(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Comissão Europeia abre vagas para estágios, os Blue Book Traineeships, 2 vezes por ano. Os Blue Book são destinados a jovens de diferentes áreas de formação e têm duração máxima de 5 meses. As candidaturas encontram-se abertas até dia 31 de janeiro! A começar no início de outubro de 2020, este estágio tem uma remuneração de à volta de 1 220 euros mensais. Não existe limite de idade para te candidatares, apenas precisas de ter um diploma universitário (de pelo menos 3 anos de estudo), nível C1 a Inglês, Francês ou Alemão e de nunca teres feito um estágio por mais de 6 semanas numa das instituições da União Europeia (UE). E o que poderás vir a fazer? Irás organizar reuniões e grupos de trabalho, ajudar na gestão de projetos, editar documentação e contribuir ativamente para a vida de mais de 500 milhões de cidadãos! Consulta este link para mais informações e para te candidatares: https://ec.europa.eu/stages/



Para além de estágios, a UE também oferece oportunidades de emprego permanente. As exigências feitas por cada Instituição ou Agência por vezes variam, até porque há cargos com um perfil específico, mas existem critérios que são comuns a praticamente todos os organismos: ser um cidadão da UE e ser fluente em pelo menos 2 das 24 línguas da UE. Uma das línguas temos garantida, o Português, por ser a nossa língua materna. A segunda língua pode ser uma das 3 referidas acima!

Tanto dos estágios como das oportunidades de emprego, podes esperar um ambiente multicultural! Consulta os seguintes links para saberes mais:

Este último pertence ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e no separador Oportunidades > Estágios e Empregos possui todas as vagas em aberto em todos os organismos da UE. Fica atento à página de Facebook e Instagram das EU Careers Portugal para saberes mais! Além disso, qualquer dúvida que te surja, nao hesites e contacta-nos através do nosso email: eucareers.portugal@gmail.com 

E quem somos nós, que divulgamos oportunidades como esta? Somos as 5 embaixadoras portuguesas das carreiras da UE (EU Careers Student Ambassadors): Adriana Lourenço (Matemática Aplicada à Economia e à Gestão no ISEG), Catarina Hoosseni (Engenharia Biomédica e Biofísica na FCUL), Leonor Farmhouse (Economia na Nova SBE), Margarida Nogueira (Direito na FD-UCP) e Sofia Pais (Direito na FDUP). A nossa jornada começou em setembro de 2019, altura em que tivemos uma formação em Bruxelas com o EPSO (European Personnel Selection Office), juntamente com parte dos outros 170 estudantes embaixadores que existem por toda a Europa. A nossa missão passa por explicar e desmistificar como é que os portugueses podem encontrar o seu lugar em Agências e Instituições da UE. Qualquer dúvida que tenhas, já sabes como nos contactar! Até breve!