9 coisas que nunca te disseram sobre estudar no estrangeiro


Possivelmente estudar no estrangeiro é uma ideia que já te passou pela cabeça ou que faz parte dos teus planos. Mas como todos os grandes projetos de vida, é natural que tenhas muitas dúvidas ou que não saibas por onde começar.

Boas notícias, há uma agência educativa que te pode ajudar! Olá, somos a Information Planet, especialistas em orientar e tratar de processos de quem quer estudar no estrangeiro. Não importa se “estás à nora” ou se sabes o que queres estudar, nós ajudamos-te! Não importa se não sabes por onde começar ou se já tens uma ideia da universidade que queres, nós ajudamos-te! E o melhor… tratamos de toda a “papelada” e parte chata por ti. Apresentações feitas, descobre o que ninguém te disse sobre estudar no estrangeiro!

#1 Há opções de cursos para todo o tipo de médias

A fazer contas à média? Respira fundo… Há soluções para ti e o curso dos teus sonhos pode estar mais perto do que imaginas! Uma média alta é sempre uma vantagem porque quanto maior for, mais opções de cursos tens disponíveis. No entanto, uma média mais baixa não te impede de estudar fora porque, ao contrário de Portugal, a média não é o único fator decisivo para entrares numa universidade estrangeira. A média final do secundário tem importância, mas são ainda contabilizados outros critérios como cartas de motivação e recomendação, CV ou atividades extracurriculares.

Para além disso, há universidades que têm formas de acesso mais vantajosas. Sabias que é possível entrar em medicina na Europa através de um exame de admissão e sem média final do secundário?

#2 Não precisas de fazer os exames nacionais

Geralmente, as universidades internacionais apenas pedem a tua média final de secundário como requisito de entrada. Uma vez que agora é possível terminar o secundário sem ir aos exames nacionais, não precisas de fazer os mesmos.

Sabias que podes começar a tratar de uma candidatura ao estrangeiro antes de terminares o 12º ano?

#3 Podes estudar com propinas gratuitas e ter acesso a outras vantagens

Tendo nacionalidade europeia, há países em que é possível estudar com propinas gratuitas como a Dinamarca ou Países Nórdicos, ou com propinas económicas como os Países Baixos.

Na Dinamarca, caso estudes e trabalhes, para além do salário recebes ainda um subsídio extra do governo dinamarquês. E nos Países Baixos, as tuas propinas são reduzidas a metade no 1º ano de licenciatura.

Já imaginaste estudar nas melhores universidades do mundo tendo estas vantagens?

#4 Podes ser dos últimos sortudos a estudar com propinas 100% financiadas no UK

Com o Brexit, dizemos adeus este ano letivo ao Student Finance, um financiamento das propinas subsidiado pelo governo britânico aos estudantes europeus. O comboio está a partir, mas a Information Planet ajuda-te na corrida para que apanhes os últimos lugares. Temos disponíveis algumas licenciaturas, a iniciar em julho, que garantem propinas 100% financiadas durante todo o curso.

#5 O ensino é mais prático e a carga horária é muito (mesmo muito) mais reduzida

O ensino no estrangeiro é bem diferente do português: é mais prático e as licenciaturas/mestrados são orientados para o mercado de trabalho. Vais terminar o curso preparado para a vida profissional e, em alguns casos, até com alguma experiência.

E a carga horária? Bem, podemos dizer-te que há países onde a carga semanal é igual à que tens num dia em Portugal. Isto acrescenta responsabilidade na forma como geres o teu plano de estudos, mas também te garante mais tempo livre.

#6 Não precisas ser muito extrovertido ou um aventureiro para estudar no estrangeiro

Não há um perfil específico para quem quer estudar lá fora. Há lugar para todos! O importante é que vás com uma mente aberta e que estejas confiante de que queres dar este passo. Vais sair da tua zona de conforto e, inevitavelmente, terás desafios diferentes, mas vais também juntar-te a uma comunidade de estudantes internacionais que estão no mesmo “barco” que tu e na qual te podes apoiar.

Sabias que antes da tua ida, a Information Planet dá-te a conhecer outros estudantes portugueses que vão para o mesmo destino que tu?

#7 Tens de ter conhecimentos de inglês, mas não precisas de ser um às

Os cursos são lecionados em inglês, logo é exigida alguma fluência no idioma. Este é um requisito avaliado pelas universidades internacionais, seja através da tua nota de inglês do secundário ou de um exame de proficiência. Mas isto não significa que tenhas de ser um às. Uma coisa podes ter a certeza: podes não ir um pró, mas certamente voltas um!

#8 Não precisas de tratar do processo burocrático. A Information Planet fá-lo por ti!

Tratar de uma candidatura ao estrangeiro é um processo complexo, mas é o nosso dia-a-dia. A Information Planet trata de tudo e garante que as tuas candidaturas têm sucesso. Ajudamos-te na escolha do melhor curso e país, de acordo com o teu perfil e notas, realizamos as candidaturas, recolhemos, traduzimos e certificamos toda a documentação necessária, damos coaching para entrevistas de acesso e exames de inglês, temos uma International Experience Manager que te dá suporte no destino, e muito mais.

#9 Podes marcar uma reunião gratuita com a Information Planet e conhecer as tuas opções

Agora já sabes algumas das coisas mais importantes sobre estudar no estrangeiro, falta explorares o que existe para ti! Seja uma licenciatura ou mestrado o que procuras, marca uma reunião gratuita (e sem compromisso) com a Information Planet e fica a conhecer as tuas opções, de acordo com o teu perfil, notas e preferências. Vais poder conversar com um consultor especializado e esclarecer todas as dúvidas.

Iremos também estar em direto na página do Instagram do Uniarea nesta quinta-feira, dia 13 de maio, pelas 18h30, onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas.

Estudar no estrangeiro é uma decisão importante e desafiante, mas a experiência é única e a Information Planet está aqui para te dar toda a orientação. Já ajudámos mais de 7.000 jovens e  podes ver aqui o que têm a dizer sobre a sua experiência.  Lembra-te, tu podes ser o próximo ?. Diz-nos a tua média, o curso dos teus sonhos e vamos encontrar uma opção para ti!

Site: https://www.informationplanet.pt/

Instagram:  https://www.instagram.com/informationplanetpt/