(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os alunos da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da unidade curricular de “Processos de Gestão e Inovação”, têm vindo a desenvolver várias aplicações e websites úteis, que te temos vindo a apresentar em artigos anteriores. Vimos agora falar-te de 3 aplicações que pretendem por um lado facilitar a comparação de preços dos supermercados, outra que te permite organizar o teu dia a dia nos transportes públicos, e finalmente outra com receitas de bebidas desde batidos a cocktails.

CheapShop! 

A CheapShop! surgiu da necessidade crescente dos consumidores em poupar tempo e dinheiro nas suas compras. Esta aplicação indica qual o supermercado mais económico para o utilizador baseando-se na sua lista de compras e fazendo cálculos a partir dos preços disponíveis online de sete dos supermercados mais relevantes em Portugal.



Na aplicação são contemplados supermercados como o Aldi, Auchan, Continente, Intermarché, Leclerc, Lidl, Pingo Doce, permitindo assim à CheapShop! uma grande abrangência a um nível nacional.

“Sentimos que existe uma necessidade crescente de economizar tempo e dinheiro e que seria extremamente útil ter uma aplicação que fizesse todas as contas aborrecidas por nós e no final nos indicasse qual o supermercado mais económico para realizar as nossas compras”, explica Mariana Loreto ao Uniarea.

Neste projeto estão envolvidos seis estudantes de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, André Silva, Gonçalo Coelho, João Cruz, Maria Dias, Mariana Loreto e Mariana Lança.

Travel Card Manager

Qualquer pessoa que use regularmente os transportes públicos certamente já se deparou com um dos seguintes problemas: esquecer-se do número de viagens contidas no seu cartão pré-pago ou até mesmo esquecer-se de carregar o seu passe mensal. Estes lapsos levam frequentemente a custos acrescidos e desnecessários. Foi neste sentido que surgiu a ideia do “Travel Card Manager” que visa resolver estes problemas ajudando as pessoas a organizar o seu dia a dia nos transportes públicos.

Para isso, implementaram um sistema de cartões virtuais no qual é possível adicionar os vários tipos de cartões (pré-pagos e mensais). Caso o cartão seja pré-pago, o utilizador tem a possibilidade de adicionar e retirar viagens, mantendo assim atualizado o número de viagens, e ainda um histórico de cada viagem onde pode adicionar uma nota, como por exemplo, a razão pela qual fez a viagem ou o itinerário. Por outro lado, caso seja um cartão mensal, tem a opção de marcar um dia do mês para receber uma notificação no seu telemóvel, evitando, desta forma, qualquer esquecimento do carregamento do passe.

A aplicação que está disponível no link acima foi desenvolvida pelos estudantes Diogo Gonçalves, Filipe Arrais, Daniel Ramalho, José Sobrinho e Luís Carneiro.

Drink++

A aplicação Drink++ consiste num repositório de receitas de bebidas. A aplicação engloba duas categorias de bebidas principais que se dividem entre os cocktails e as bebidas lifestyle. Na primeira categoria podemos encontrar os diversos tipos de cocktails existentes no mercado, desde os mais simples até aos mais complexos, dispondo de todos os ingredientes que são necessários para a sua elaboração, o seu modo de preparação e até em certas bebidas curiosidades das mesmas. Na categoria dos batidos lifestyle temos batidos mais saudáveis e desportivos, e tal como na categoria anterior, fazem referência aos ingredientes necessários e o seu modo de preparação. Em ambas as categorias dispõe de uma secção  para as sugestões da comunidade onde qualquer utilizador poderá sugerir receitas artesanais ou dos seus batidos preferidos que, depois de validadas, serão acrescentadas à base de dados, e irão figurar juntamente com as restantes receitas.

“O nome que nós demos à aplicação foi Drink++. Este surgiu da palavra Drink que em português significa “Bebida/Beber” e a notação ++ simboliza o número de utilizadores, dado que queremos sempre mais utilizadores e que estes façam as suas sugestões. Para além disso,  a notação ++ em informática simboliza um operador de incremento e vai de encontra ao que foi referido anteriormente”, explicam ao Uniarea.

A aplicação foi desenvolvida por 6 jovens sendo estes: Diogo Filipe, João Leite , José Reis , José Gomes , Nuno Silva, Pedro Marques.