–1500.

 

Na categoria 1501+, encontram-se quatro instituições que voltam a marcar presença no ranking:

  • Politécnico de Viana do Castelo
  • Politécnico do Porto
  • Politécnico de Setúbal
  • Universidade Lusófona

Duas instituições surgem este ano com o estatuto de Reportero Politécnico da Guarda e a Universidade dos Açores — o que significa que participaram no processo de avaliação, mas não obtiveram pontuação suficiente para integrar o ranking final.

Comparação com o ano anterior

Em relação à edição de 2025, a generalidade das universidades mantém a mesma posição, confirmando a estabilidade do desempenho nacional. Nenhuma instituição portuguesa subiu ou desceu de faixa, embora se registem duas mudanças de estatuto:

  • A Universidade dos Açores deixou de estar classificada (1001–1200) e passou a Reporter;
  • O Politécnico da Guarda entrou pela primeira vez no ranking, também como Reporter.

Avaliação global

O Times Higher Education World University Rankings 2026 baseia-se em cinco grandes pilares: Ensino (Teaching), Ambiente de Investigação (Research Environment), Qualidade da Investigação (Research Quality), Perspetiva Internacional (International Outlook) e Indústria (Industry).

A nível mundial, a Universidade de Oxford (Reino Unido) voltou a liderar o ranking pelo oitavo ano consecutivo.