As ferramentas de inteligência artificial já existem há algum tempo, mas ganharam muitos holofotes recentemente em virtude do destaque que tem vindo a ganhar o ChatGPT: uma ferramenta que fornece respostas para perguntas e solicitações via chat. Embora este último seja bastante útil para pesquisas, ele não é o único que te pode auxiliar na tua rotina académica. Por isso, destacamos a seguir algumas das melhores ferramentas de inteligência artificial para ajudar-te nos estudos e trabalhos académicos.
1. ChatGPT

Como já foi referido anteriormente, o ChatGPT pode ser um grande aliado para quem procura informações detalhadas sobre os mais variados tipos de informações. Isto porque o software utiliza como base todos os textos públicos da internet, os analisa e produz uma resposta informativa que responde às perguntas e solicitações que tu colocas no chat.
O lado negativo é que a ferramenta não refere as fontes das suas pesquisas, além de ter uma base de dados que data até 2021. Contudo, a ferramenta ainda pode ser útil para quem deseja obter respostas simples e respostas diretas. Uma das características que o diferencia do Google – além da base de dados datada até 2021 – é a possibilidade de colocares perguntas específicos e até algo complexas, como o caso acima em que lhe pedimos para nos explicar a diferença entre Orações Subordinantes e Subordinadas.
2. ChatPDF

É mais um site gratuito alimentado por inteligência artificial. O objetivo da plataforma é receber o upload de um arquivo PDF (em inglês), analisar as informações fornecidas pelo artigo, e conseguir responder a perguntas tuas cujas respostas estejam inseridas nesse ficheiro. Ou seja, é como se tu fornecesses as informações a uma ferramenta e depois a testasses para ver se ela aprendeu o conteúdo.
Após o carregamento do PDF, o software ainda fornece um pequeno resumo sobre o conteúdo recebido e o disponibiliza alguns exemplos de perguntas que poderiam ser feitas com base nos conhecimentos colhidos do arquivo enviado. Esta funcionalidade pode ser interessante como potenciais perguntas de exame para te testares a ti próprio, como podes ver no exemplo acima em que inserimos um PDF com cerca de 100 slides sobre Macroeconomia.
3. Research Rabbit
É uma ferramenta gratuita que permite criares diferentes coleções para organizares os artigos académicos que encontres, sendo útil para trabalhos académicos mais complexos como as dissertações e teses. Além disso, a plataforma possui algoritmos que aprendem sobre o que tu procuras e sugere arquivos baseados no teu perfil dentro do site, o que pode poupar-te tempo para encontrar pesquisas relevantes. Também é possível acessares uma “rede académica” de artigos e coautoria de gráficos, o que te ajuda a acompanhar e aprofundar o trabalho sobre um determinado tópico ou de um autor específico.
4. Consensus

A ferramenta foi desenvolvida especialmente para auxiliar o público académico, ao contrário do ChatGPT, por exemplo. A desvantagem é que a ferramenta só funciona em inglês, contudo, ela fornece respostas baseadas em artigos científicos publicados por investigadores. Assim, uma vez que faças uma pergunta, o Consensus fornecerá um sumário de respostas baseadas em artigos, além de possibilitar que tu acesses a cada um dos arquivos de onde a ferramenta se baseou para dar essas mesmas respostas. Ele também mostra quantas outras pessoas já citaram este mesmo artigo anteriormente.
5. Elicit
O Elicit funciona quase como uma versão melhorada do site Consensus, pois além de fornecer respostas baseadas em publicações científicas ou em outras fontes previamente verificadas, ele possibilita-te salvar as tuas respostas favoritas, informa o título e autor do artigo científico, quando ele foi publicado, quantas pessoas já o citaram, a área de pesquisa a qual o artigo pertence e muito mais. Pode ser uma boa opção para messtrados e doutorandos que precisam encontrar artigos facilmente e saber como citá-los.
Além das respostas baseadas nos artigos, o site também fornece um pequeno sumário que resume a resposta geral sobre a pergunta enviada, o que serve para te poupar tempo. Este exemplo de IA também só funciona em inglês, o que pode ser uma desvantagem para quem não domina o idioma.
6. Scite.ai
Esta ferramenta de IA é semelhante ao Elicit e pode ser utilizada (em inglês) para adquirir citações provenientes de artigos académicos. Além disso, ela também te informa se uma informação que tu enviaste já tiver sido refutada anteriormente por outros académicos. Por exemplo, se tu perguntares se a Terra é plana, uma lista de respostas vai aparecer e algumas delas apresentarão argumentos que refutam o pensamento terraplanista.
Ao contrário das outras plataformas citadas até agora, esta é paga, embora forneça um teste gratuito por alguns dias para desfrutar das funcionalidades.
Com base em informações do artigo: EuroNews.