(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Após o fim do prazo das matrículas para os alunos colocados na 1ª fase de candidaturas do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, são do divulgadas as vagas em que não se realizou matrícula.

Tal como explicamos neste nosso artigo, as vagas colocadas a concurso na 2ª fase são resultantes da soma de:

  1. As vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso – que já podias consultar após as colocações da 1ª fase.
  2. As vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que os colocados não façam a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso – já divulgadas e que podes consultar aqui.
  3. As vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso – só terás conhecimento destas nas colocações, pelo que mesmo um curso com zero vagas disponíveis pode libertar uma vaga nesta fase.
  4. As vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1.ª fase.

Depois de deduzidas as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso e as vagas que, até ao início da seriação dos candidatos, sejam utilizadas no atendimento de reclamações.

No entanto, foi aqui excluída uma forma que nos anos anteriores garantiam um número superior de vagas para este segundo concurso. Referimo-nos às vagas sobrantes dos concursos especiais

Segundo o Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho deste ano, as vagas sobrantes destes concursos especiais passam a “reverter para o mesmo par instituição/ciclo de estudos noutra ou noutras dessas modalidades”.

Aproveitamos para notar que, a dois dias do fim da 2ª fase, o número de candidatos é superior, somando já 16.473 candidatos, quando comparado com o ano anterior em igual período, com 15.401 candidatos. Podes acompanhar as estatísticas aqui.

Lembramos que as candidaturas à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público decorre até ao fim do dia 19 de setembro.

Tens alguma dúvida? Deixa nos comentários!