O ranking Clinical, pre-clinical & health, integrado no Times Higher Education, coloca o trabalho de ensino e investigação que se faz em 7 universidades portuguesas em destaque.

Na edição de 2018 deste ranking por áreas constam 500 universidades.  O ranking avaliou 13 indicadores distribuídos pelas cinco grandes missões das universidades: ensino, investigação, número de citações, transferência de conhecimento e projeção internacional.

A nível global, o ranking Clinical, pre-clinical & health 2017 é liderado pela University of Oxford (Reino Unido). A University of Cambridge (Reino Unido) e a Harvard University (Estados Unidos da América) aparecem logo depois empatadas em segundo lugar.

No que toca às instituições portuguesas, a Universidade do Porto aparece em primeiro lugar, no intervalo 251-300. Já no intervalo 301-400 aparece a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho. Finalmente, no intervalo 401-500 aparecem as outras quatro: Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa.

O ranking avalia as universidades que estão a liderar as áreas da medicina, da medicina dentária e outros cursos ligados à saúde. Podes consultá-lo aqui.