Acolher alunos Erasmus no Natal? Erasmus Student Network procura famílias 

Foto de tonodiaz | Depositphotos.com

A Erasmus Student Network Portugal apresenta mais uma edição do “Natal com Famílias Portuguesas”. Iniciada em 2019 em todo o país, esta atividade procura conectar a comunidade de estudantes internacionais com a comunidade local e cultura portuguesa durante a quadra natalícia!

O Natal, com o seu espírito único de partilha e união, é o cenário perfeito para mais uma edição inspiradora do projeto da Geração Erasmus. O “Natal com Famílias Portuguesas” está agendado para os dias 24 e 25 de dezembro de 2023, declarando-se como uma oportunidade especial para a comunidade de estudantes em mobilidade – Geração Erasmus – se conectar com as tradições e calor das famílias portuguesas durante esta época. Uma celebração que transcende fronteiras, através do desenvolvimento de vínculos que prevalecerão para toda a vida e memórias inesquecíveis.

O projeto assume a escala nacional pelo quinto ano consecutivo, e é organizado em colaboração com as associações locais da Federação Erasmus Student Network Portugal. O seu cerne prende-se no fomento de um enriquecimento do intercâmbio cultural para os estudantes internacionais que optam por permanecer em Portugal durante as épocas festivas, conectando-os com famílias portuguesas que generosamente se voluntariaram a participar. O fortalecimento de laços, a promoção da compreensão mútua e a partilha de tradições e costumes são as metas que se pretendem alcançar na duração do projeto, e, deste modo, tornando ainda mais especial e mágica esta época.

Os estudantes internacionais podem experienciar tanto a noite de véspera como o dia de Natal. As famílias, por sua vez, decidem quantos estudantes estão dispostos a acolher, e se o farão no dia 24, ou dia 25, ou ambos. Para que a correspondência entre participantes e as famílias de acolhimento seja mais simples e acessível, pede-se que ambas as partes se registem através do website da ESN Portugal (www.esnportugal.org). A atribuição é feita de acordo com a localização e preferências dos estudantes e famílias, que podem escolher deslocar-se para outra cidade ou não.

Os registos para a edição de 2023 estão abertos para famílias e estudantes internacionais até ao dia 14 de dezembro de 2023.