8 Dicas úteis para estudantes de Erasmus em Espanha e Itália

Foto de Toa Heftiba / Unsplash

Barcelona, Madrid, Milão ou Roma. Escolheste uma destas cidades para viver nos próximos tempos, mas estás completamente perdido sobre o que fazer a seguir? Qual a documentação necessária? Como podes encontrar casa? O que é que podes encontrar em cada uma destas quatro cidades?

Sabemos que ser um estudante internacional é uma experiência bastante enriquecedora e, por essa razão, elaborámos este artigo, onde te apresentamos 8 dicas para tornar esta aventura inesquecível:

1) Alojamento: não é por não estares no teu país que não te podes sentir em casa. A Inlife é uma start-up portuguesa e que promete ajudar a tornar a tua experiência ainda mais gratificante, com a possibilidade de visitares a casa que queres (em formato presencial ou através de videochamada) antes de a reservares, apoiado por operadores locais que garantem a segurança da operação e ainda te podem ajudar a conhecer o teu senhorio e futuros colegas de casa.

A plataforma possui uma extensa oferta para os estudantes e jovens profissionais, atenta às necessidades dos mesmos e garantindo que qualquer decisão tomada será o mais bem informada possível.

E sabes o melhor? A Inlife encontra-se presente em Madrid, Barcelona, Roma e Milão, pelo que se estás a pensar em ir estudar para uma destas cidades, quer num programa de mobilidade de créditos ou de grau, podes aproveitar o nosso código promocional UNIAREA para fazer a tua reserva com 25% de desconto na taxa de reserva.

2) Documentação: para entrares em Espanha ou Itália, basta que possuas o Cartão de Cidadão válido. Recomendamos ainda que obtenhas o teu Cartão Europeu de Seguro de Doença, através do qual poderás ter acesso a cuidados de saúde no país onde te encontras. Verifica ainda se, à data da tua viagem, necessitas de apresentar documentação extra, principalmente em virtude da pandemia de Covid-19.

3) Língua: sim, o inglês é uma língua universal e, dependendo dos programas de Erasmus e da decisão das próprias Universidades, podes vir a ter aulas em inglês. Contudo, salientamos que a tua experiência ficará muito mais enriquecida se procurares falar a língua do país em questão. Os habitantes nativos agradecem e é uma excelente oportunidade de praticares com eles a língua oficial do país.

4) Cultura: Uma experiência internacional não te enriquece apenas pelos conhecimentos que virás a adquirir na Universidade. A cultura de um país pode trazer-te muitas surpresas, portanto não te esqueças de provar um delicioso café italiano ou as famosas tapas espanholas. Pelo caminho, aproveita para aprender um ou dois passos de flamenco e assistir aos festejos tradicionais que estejam a ocorrer na altura.

5) Segurança: Espanha e Itália são países bastante seguros mas isso não é desculpa para não teres alguns cuidados. Evita deixar os teus pertences demasiado à vista, bem como sair sozinho principalmente à noite e em bairros suspeitos.

Em locais muito movimentados, coloca sempre a bolsa ou mochila à tua frente e não guardes todo o teu dinheiro no mesmo local: opta por distribuí-lo por diversos compartimentos (mochila, bolso das calças, bolso do casaco, carteira). Assim garantes que tens sempre algum dinheiro contigo, mesmo numa emergência. Acima de tudo, sê discreto/a.

6) Pontos de interesse: Independentemente de estares a estudar e/ ou trabalhar, sabemos que terás algum tempo livre. Por que não aproveitar ara visitar as Puertas del Sol ou a Plaza de la Villa, em Madrid? Ou a famosa Casa Batlló e a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona?

Se, por outro lado, andares por Itália, recomendamos a Galleria Vittorio Emanuele, mesmo ao lado da famosa ópera Scala de Milão e ainda o Coliseu e o Panteão romano, entre muitos outros!

7) Amizades: estudar no estrangeiro é uma excelente forma de desenvolver novos relacionamentos, sejam eles de amizade ou algo mais. Coloca a timidez de lado e aceita os convites que te apetecer para saíres e divertires-te, independentemente dos teus novos amigos serem habitantes locais ou estudantes internacionais como tu.

8) Poupança: gastar pouco dinheiro sem perder oportunidades de experimentar coisas novas parece uma missão impossível, mas não é. Algumas boas soluções para ires poupando incluem fazer uma pesquisa sobre quais os cafés e supermercados mais baratos e trocar os transportes públicos por viagens a pé sempre que possível.

Outra dica diz respeito ao menu dos restaurantes. Alguns deles possuem uma versão em inglês com preços muito mais elevados do que a versão em espanhol ou italiano. Se desconfiares, pede sempre para ver o menu na língua oficial do país.

Aproveita ao máximo esta aventura! Buena suerte! Buona fortuna! Boa sorte!

Artigo elaborado em parceria com a Inlife.