(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O Ministério da Educação prolongou até 3 de Abril o prazo para a inscrição nos exames do 9.º ano e do ensino secundário, que oficialmente terminaria já na próxima semana (24 de Março). Numa nota já enviada às escolas, o Júri Nacional de Exames (JNE), responsável por toda logística daquelas provas, deu também já indicações do modo a que todas as inscrições se possam realizar à distância, já que as escolas estão encerradas devido ao perigo de infecção pela covid-19.

As escolas deverão assim colocar os boletins de inscrição, “em formato editável, nas suas páginas electrónicas, de modo a que os alunos ou os seus pais os possam descarregar. Depois de preencherem o boletim, este deve ser enviado para o endereço de email disponibilizado pelo estabelecimento de ensino para o efeito.



Os alunos que já tenham o boletim de inscrição em seu poder poderão digitalizá-lo e enviá-lo para o mesmo enderenço de email. As escolas terão de confirmar, aos remetentes, a recepção dos emails que enviaram para a inscrição nos exames.

Caso estes procedimentos não sejam possíveis de concretizar, o JNE criou uma página própria para que as inscrições se possam realizar. “Os diretores das escolas, atento o contexto da comunidade em que se encontram inseridos, podem optar por outros modos de inscrição que julguem mais adequados e eficazes, designadamente em articulação com os diretores de turma, de forma a que os alunos não fiquem inibidos dos seus direitos de inscrição”, frisa ainda o JNE.

Indicações para fazer a inscrição:

  1. Descarregar o boletim de inscrição para os exames nacionais e provas de equivalência à frequência em PDF.
  2. Imprimir e preencher tudo de acordo com os exames que queres fazer. Se tens dúvidas em como preencher os campos coloca no nosso fórum.
  3. Depois de tudo preenchido é só enviares os documentos digitalizados para a tua escola. As escolas estão a enviar indicações aos seus alunos sobre isto. Se és maior de idade assinas tu o boletim, caso contrário tem de ser assinado pelo teu encarregado de educação.

Dúvidas Frequentes:

1. Como funciona o pagamento dos exames para os alunos externos e as melhorias?

Por agora não são realizados quaisquer pagamentos, sendo estes feitos mais tarde quando as escolas voltarem ao seu normal funcionamento.

2. Já fiz a inscrição para os exames, tenho de fazer alguma coisa?

Não, se já fizeste a inscrição para os exames nacionais e/ou exames de equivalência à frequência antes não precisas de fazer nada.

3. E se não conseguir seguir estes passos ou contactar com a escola em causa?

É para esses casos que foi criado o formulário que já tínhamos referido em cima. Só deves recorrer ao formulário se não conseguires seguir os passos para a inscrição referidos.