Os alunos da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da unidade curricular de “Processos de Gestão e Inovação”, têm vindo a desenvolver várias aplicações e websites úteis, que te temos vindo a apresentar em artigos anteriores. Vimos agora falar-te de 2 aplicações que pretendem por um lado garantir a passagem de informação sobre a praxe aos caloiros e por outro divulgar os eventos ligados aos carros da Queima das Fitas.
Aplicação Dura Praxis
Esta aplicação para sistemas Android tem como objectivo “garantir a continuidade da tradição académica através de diversas funcionalidades”. Os utilizadores desta plataforma podem aceder rapidamente a informação crítica para diferentes estatutos na praxe, contrariando assim o facto de o “Código da Praxe” ser extenso e muitas vezes ignorado; transmitir informação relativamente aos dias em que pode ocorrer alguma actividade praxística ou denunciar, directamente, as más práticas ao Conselho de Veteranos.
A única plataforma que existe sobre a Praxe pertence ao Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, que referem encontrar-se “bastante incompleta”. Ainda de acordo com o grupo de estudantes, o propósito é “fazer com que a praxe continue a seguir velhas tradições e com a ‘Dura Praxis’ combater os abusos que lhe dão mau nome”.
Henrique Branquinho, Flávio Pereira, João Afonso, José Ferreira, Tiago Menezes, Filipe Good e Guilherme Basto são os promotores deste projecto. A versão final da aplicação foi lançada ontem, no Google Play, podendo acompanhar todas as novidades na página de Facebook: https://www.facebook.com/DuraPraxisApp/.
Aplicação CoimVivio
Esta nova aplicação móvel, desenvolvida pelos alunos Filipe Lopes, José Monteiro, Pedro Nolaso, Renato Santos, Roman Kernychyshyn e Simão Brito, pretende ajudar a agregar os diversos convívios dos carros da Queima das Fitas, promovidos pelos vários cursos universitários de Coimbra.
Com o objetivo de ajudar os carros da Queima das Fitas na divulgação dos seus convívios, a aplicação móvel “vem também ajudar a definir o roteiro noturno da vida boémia dos estudantes universitários que com um rápido e fácil acesso permite visualizar os diversos convívios existentes, poupando assim tempo na pesquisa dos mesmos nas páginas de Facebook dos inúmeros carros”, referem em comunicado ao Uniarea.
A aplicação está já disponível gratuitamente na Google Play ou em http://coimvivios.herokuapp.com/, podendo também acompanhar as novidades no Facebook em facebook.com/coimvivio.