Uma pessoa que é descrevida como : feliz , engraçado , simpático , sempre de bom humor , prestável , responsável e até mesmo por alguns Giro. conclusão ? Consultas de Psicólogo Semanais.
Apesar de ter muitas amizades na universidade que pessoalmente posso dizer que tenho quase a certeza que são para a vida , que estou num curso que adoro e tenho a certeza que é o que quero fazer para o resto da minha vida, que relativamente a relacionamentos quer algo casuais ou mais sérios sempre teve sorte , que não tem de se preocupar muito com dinheiro e relativamente nunca teve nenhum problema maior , eu frequento o psicólogo da minha universidade.
Eu digo isto com maior casualidade , não por já me ter habituado a ideia mas sim pois é uma coisa trivial ou que pelo menos deveria ser para todos.
Já alguma vez leram aqueles artigos na internet que dizem algo do género : “Um aluno do ensino secundário em media tem o mesmo nível de ansiedade que um paciente de psicólogo dos anos 1980” ? Todos sabemos que o nem tudo que lemos na internet é verdade mas a verdade é que alguém se lembrou de escrever isso pensando que alguém ia acreditar . E sabem porque ? Porque embora se calhar não seja verdadeiro também não é 100% falso.
Todos nós passamos por maus e bons bocados , e não ha que ter vergonha disso. Eu sou uma pessoa que por mais sorte que tenha sou extremamente ansioso. Muitas vezes até tenho ataques de ansiedade por me sentir demasiado feliz.
Mas não há problema porque eu sei que se falar com alguém que me ouça e me ajude a por tudo em perspetiva. E a verdade é que fico bem , toda a minha ansiedade desaparece e as vezes é a única que é preciso, alguém que oiça.
E acreditem a universidade é um sitio de muita pressão e stress e isso por mais que alguns digam que não chega a todos.
Quer seja porque:
- Fizeram uma frequência e sentem que poderiam ter feito mais e começam a ponderar o vosso futuro , o dinheiro dos vossos pais que lhes custou tanto a ganhar e até que andam a desperdiçar o vosso próprio tempo.
- Não se sentem motivados para sair com bastante frequência e tem os vossos amigos a perguntar se tem tido sorte com o sexo oposto , “Já arranjaste algum querido(a)?” , ” Tens de sair a noite connosco para viver a verdadeira experiência universitária ” como muitos dizem e quer saiam ou não , ficam sempre a pensar no contrario.
- O esgotamento físico e mental , que quando vais as aulas todas mas vai sair todos os dias e chegas ao final de semana esgotado e o corpo a dar as ultimas , e no entanto ainda tens mais “eventos” para ir e mais frequências para estudar até um ponto onde o teu corpo deixa de funcionar como deve ser (nomeadamente estado emocional instável).
Se calhar não se identificam com nenhuma situação aqui descrita mas acredito que de alguma maneira ou outra há algo que vos incomoda.
Quero que percebam isto , o psicólogo não é para tolinhos!!!! É para todos e mais alguns. Imaginem ter um amigo onde podem contar tudo mas mesmo tudo e a confiança é tanta que sabes que nunca ninguém vai saber do que vocês falam. E mais esse amigo sabe perfeitamente do que fala e pelo menos será sempre um ouvido para as vossas frustrações.
E saibam disto , as universidades (a maior parte delas) oferece este apoio de graça , no “mundo lá fora” é algo que pagariam por volta de 60 euros à hora. Não é exatamente económico por isso aproveitem enquanto podem e vivam a vossa experiência universitária.
Eu sou uma pessoa que vivi tanto tempo com a ansiedade que perdi muitas oportunidades e pessoas na minha vida , e é algo que eu decidi não deixar mais acontecer ou pelo menos conseguir controlar.
E é algo que todos os dias melhoro mas apenas o consegui a ter ajuda de um psicólogo , que só apenas de muitas horas a tentar primeiro perceber me a mim mesmo e aceitar a minha pessoa com alguém que realmente me conseguia ajudar. Agora sinto me uma pessoa melhor e mais feliz e não feliz para outros mas comigo mesmo.
Por isso , quer queiram só ver como é , ou contar algo que vos frustrou ou mesmo realmente falar dos vossos problemas por mais triviais ou não que sejam, deem um salto no vosso psicólogo . Posso vos prometer que vão se sentir melhor depois.
E quer façam o curso em 3 ou 4 ou 5 anos não tenham pressa. Têm tempo para fazer tudo , para aproveitar as coisas uma de cada vez e se fizerem isso consigo vos prometer que não vão ter mais nada que amor pelo vosso tempo na universidade.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.