Finalizaste o secundário e não conseguiste decidir a que cursos concorrer? Então o programa “Experiências Académicas” da associação Gap Year Portugal pode ser a solução, permitindo-te experimentar um curso nas 20 faculdades que aderiram.
O objetivo é que os futuros candidatos ao ensino superior, que estejam a iniciar o seu Gap Year, possam esclarecer as suas dúvidas, percebendo o que os motiva, num contexto académico real. Acaba por ser uma alternativa ao Ano Zero para quem não decidiu ainda que curso frequentar.
Durante o ano lectivo de 2014/2015, mais de 4200 alunos mudaram ou transferiram-se de curso. Foram quase 10% de todos os alunos que ingressaram no ensino superior, nesse ano, segundo dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Esta iniciativa da Gap Year Portugal dá-te a oportunidade de experimentares um máximo de 3 licenciaturas diferentes, durante 15 dias cada, entre as que estiverem previstas no protocolo com a associação, de 20 faculdades públicas portuguesas.
Francisco Azevedo Silva, hoje a frequentar o curso de Direito, garante que foi graças ao seu Gap Year que conseguiu tomar uma decisão mais consciente “As experiências académicas terão sido a parte mais importante do meu GY. Foi através delas que finalmente consegui meter um ponto final na minha frustração que curso escolher e garantir que ia para aquilo que mais me interessava. Hoje tenho a certeza que estou no rumo certo, o que só se tornou possível porque antes de me candidatar assisti e participei em aulas”.
Para Beatriz Praça, elemento da Gap Year e coordenadora do Programa de Experiências Académicas, “o objetivo é que os estudantes pré universitários tenham acesso aos seus futuros universos académicos, através de uma recepção nas instituições em que ambicionam estudar – assistindo a aulas, questionando o corpo docente e atuais alunos e explorando o ambiente social e visão institucional das faculdades”.
Os interessados no Programa podem conhecer a lista de cursos e faculdades que poderão frequentar e inscrever-se através da plataforma da Associação. www.gapyear.pt