8 coisas que deves saber sobre a Ficha ENES


Os resultados da 1ª fase dos exames nacionais saem no próximo dia 15 de julho, o que significa também que está a chegar o início da 1ª fase de candidaturas ao ensino superior público, como podes ver no nosso calendário. Para efetuares a tua candidatura, além da senha para o acesso ao portal online, como explicamos aqui, precisarás de arranjar um documento chamado Ficha ENES.

1. O que é a Ficha ENES?

A ficha ENES é o documento comprovativo da titularidade do teu curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário que realizaste. Ela apresenta também a chave de ativação necessária para se fazer a candidatura online ao ensino superior no site da DGES. Já agora, se estás a pensar no porque do nome, ENES = Exames Nacionais do Ensino Secundário.

Podes ver um exemplar já algo antigo aqui:

2. Quando pedir e onde obter a ficha ENES?

Para a candidatura ao ensino superior em 2024, tens de obter a ficha ENES 2024, solicitando a sua emissão na escola secundária onde efetuaste os exames nacionais, depois de saírem as notas. Poderá ser necessário apresentar um documento de identificação. A ficha ENES pode não ser entregue na hora, mas sim noutro dia, dependendo o tempo de entrega da tua escola.

Desde 2020, devido à pandemia, várias escolas passaram a permitir que o pedido da ficha ENES seja realizado por e-mail, embora não seja prática obrigatória. Vê se no site ou portal da tua escola que informações tens nesse sentido. Depois do pedido, algumas estão a enviar em formato digital e outras estão a pedir que seja levantada presencialmente. Para a candidatura ao ensino superior apenas precisas do código da ficha, pelo que o documento em formato digital é suficiente. No entanto, se estás a concorrer para instituições de ensino superior privadas, poderá ser necessário teres o documento original em papel, tendo de validar essa informação com as instituições em causa.

Como já referimos, podes pedir a ficha ENES 2024 desde o dia da saída das notas dos exames nacionais, a 15 de julho, até ao fim do prazo de candidaturas. Tens é de ter em conta, como também já alertamos, que a ficha pode não ser emitida e entregue no próprio dia.

3. Quanto custa?

Embora nos últimos anos foram várias as escolas que cobraram aos seus alunos pela ficha ENES, existem orientações para que não exista qualquer pagamento por este documento, pelo menos para os alunos na escolaridade obrigatória (no âmbito artigo 3º, do Decreto-Lei nº 176/2012, de 2 de agosto).

Para os restantes alunos a escola é livre de definir o seu valor, podendo variar dos 0,10€ aos 5€ por cada ficha ENES.

4. Qual é a sua validade?

A ficha ENES é válida unicamente para o ano em que é emitida, assim como o seu código. Esta ficha ENES é valida para todas as fases de candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase) desse mesmo ano.

5. Algo que tenha de saber antes de a pedir?

Sim, se quiseres beneficiar da Preferência Regional deves referir isso à tua escola quando fores pedir a ficha ENES, de forma a que tenhas os campos 9 em cima preenchidos. Podes saber como funciona a Preferência Regional aqui.

6. Se repetir os exames na 2ª fase devo pedir uma nova ficha?

Sim, precisarás de pedir uma nova Ficha ENES com as notas atualizadas para usares na 2ª e 3ª fases de candidaturas. A ficha considerará as melhorias das classificações finais das disciplinas com os exames para efeitos de acesso, explicada no artigo em baixo:

7. A escola não consegue emitir a ficha ENES. O que se passa?

Podem existir vários motivos para a escola não conseguir emitir a ficha ENES. Sugerimos que verifiques:

  1. Se ficaste com o ensino secundário concluído com os exames realizados para efeitos dessa fase de candidaturas. Como já explicamos noutros artigos, caso não concluas uma disciplina com o exame da 1ª fase de exames, nesse ano não podes concorrer à 1ª fase de candidaturas mesmo que acabes a disciplina na 2ª fase de exames. Se for esse o caso, nesse ano, só podes concorrer ao ensino superior à 2ª e 3ª fases de candidaturas.
  2. Se tens provas de ingresso válidas. Só podes concorrer ao ensino superior se tiveres exames nacionais com positiva que possas usar como prova de ingresso.

8. A minha Ficha ENES tem erros. É possível?

É raro, mas sim, é possível a ficha ENES ser emitida com erros, e aparecem aqui no Uniarea todos os anos pelo menos uma mão cheia de casos destes. Sugerimos, portanto, que verifiques bem todas as notas das disciplinas e dos exames, para ver se não existiu nenhum erro no lançamento das notas. Caso exista, deverás analisar a tua situação com a secretaria da tua escola de modo a que a tua média seja recalculada, se for necessário e seja emitido um novo documento.