A 3ª edição da Road Trip Gap Year Portugal by MOCHE fez-se à estrada. De Norte a Sul do país, este ano o projeto passará por cerca de 100 escolas secundárias distribuídas entre os 18 distritos e os 2 arquipélagos.

O projeto consiste num roteiro de escolas secundárias, onde, ao longo destes 3 meses na estrada, os palestrantes contam histórias de viagem, partilham as suas experiências, mostram os seus percursos e envolvem os alunos nas aprendizagens que adquiriram durante o gap year.



Dados do DGEEC (2018) mostram que cerca de 29% dos alunos portugueses desistem do curso superior logo no primeiro ano. A Road Trip Gap Year pretende contrariar as estatísticas e apresentar mais caminhos aos jovens do ensino secundário antes de tomarem decisões quanto ao passo a seguir. A Gap Year Portugal, organização responsável pelo projeto, acredita que este é um momento importante para potenciar a consciencialização jovem e gerar decisões mais seguras quanto ao futuro.

Este ano, pela primeira vez, a Road Trip Gap Year passará por todas as regiões do país. Fernando Vaz, gestor do projeto, afirma que “à medida que o projeto cresce, surge a necessidade de passar por um maior número de localidades portuguesas. É importante que os jovens portugueses – do norte ao sul, do litoral ao interior, do continente às ilhas – tenham acesso a toda a informação”, razão pela qual serão contempladas ainda mais ilhas no roteiro desta edição.

Mas as novidades não acabam por aqui. Este ano, para além de toda a inspiração, ainda é possível ganhar uma viagem aos Balcãs! O Concurso Road Trip Landescape destina-se a todos os alunos do ensino secundário com mais de 16 anos. As inscrições já estão abertas.

No dia 5 de abril, depois de percorrer o país e contactar com milhares de jovens, a Road Trip Gap Year Portugal by MOCHE chega ao fim – com a certeza de que inspirou milhares de alunos e abriu horizontes.