(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Já é conhecida a edição de 2016 do ranking que classifica as instituições em 42 áreas de ensino e investigação, mais 6 que o ano passado, e no qual aparecem em destaque 5 instituições de ensino superior portuguesas. O “QS World University Rankings by Subject” é um dos mais reputados rankings internacionais de ensino superior onde novamente a Universidade do Porto é a que faz melhor figura.

De acordo com este ranking, a Universidade do Porto está entre as 100 melhores universidades do mundo na área da Engenharia Civil e de Estruturas, sendo este novamente o melhor resultado português. É inclusive nesta área que a instituição de ensino mais se destaca, surgindo ainda no top da Engenharia Química, da Ciência de Computadores, da Engenharia Mecânica e da Engenharia Electrotécnica. No total são 15 as áreas em que surge no top.

A Universidade de Lisboa surge em destaque em 11 áreas, com 5 delas nas ciências naturais, que também é mesma área de disciplinas onde a Universidade de Coimbra mais pontua, estando no total no top de 10 áreas. Encontramos depois a Universidade Nova de Lisboa no top de 8 áreas e, finalmente, a Universidade do Minho apenas em destaque na área da Engenharia Civil e da Educação. Podes encontrar a informação detalhada das universidades que chegaram aos lugares cimeiros de cada área na tabela em baixo.

Para a elaboração deste ranking foram analisadas mais de 3.000 universidades e 10.000 cursos de todo o mundo, avaliando-os de acordo com três indicadores de qualidade em cada área de ensino: reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica.

Podes consultar detalhadamente as instituições por cada área, mesmo aquelas que não conseguiram entrar nas primeiras 400, no seguinte documento: