Como todos sabem a vida é feita de escolhas, algumas delas mais difíceis que outras, e a escolha do curso académico é uma daquelas que é sempre mais difícil de fazer, visto que vai alterar todo o curso da nossa vida, então todos queremos fazer a escolha acertada. Com tudo isto dito, aqui vem a pergunta à qual pretendemos sempre uma resposta “Que curso devo escolher?”, para responder a esta questão existem determinados fatores que tens de ter em consideração, como por exemplo, a tua localização geográfica, ainda que Lisboa e Porto sejam consideradas as áreas de maior concentração de instituições de ensino superior existem outras por todo o país, que hobbies tens e se algum se encaixa com algum curso existente e a pesquisa que vais realizar nos sites das faculdades. Outro fator importante é falar também com alguém que tenha a mesma área de interesse que tu e tentar descobrir o que te move e quais os temas que mais impacto te causam.
No meu caso eu escolhi o meu curso consoante aquilo que mais gostava de fazer, comunicar, falar e entrevistar pessoas, por isso fazia sentido para mim ir para Comunicação Social e não me arrependo da minha escolha, comunicação é a minha paixão e o meu objetivo com este artigo é tentar ajudar-te a encontrares a tua.
Analisa as tuas soft skills e vê quais são as competências que tens e que se enquadram em algum curso superior e enumera-as de forma a conseguires ter pelo menos um top três das tuas competências e dos cursos que te interessam, assim vais saber quais são aqueles que realmente te apaixonam. Realiza também uma pesquisa detalhada acerca das várias instituições que existem, nunca esquecendo que estas podem ser públicas, privadas ou concordatárias.
Todos queremos ser bons profissionais e para o conseguir, deves estudar o mercado de trabalho para perceber quais são as competências que as empresas pretendem nos seus colaboradores, uma dica que também te vai ajudar é pesquisar ofertas de trabalho e ver os requisitos que te são pedidos.
Muitas faculdades têm agora Open Days, o que também ajuda no processo de decisão, podes inscrever-te através da tua escola ou ir por ti próprio, visita aquelas que tiverem como oferta formativa cursos de tua eleição pois nada como veres ao vivo e a cores o local que vai ser a tua futura casa.
Quando escolheres escolhe com o teu coração e alma, pois vai ser a tua profissão para a vida, a opinião e conselhos de terceiros nem sempre são os melhores, pois todos damos conselhos baseando-nos na nossa vivência e as experiências dos outros não são a nossa, por isso reflete com calma que a resposta se encontra no teu interior e sempre se vai encontrar.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.