Nos passados dias 4, 5 e 6 de novembro, a Nova School of Business and Economics (NOVA SBE) foi palco dos Consulting Days, uma iniciativa promovida pela Nova Junior Consulting (NJC), júnior-empresa da Nova SBE, que é composta por estudantes da instituição e que realiza projetos reais de consultoria estratégica desde 2012. Este evento, com cerca de 200 alunos, proporcionou uma imersão prática no setor da consultoria estratégica, e contou com um programa que incluiu palestras de grandes consultoras, apresentações e uma competição de caso de estudo com a Brisa, permitindo aos estudantes uma experiência direta e dinâmica sobre o que é trabalhar em consultoria.
No decorrer do evento foram passados alguns ensinamentos a todos os participantes:
O primeiro dia começou com “How to Ace a Consulting Interview“, palestra liderada pela Oliver Wyman, onde especialistas da consultora partilharam insights valiosos sobre como os candidatos se devem estruturar e destacar em entrevistas de emprego na área da consultoria. Entre muitas dicas, as mais mencionadas foram: manter uma postura estruturada durante toda a entrevista, mas não demasiado. Por vezes, muitos dos entrevistadores ficam desagradados quando sentem que os candidatos estão demasiado “colados” a estruturas amplamente conhecidas e universalmente aplicáveis. A preferência será sempre pensar no problema em específico e construir uma estrutura personalizada a partir daí.
Também a McKinsey & Company apresentou “Life in Consultancy & Look at the Future”, uma sessão que permitiu aos alunos conhecer o impacto do setor, as competências essenciais e as diferentes possibilidades de carreira em consultoria estratégica. Estes momentos forneceram aos alunos alguns insights sobre a profissão, como por exemplo a possibilidade e liberdade de viajar em trabalho para todos os cantos do mundo dentro da McKinsey, e também a oportunidade de explorar inúmeras indústrias desde retalho até inteligência artificial, conforme a preferência de cada um.
O segundo dia teve como destaque a participação da Brisa, líder no setor rodoviário em Portugal, que apresentou um projeto de consultoria desenvolvido em parceria com a NJC. O objetivo do projeto tratou-se de antecipar as mudanças do setor e garantir sua competitividade no segmento de integração de veículos elétricos na indústria, visto que se encontra em rápido crescimento. O projeto, ofereceu aos alunos uma visão prática e atualizada dos desafios enfrentados pelas empresas, aproximando uma vez mais os estudantes da realidade do mercado. Esta apresentação de projeto serviu também para dar conselhos práticos aos participantes sobre consultoria que podem ser transversais à vida académica: o foco na gestão do tempo (priorizando todas as tarefas), a flexibilidade na existência de contratempos (ou pedido urgente do cliente), e a necessidade de criar um plano B e estar prevenido para qualquer circunstância.
Por fim, o evento culminou com uma competição de caso de estudo, patrocinada pela Brisa, com a participação da Deloitte, onde equipas de estudantes foram desafiadas a resolver um caso prático sobre a gestão de infraestruturas rodoviárias. Ao longo destes dias de trabalho intensivo, as equipas tiveram a oportunidade de trabalhar perto de um “cliente” e desenvolver soluções estratégicas num curto espaço de tempo. sendo a equipa vencedora premiada com 1.000€. Com este evento, os participantes desenvolveram o seu pensamento crítico e “problem-solving skills”, tiveram a oportunidade de apresentar ao cliente todas as descobertas, assim como reagir e responder ao seu feedback sobre as mesmas. Resiliência, proatividade, estimulação, e inovação foram as palavras que marcaram este case competition.
Sendo assim, a iniciativa, organizada pela Nova Junior Consulting, cumpriu o seu objetivo de proporcionar uma imersão real no mundo da consultoria.