A nova Licenciatura em Engenharia Aeroespacial e a oferta formativa que o DEM da Universidade de Aveiro tem para ti

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

A menos de um mês da abertura das candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, é normal que estejas a pensar na tua próxima grande decisão: a escolha do curso do Ensino Superior. Se tens interesse em engenharia e resolução de problemas, este artigo é para ti. Neste artigo vamos introduzir-te à oferta formativa do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro!

O que tem o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro a oferecer?

A Universidade de Aveiro (UA) é uma universidade de renome em Portugal e a nível internacional com uma abordagem focada na formação de alunos inovadores, empreendedores e preparados para os desafios do mundo real. O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) é um dos 20 departamentos e escolas da Universidade de Aveiro, empenhado em dar voz aos seus estudantes e em prepará-los para serem os líderes do futuro. O DEM da UA oferece 2 licenciaturas, 8 mestrados, 3 doutoramentos e inúmeras oportunidades para te envolveres no ambiente académico e profissional. Estás interessado em saber mais sobre o DEM? Vê o que te espera neste vídeo e continua a ler este artigo!

.

🆕 Licenciatura em Engenharia Aeroespacial

Já te imaginaste a projetar, desenhar e construir sondas espaciais que um dia podem estar a caminho de ambientes no espaço de que pouco sabemos? Talvez a trabalhar na construção de aeronaves? A criar ferramentas que nos possam ajudar a descobrir mais sobre o infinito espaço? Então talvez tenhamos a proposta perfeita para ti.

Lê o que o Diretor do DEM, o Professor Robertt Valente, tem a dizer sobre a nova Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, a 2.º do género em todo o país:

“A nova Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, que irá arrancar no próximo ano letivo 2021/2022, é o resultado de um desafio lançado pela Reitoria da Universidade de Aveiro ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM); ao Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI); ao Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC); ao Departamento de Física (DFis); e à Escola Superior Aveiro Norte (ESAN); que em conjunto, capitalizando a cultura de proximidade e inovação da Universidade de Aveiro, criaram um curso diferenciador, voltado para o futuro e para as necessidades do sector aeronáutico e aeroespacial.

Alinhado com a visão e missão da Agência Espacial Portuguesa e da Agência Espacial Europeia, tendo como referência os cursos mais respeitados e reconhecidos a nível europeu, a nova Licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade de Aveiro assume o desafio e a responsabilidade de contribuir para o posicionamento de Portugal como país de referência na área do projeto para a indústria aeronáutica e aeroespacial, nas suas mais variadas vertentes e áreas de intervenção.”

Com a criação da Agência Espacial Portuguesa em 2019 e os recentes investimentos na corrida ao espaço para o lançamento de sondas e satélites, esta licenciatura posiciona-se num mercado em expansão e numa área onde os desafios ainda são enormes. Estás pronto para enfrentá-los?

O Prof. Robertt Valente acrescenta: “Partindo de uma formação de base sólida nos domínios da mecânica, eletrónica e telecomunicações, informática, materiais, física, matemática, e design, a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial permite aos seus estudantes um primeiro nível de especialização no final do curso, conforme os seus objetivos e aspirações, nas áreas de: projeto em estruturas aeroespaciais; satélites de telecomunicações; sensores e dispositivos; design e manufatura.

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial é assim um curso ambicioso, alinhado com o retomar a nível mundial do sonhar com o espaço, olhar o horizonte e pensar mais além. Um curso que só poderia ter sido criado por uma Universidade jovem, dinâmica e inovadora, que ousa sonhar alto e, principalmente, construir esse sonho!”

Se estás interessado neste curso, descobre mais na página oficial da Universidade de Aveiro clicando aqui.

⚙️ Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM)

A oferta do DEM não se fica por aí, para além da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, tens também a Licenciatura em Engenharia Mecânica que, embora seja um curso de engenharia clássico, oferece um plano curricular moderno e atualizado às necessidades académicas, profissionais e industriais dos dias de hoje.

“A Licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro oferece aos seus estudantes, desde o primeiro ano, o acesso a seis áreas de investigação dentro da engenharia mecânica: tecnologia mecânica; automação; térmica e fluidos; mecânica aplicada e computacional; nanoengenharia; e projeto mecânico. Essas áreas científicas, abrangentes, estão presentes nas diversas unidades curriculares dos cursos que o DEM oferece, sendo a Licenciatura em Engenharia Mecânica responsável, assim, por uma formação que permite aos estudantes alargarem os seus horizontes e torná-los capazes de criar impacto real na Sociedade.” menciona o Diretor do DEM, Prof. Robertt Valente.

Para além das competências sólidas do curso, o DEM tem uma oferta polivalente de projetos extracurriculares e oportunidades  para te envolveres no mundo académico e profissional durante os teus estudos. Desde iniciativas de tutoria, aos múltiplos núcleos estudantis e estágios curriculares, o DEM dá-te as ferramentas para que possas alcançar mais e atingires o teu maior potencial como engenheiro. Lê o que Prof. Robertt Valente tem a dizer sobre as oportunidades que te esperam na UA:

“A qualidade da formação, em termos pedagógicos e científicos, aliada à interação constante e próxima entre docentes, investigadores, técnicos, e estudantes, faz com que seja possível aos alunos envolverem-se desde o primeiro dia no DEM em projetos científicos extracurriculares, em colaboração com empresas e universidades portuguesas e estrangeiras, com o apoio de bolsas de investigação em projetos nacionais e europeus. Em particular, destacam-se os projetos europeus dinamizados pelo DEM e focados na área do “University-Business Cooperation”, no desenvolvimento do espírito empreendedor dos docentes e estudantes, e na criação de inovação em produtos, tecnologias, serviços, etc., visível por exemplo nos estágios curriculares, nos quais os estudantes se envolvem ainda durante o seu curso.

A proximidade entre o DEM e empresas de referência, nacionais e internacionais, oferece uma experiência real e imersiva aos futuros engenheiros mecânicos, contribuindo para fortalecer a imagem da Universidade de Aveiro, e do Departamento de Engenharia Mecânica em particular, como elementos-chave para a constante inovação e desenvolvimento, com impacto nacional e internacional.”

É normal teres perguntas sobre o curso e sobre a Universidade. A atual aluna de Doutoramento do DEM, Sofia Rocha, deixa aqui uma mensagem para responder algumas das tuas dúvidas sobre o curso de Engenharia Mecânica e aquilo que te espera:

.

 Aproveita para descobrires mais sobre a Licenciatura em Engenharia Mecânica na UA clicando aqui.

Conhece o Campus de Santiago e os espaços onde irás trabalhar numa visita virtual em 3D!

O Campus de Santiago, onde irás estudar, fica a 15 minutos a pé do centro da cidade de Aveiro e perto de todos os símbolos de Aveiro que nos são conhecidos. O DEM da UA dá-te ainda a oportunidade de visitares o Campus de Santiago e os espaços onde irás trabalhar através de uma visita virtual em 3D. Fica aqui o convite oficial do Diretor do DEM: “Convido-vos a todos, e em particular os futuros estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, a visitarem o nosso website e a percorrerem os nossos edifícios, laboratórios, salas de aulas, espaços de trabalho e de convívio, através da visita virtual 3D que criámos, a primeira do género em Portugal”. Podes embarcar nesta visita virtual 3D clicando aqui!

Deixamos-te ainda o testemunho do aluno Tiago Gomes, atualmente aluno de Doutoramento do DEM, para que possas aprender mais sobre o ambiente da Universidade e, em específico, do DEM:

.

Finalmente, poderás também conhecer melhor o DEM com o testemunho da Beatriz Moreira, Coordenadora no Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica (NEEMec):

.

Artigo elaborado em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.