O acesso ao ensino superior em Portugal está a passar por mudanças significativas em 2025, afetando tanto a conclusão do ensino secundário como os critérios de ingresso nas universidades e politécnicos. Estas mudanças foram decididas em 2023, mas grande parte das medidas só agora têm efeitos práticos no Concurso Nacional de Acesso.. Fazemos aqui um apanhado das alterações que serão aplicadas este ano, do que é que já se sabe e o que é que falta saber.
Novas regras para concluir o Ensino Secundário
- Exames Nacionais: para concluir o Ensino Secundário passou a ser obrigatório realizar 3 exames nacionais obrigatórios, servindo estes exames também como prova de ingresso. Um dos exames nacionais é o de português e outro é à escolha do aluno.
- Peso dos Exames na Nota Final da Disciplina: para os alunos que estão agora no 12º ano, o peso do Exame Nacional na nota interna será de 30%. Para os alunos que estão no 11º ano e seguintes, o peso do Exame Nacional já passará a ser de 25%.
- Cálculo da Média Final do Secundário: para os alunos que estão agora no 12º ano, a média do Ensino Secundário continua a ser a média aritmética de todas as disciplinas. Para os alunos que estão no 11º ano e seguintes, já passará a ser aplicada a média ponderada das disciplinas, conforme o número de anos de cada uma. Neste último caso as trienais passam a contar 3 vezes, as bienais 2 vezes e as anuais 1 vez.
As datas de inscrição nos Exames Nacionais 2025 ainda não são conhecidas. Sabe mais sobre os Exames Nacionais 2025 neste nosso artigo.
Alterações nas Provas de Ingresso
Aumenta o número de provas de ingresso exigidas no concurso nacional de acesso para 2 a 3 provas (até ao ano passado eram exigidas entre a 1 a 3 provas), a definir pelas instituições de ensino superior. Mesmo que apenas 2 provas sejam exigidas para a faculdade, continuas a ter de realizar os 3 exames para terminares o secundário.
O peso de cada prova de ingresso na nota de candidatura poderá variar entre 15% e 30%, mas é algo que iremos explicar em maior detalhe num próximo ponto.
As Provas de Ingresso que serão exigidas no Concurso Nacional de Acesso 2025 já são conhecidas e podem ser consultadas na página de cada curso no site da DGES.
Alterações no Cálculo da Nota de Candidatura
A fórmula de cálculo da nota de candidatura ao concurso nacional de acesso sofrerá alterações, que passa a exigir:
- Classificação final do ensino secundário: peso mínimo de 40% (até ao ano passado o peso mínimo era de 50%)
- Classificação das provas de ingresso: peso mínimo de 45% (até ao ano passado o peso mínimo era de 35%)
- Classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos: peso máximo de 15%
Ao contrário do que acontecia antes, o peso das provas de ingresso não pode ser inferior ao peso da classificação final do secundário. Isto significa que, enquanto que o máximo que as instituições de ensino superior poderiam atribuir aos exames nacionais era de 50% da nota de candidatura, com estas novas regras podemos passar a ter faculdades a pedir 60% aos exames nacionais e os restantes 40% da média do secundário, dando maior peso aos exames nacionais.
Resumimos nesta tabela as combinações mais prováveis até ao ano anterior, e as combinações possíveis a partir das candidaturas de 2025:
Combinações possíveis até 2024 | Combinações possíveis a partir de 2025 |
---|---|
35% Provas de Ingresso + 65% Média do secundário | 50% Provas de Ingresso + 50% Média do secundário |
40% Provas de Ingresso + 60% Média do secundário | 55% Provas de Ingresso + 45% Média do secundário |
45% Provas de Ingresso + 55% Média do secundário | 60% Provas de Ingresso + 40% Média do secundário |
50% Provas de Ingresso + 50% Média do secundário | 45% Provas de Ingresso + 40% Média do Secundário + 15% Pré-Requisitos |
As combinações a vermelho deixam de ser possíveis, abrindo a possibilidade às novas combinações a amarelo, onde é dado um maior peso aos exames nacionais na nota de candidatura.
Calendário de Acesso 2025 e Listagem das vagas
A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) ainda não divulgou o calendário detalhado para o processo de candidatura de 2025. Também ainda não são conhecidos os cursos que irão disponibilizar vagas este ano e quantas vagas cada curso terá, no entanto, sabe-se que essa informação será disponibilizada a 17 de fevereiro.
Pré-Requisitos 2025 e Pedido da Senha para a Candidatura
Ainda não são conhecidas as datas para a inscrição e realização dos Pré-Requisitos 2025, mas podes ter como referência as datas do ano passado, em que as inscrições decorreram em abril. Encontra mais informações neste nosso artigo e continua atento ao nosso site e redes sociais.
Também ainda não foram divulgadas informações sobre o pedido da senha para a candidatura online, tendo essa informação sido divulgada no ano passado no fim do mês de fevereiro, pelo que poderá estar para breve. Podes saber já com que contar neste nosso artigo.
Acompanha-nos nas redes sociais para teres acesso a todas as informações: