(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Nichole Bento, estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), foi selecionada para frequentar o programa Study of the United States Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe (Estudo dos Institutos dos Estados Unidos para Líderes Estudantis da Europa), promovido pela Comissão Fulbright e financiado pelo Departamento de Estado Norte-Americano.

A aluna do 2º ano de licenciatura em Enfermagem vai participar no programa dedicado ao “Civic Engagement” (sobre envolvimento cívico, ativismo e voluntariado), para o qual foi também selecionado outro estudante do ensino superior português e que terá lugar na Universidade da Carolina do Sul, instituição onde a jovem estará por quatro semanas, a frequentar aulas teórico-práticas.



A estudante da ESEnfC irá, depois, para Washington, capital dos Estados Unidos, onde se reunirá, durante uma semana, com todos os 60 colegas europeus selecionados em 2020 para o programa SUSI for Student Leaders from Europe – também nas áreas de “Entrepreneurship and Economic Development” e de “Education and the Future of Work”.

«Estou muito feliz por fazer parte do programa. Espero aprofundar os meus conhecimentos, conhecer uma nova cultura, melhorar a minha capacidade comunicacional, porque vou estar com pessoas que não conheço, e aprofundar também o meu inglês. E, depois, aprender a transpor esse saber para a prática profissional futura», afirma Nichole Bento.

A estudante da ESEnfC tem já no currículo algumas iniciativas meritórias no campo do envolvimento cívico e do voluntariado. Ainda no ensino secundário, participou no Clube de Música da Escola Alice Gouveia, em Coimbra, num projeto de integração e inclusão de crianças com deficiência através da música. Fez, também, parte de um projeto de voluntariado a apanhar lixo por Coimbra, concretamente beatas de cigarros – o Clean Up Portugal, que, num fim-de-semana, em setembro de 2019, juntou muitos jovens pelo país, numa ação que visou sensibilizar para o problema da poluição –, e associou-se a manifestações relacionadas com as alterações climáticas, ou com o feminismo.

Na ESEnfC, Nichole Bento participa no projeto de investigação “A Pessoa em Situação Crítica”.

«Eu acho que o que mais vou aprender neste programa [dedicado ao “Civic Engagement”] é a ver sempre a outra perspetiva e ter uma visão holística e abrangente da pessoa. Tentar compreender ou aceitar outras opiniões, mesmo que não sejam concordantes com a minha. Acho que isso é muito importante no ramo da Enfermagem», diz, ainda, Nichole Bento.

Os programas SUSI for Student Leaders from Europe, que deveriam decorrer entre julho e agosto de 2020, estão, até ao momento, suspensos devido à pandemia do novo coronavírus.