2022 foi um ano de sucesso para Diogo Simões. Atualmente com 21 anos, o estudante de Direito da NOVA School of Law viu-se a ganhar destaque no mundo académico e profissional ao conquistar vários prémios, entre eles um reconhecimento pelo Embaixador do Japão, pela sua participação na 6ª edição do Concurso de Oratória em Língua Japonesa. Para este concurso, o Diogo participou com o tema: “Pela promoção de uma educação de qualidade – Como podem Portugal e o Japão contribuir”, tendo sido um dos vencedores do mesmo.
Sabemos que nem sempre é fácil conseguir conciliar os estudos com estes pequenos sucessos e, por esse motivo, o Diogo aceitou partilhar connosco um pouco do seu percurso académico e interesse pela língua japonesa, enquanto estabelece bases sólidas para os seus planos futuros.
Qual consideras ser a tua maior conquista até ao momento? O que sentiste quando a atingiste?
Ter sido premiado enquanto Vencedor da Competição de Língua Japonesa em Portugal por uma instituição tão notável como o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão foi definitivamente a conquista que me atribuiu o destaque de que tenho beneficiado. Algo que pensei nunca vir a superar, até que, no que eu pensava ser apenas mais uma semana de outubro em 2022, recebo três reconhecimentos inacreditáveis – fui o único português premiado com uma Bolsa de Estudo na prestigiada Harvard Business School, com uma Bolsa de Mérito pela única Sociedade Internacional de Advogados com presença em Portugal, e convidado a integrar a Louis Vuitton Japão enquanto Consultor Jurídico a partir de Lisboa. Numa questão de dias a minha vida tinha mudado, não consigo descrever o que senti senão gratidão por estas instituições que acreditam no meu potencial e me estenderam a mão. Foi definitivamente uma altura emocional de muita celebração com amigos e família.
De onde surgiu o teu interesse pela língua japonesa?
Logo aos 14 anos, por volta de uma altura onde sentia algumas dificuldades em encontrar algo pelo qual sentisse entusiasmo, foi no ideal do Japão e do japonês (que naquela idade me foi introduzido pelas séries de animação japonesas) que encontrei uma escapatória da realidade. No conforto do meu quarto, com os meus melhores amigos, o computador e a internet, podia facilmente viajar para um lugar tão único e fascinante do outro lado do mundo. A cada dia ficava mais atraído pelos mais variados aspetos da vida na sociedade japonesa, e agora, com 21 anos acabados de fazer, mantenho o entusiasmo.
Na tua opinião, é difícil conjugar o curso de Direito com o estudo da língua japonesa?
Todo o estudo autodidata de japonês a que me dediquei decorreu durante o ensino básico e secundário, e tendo por essa altura já chegado a um nível proficiente, nunca mais senti a necessidade de pegar num livro e estudar. Desde então, todo o contacto com o japonês é por puro gosto, algo que já está incorporado no meu dia a dia através das redes sociais, notícias, séries e os programas de comédia japonesa sem os quais já não consigo viver. E apesar de ser um curso trabalhoso, não penso que haja algo particularmente difícil de conjugar com Direito, nem mesmo a aprendizagem de uma das línguas mais difíceis do mundo, isto para quem sabe gerir o seu tempo, aprende a gostar do que faz, e faz os sacrifícios certos.
Que conselhos darias a alguém que deseje começar a aprender japonês? Por onde começaste?
Já pude ter o prazer de lecionar japonês a um número considerável de pessoas, e é recorrente a existência de um denominador comum – todos tinham sido, tal como eu, cativados pelo caráter único da cultura, pela iluminação noturna de Tóquio, pelo modo de vida e pelas séries de animação japonesas. E sinto que é precisamente por aí que todos começamos e devemos começar, por reacender a chama da curiosidade que alguns de nós fomos perdendo com a monotonia da escolaridade obrigatória. Atualmente, todos aqueles que querem aprender japonês têm à sua disposição uma variedade infinita de materiais à sua disposição através da internet, de manuais a cursos, séries e música – só é preciso vontade e alguns minutos de pesquisa para perceber quais destes utilizar da melhor forma. Ainda assim, para quem deseja começar recomendo os manuais Genki I e II.
Em relação ao teu curso, que dicas darias a um estudante de Direito que deseje melhorar o seu nível e obter melhores resultados, tanto académica como profissionalmente?
Tão importante quanto o estudo é definitivamente explorar as tendências e oportunidades no mercado de trabalho. Procurar saber quem somos e com que instituições se identificam os nossos valores, pessoas, estágios, bolsas – todo um mundo se desenrola perante quem decide voluntariamente enfrentar o desconhecido. Muitos alunos não chegam a aproveitar estas experiências porque não questionam e não procuram saber mais sobre o que os rodeia, e isso é o que separa as pessoas que conquistam das pessoas que sonham conquistar – é preciso ganhar coragem, ser proativo, tentar e estar disposto a falhar, porque só quem arrisca ir mais longe descobre o quão longe consegue chegar. Mais importante ainda, nunca encontrei ninguém que não me estendesse a mão quando pedi ajuda, esse é o superpoder que temos enquanto alunos, saber como e quando pedir ajuda àqueles que já chegaram onde queremos chegar.
E para o futuro, quais as metas e os planos que desejas alcançar?
Um dos planos para o futuro próximo é definitivamente visitar o Japão, quem sabe talvez já este verão! Gostava de ter a experiência in loco e, dependendo da experiência, decidir se o meu futuro passa efetivamente pelo país. Para já, terminar a Licenciatura em Direito, a Pós-Graduação em Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros e continuar a desempenhar com excelência os vários cargos que tenho vindo a desempenhar são a prioridade, não estou de todo preocupado com o futuro, muito pelo contrário, estou entusiasmado!
O Concurso de Oratória em Língua Japonesa constitui uma oportunidade para os estudantes de japonês colocarem em prática o seu aprendizado perante um júri composto por falantes nativos.
Podes saber mais sobre este Concurso e acompanhar fotos de edições anteriores aqui.