(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Com mais de 5 décadas de existência, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) constitui uma referência na formação de Terapeutas da Fala, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, apresentando-se como pioneira em Portugal neste domínio.

Apresentando um ensino centrado no aluno e na aquisição de competências profissionais relevantes, a ESSAlcoitão apresenta um ensino pautado por elevados padrões de qualidade aceites internacionalmente, promovendo e dinamizando não só vários projetos e ações curriculares e extracurriculares como ainda atuando de forma transversal com instituições nacionais e internacionais, desenvolvendo protocolos e procurando a satisfação dos seus clientes internos e externos.

Atualmente, para além das suas licenciaturas, a ESSAlcoitão disponibiliza uma oferta formativa que abrange mestrados e pós-graduações, cuja fase de candidaturas está a decorrer neste momento. Assim, ao longo das próximas linhas, vamos dar-te a conhecer um pouco melhor cada um destes cursos e o que podes esperar de cada um deles.

Todos os mestrados oferecidos pela ESSAlcoitão têm a duração de 3 semestres, permitindo aos seus alunos a certificação de pós-graduação nas áreas de estudo de cada um destes cursos, no final do 1º ano.

De modo a não prejudicar alunos que possam estar já a trabalhar, todos estes mestrados são lecionados às sextas-feiras, no período noturno e aos sábados, durante todo o dia.

Terapia da Fala – Especialização em Motricidade Orofacial e Deglutição (9ª edição)

Destinado aos licenciados em Terapia da Fala (ou equivalente legal), reflete a importância da movimentação da boca e da estrutura bocal na definição da fala, bem como os desafios e soluções para uma melhor dialética. Revela-se igualmente importante pela língua, um órgão muscular que forma os fonemas, essenciais ao tom que toma o discurso.

Assim, este mestrado revela-se como uma ferramenta essencial na formação da linguagem, procurando a aquisição de conhecimentos, por parte dos seus alunos, sobre como a movimentação das estruturas e dos órgãos é preponderante para uma fala mais eficaz- Permite, ainda, enquanto pacientes, encarar as suas dificuldades e aplicar-lhes técnicas que promovam uma maior fluência verbal.

Terapia Ocupacional – Especialização em Integração Sensorial (10ª edição)

Voltado para a Terapia Ocupacional, promove um maior conhecimento sobre o desenvolvimento dos sistemas sensoriais e do ambiente pré e pós-natal, proporcionando ao profissional ferramentas que lhe permitam realizar uma abordagem holística na infância. Esta abordagem, por sua vez, permitirá às crianças o desenvolvimento de bases fundamentais para a sua socialização, aprendizagem e relacionamento com o mundo que as rodeia.

Fisioterapia – Especialização em Saúde da Mulher (12ª edição)

Destinado a fisioterapeutas que trabalhem ou desejem vir a exercer os seus conhecimentos na área da Saúde da Mulher, tem como foco os problemas relacionados com o ciclo de vida feminino, tais como disfunções do pavimento pélvico ou da pélvis. O seu foco passa não apenas por proporcionar uma formação especializada aos fisioterapeutas nesta área específica da fisioterapia, como ainda promover a avaliação, o tratamento e a educação da mulher ao longo das várias fases da sua vida.

Fisioterapia – Especialização Músculo-Esquelética (12ª edição)

Com um ensino prático baseado na evidência, no raciocínio clínico e no processo de tomada de decisões, proporciona aos fisioterapeutas o desenvolvimento das suas capacidades clínicas avançadas no campo músculo-esquelético. Permite o desenvolvimento de competências avançadas em áreas onde se torna particularmente relevante o bem-estar do sistema músculo-esquelético, como os desportos de alta competição.

As candidaturas a todos os programas de mestrado estão a decorrer apenas até dia 11 de setembro. Podes fazer a tua candidatura aqui.

Para todos os que já terminaram a licenciatura, mas sentem que o mestrado ainda não é o próximo passo na sua formação académica e profissional, a ESSAlcoitão tem duas pós-graduações que permitirão aos alunos o desenvolvimento específico das suas capacidades na área de supervisão clínica e intervenção na infância.

À semelhança dos mestrados, as pós-graduações decorrem no período noturno às sextas-feiras e durante todo o dia de sábado, procurando a compatibilidade do curso com o exercício profissional dos seus alunos.

Supervisão Clínica (1ª edição)

Destinada aos supervisores clínicos de todas as áreas (terapia da fala, terapia ocupacional e fisioterapia) esta pós-graduação visa a transformação de práticas pedagógicas com o intuito de torna-las mais seguras e pedagógicas, procurando despertar uma postura reflexiva e de investigação nos alunos não só em processos de tomada de decisão como ainda a resolução de problemas em contexto real e competências específicas de supervisão visando um exercício profissional cada vez com maior qualidade.

As candidaturas a esta pós-graduação encontram-se abertas até ao dia 18 de setembro. Podes fazer a tua candidatura aqui.

Terapia da Fala – Intervenção na Infância (3ª edição)

Sabias que cerca de 80% dos terapeutas da fala trabalha com crianças e jovens, quer em contexto clínico como escolar? Assim, esta pós-graduação é especialmente relevante para todos os terapeutas da fala que procurem uma maior aquisição de conhecimentos essenciais para a prática da sua profissão, nomeadamente com este público-alvo.

Esta formação avançada permitirá aos profissionais a sua autonomia na resolução de casos complexos, numa vertente multi e interdisciplinar.

As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de outubro. Podes realizar a tua candidatura online a esta pós-graduação aqui.

Artigo escrito em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.