As candidaturas ao Ensino Superior aproximam-se e chegou a vez da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) abrir a 1ª fase do seu período de candidaturas. Até ao dia 25 de julho, poderás apresentar a tua candidatura a esta prestigiada instituição de ensino, pelo que achamos importante trazer-te um conjunto de artigos sobre a oferta formativa para o ano letivo 2022/2023. Começaremos por apresentar-te a Licenciatura em Filosofia, Política e Economia, o mais recente programada Faculdade de Ciências Humanas.
Porquê a Faculdade de Ciências Humanas?
A escolha de um curso superior é sempre uma decisão que exige responsabilidade e reflexão por parte de ti, futuro candidato ao Ensino Superior. Mas além da escolha da área na qual gostarias de aprofundar a tua formação, frequentemente te interrogas – qual será a instituição a que me devo candidatar? A FCH-Católica é muito mais do que a licenciatura e por isso damos-te alguns testemunhos sobre a experiência que podes vir a ter:
Nesta faculdade podes contar com:
- Ensino personalizado e próximo com docentes, colaboradores e antigos alunos;
- Currículo Transdisciplinar;
- Escola reconhecida internacionalmente e premiada pelo ranking Eduniversal;
- Estímulo à criatividade e empreendedorismo;
- Excelência e rigor na formação;
- Rede de investigação e de ensino internacionais;
- Ambiente multicultural;
- Programas de Intercâmbio e Erasmus;
- Gabinete de Carreiras com aconselhamento personalizado
- Estágios Nacionais e Internacionais;
- Prémios e Bolsas de Mérito atribuídos anualmente aos alunos com elevado desempenho académico;
- Elevada taxa de empregabilidade.
Tenho interesse! O que preciso fazer para me candidatar?

Todas as informações podem ser consultadas neste link: provas de ingresso, fórmula de cálculo da nota de candidatura, documentação necessária e todas as instruções do que deves fazer para te candidatares.
As candidaturas à 1.ª fase para as licenciaturas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa encontram-se a decorrer até ao dia 25 de julho. Caso não consigas candidatar-te a esta fase, não te preocupes – a 2.ª fase de candidaturas estará à tua espera.
A propósito do curso que é uma novidade no panorama universitário em Portugal, a licenciatura em Filosofia, Política e Economia, perguntamos ao corpo docente e coordenadores do curso, Michael Baum e Inês Bolinhas para enumerarem algumas razões que tornam esta licenciatura e instituição uma boa aposta para o teu futuro:
O porquê e para quê de PPE
1) O que é uma Licenciatura em PPE?
PPE é a abreviatura de Philosophy, Politics and Economics.
Este curso nasceu na Universidade de Oxford, tendo sido adotado depois por outras universidades do Reino Unido e de vários países. Muitas gerações de políticos, empresários, profissionais do meio da comunicação e de ONG’s escolheram esta formação.
2) Faz sentido estudar um curso de Filosofia, Política e Economia?
Sim, faz todo o sentido. A Filosofia é a mãe da Política e da Economia. A Política e a Economia intervêm na sociedade. Se queremos intervir bem, temos, em primeiro lugar, de pensar bem. Por seu turno, a Política e a Economia são dois âmbitos que se inter-relacionam. A Política influencia a Economia e a Economia influencia a Política.
3) E se eu quiser aprofundar mais uma das três áreas do curso?
As opcionais livres permitem ao estudante estudar mais disciplinas de qualquer uma das três vertentes ou até alargar o seu leque de conhecimentos estudando outras áreas em que tenha interesse.
4) Mas porquê escolher uma formação interdisciplinar?
As formações interdisciplinares afirmam-se como cada vez mais necessárias no mercado do trabalho. Face às mudanças e desafios do mundo contemporâneo, os empregadores valorizam, cada vez mais, o profissional que tenha as seguintes competências: pensamento crítico; flexibilidade; criatividade; capacidade de relacionar e aplicar conhecimentos de áreas diversas; capacidade de mediar conflitos. A Licenciatura em PPE proporciona a aquisição de todas estas competências. É uma aposta segura no teu futuro.
Sabemos que ficaste curioso com esta licenciatura, por isso quisemos ouvir um atual aluno de PPE, que completou agora o 1.º ano,o Diogo Martins, que vai responder a todas as nossas curiosidades.

“Considero que uma das mais-valias deste curso é o facto de termos docentes experientes nas diversas áreas, o que faz com que sejamos continuamente confrontados com problemas reais.”
Diogo Martins, estudante da Licenciatura em Filosofia, Política e Economia
1) O que te levou a escolher a tua licenciatura?
Após ter frequentado, no ano precedente, um outro curso, e não ter gostado, senti a necessidade de encontrar um curso que juntasse as áreas da política e da economia. Depois de muito procurar, soube que a Faculdade de Ciências Humanas da UCP iria lançar uma licenciatura em Filosofia, Política e Economia, que as articulava em conjunto com a filosofia. A filosofia é importante, na medida em que nos permite pensar sobre o que nos rodeia, para que consigamos tomar decisões conscientes e agirmos bem, relativamente às outras duas áreas.
2) Como é a relação professor-aluno?
A relação professor-aluno é muito próxima. Na maioria das aulas (sobretudo nas práticas), a nossa turma é pequena, o que permite que os professores nos conheçam a todos. A partir daí, existe um grande à vontade para tirarmos dúvidas pessoalmente, ou por e-mail. Sentimos que os docentes se preocupam com o nosso futuro, e demonstram que cada um de nós tem potencial para atingir os seus objetivos.
3) Quais são as maiores oportunidades que este curso da FCH dá aos seus alunos?
Considero que uma das mais-valias deste curso é o facto de termos docentes experientes nas diversas áreas, o que faz com que sejamos continuamente confrontados com problemas reais. Para além disso, ao longo do ano, tivemos contacto com diversas personalidades nacionais e internacionaisconceituadas nas diversas áreas de estudos do curso, que nos deram aulas sobre temas da atualidade., Sem dúvida que estas atividades enriqueceram bastante a nossa formação.
4) Se escolhesses uma palavra para definir o teu curso, qual seria? Porquê?
Abrangente. O plano curricular tem disciplinas bastante diversas, o que nos permite conhecer e aprofundar um pouco das três áreas, tendo ainda outras unidades curriculares que não se enquadram em nenhuma delas. Uma vez que os empregadores valorizam, cada vez mais, a capacidade que temos para nos adaptarmos a situações novas, relacionar e aplicar conhecimentos das mais diversas áreas e o desenvolvimento de um pensamento crítico, esta licenciatura permite a aquisição destas competências.
5) O que gostarias de dizer aos futuros candidatos e interessados na FCH?
Acho importante que quem esteja interessado nalguma licenciatura da FCH pesquise todo o tipo de informações sobre a mesma. Devem analisar bem o seu plano curricular e todas as unidades curricularesPodem também falar com atuais alunos desse curso e estarem atentos a todas as atividades que a faculdade tem a decorrer ao longo do ano para o promover. Lembrem-se que é uma decisão importante, pois vai ajudar-vos a definirem o vosso futuro e a atingirem os vossos objetivos.
Seguindo o conselho que o Diogo dá – a quem desejamos a continuação de um percurso de sucesso -, deixamos um conjunto de hiperligações com links úteis. Podemos contar com a vossa candidatura até dia 25 de julho? Boa sorte!
Artigo elaborado em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.