O recente inquérito conduzido pela Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), que contou com 1.149 respostas, revelou desafios significativos enfrentados pelos estudantes em áreas como apoio financeiro, alojamento, saúde mental e mobilidade.
Apoio Financeiro Insuficiente
Apenas 21,8% dos estudantes são bolseiros, e mais de metade (58%) considera que o valor da bolsa não é suficiente para cobrir as suas despesas. Além disso, atrasos significativos na atribuição das bolsas são comuns, com 41,5% a receberem resposta apenas em outubro. A AAUL propõe o aumento do limiar de elegibilidade e do valor das bolsas, bem como a revisão dos critérios de atribuição.
Crise no Alojamento Estudantil
Cerca de 37% dos estudantes são deslocados, dos quais apenas 20% têm acesso a residências universitárias. A maioria (55%) recorre ao arrendamento de quartos, com 54% desses contratos informais, o que limita o acesso a apoios sociais. Os estudantes enfrentam rendas elevadas, com 49% a pagar entre 351 e 450 euros mensais. A AAUL defende a revisão do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e o aproveitamento de imóveis devolutos para fins habitacionais.
Saúde Mental em Alerta
O inquérito revela que 89% dos estudantes experienciam ansiedade na universidade. Embora 53,7% afirmem que existe serviço de apoio psicológico nas suas faculdades, muitos desconhecem a sua existência e apenas 2% utilizaram o Cheque Psicólogo. A AAUL sugere a ampliação dos serviços de apoio, formação para docentes e a inclusão de uma vertente de saúde mental no SNS24.
Mobilidade e Condições de Vida
O transporte público é o principal meio de deslocação para 88,1% dos estudantes, com quase 40% a gastar mais de uma hora em viagens diárias. Além disso, 67% tiveram de abdicar de atividades pessoais devido aos custos elevados da renda. A AAUL propõe o reforço da rede de transportes, especialmente para o Pólo da Ajuda, e melhorias na infraestrutura universitária.
Este inquérito destaca a necessidade urgente de reformas estruturais para garantir condições dignas de estudo e permanência na Universidade de Lisboa, reforçando o papel das instituições na promoção do bem-estar estudantil.