Setembro começou. Com ele chegou também a lembrança de que se avizinha mais um ano letivo.
Para os estudantes, este recomeço assume-se como um misto de emoções. Por um lado, significa rever amigos e professores e voltar a descobrir mais sobre o mundo que nos rodeia. Por outro lado, o regresso à escola pode ser sinónimo de algum nervosismo, pressão e desmotivação. De forma a contrariar estes últimos sentimentos, de estudante para estudante, seguem-se algumas dicas e sugestões que penso que te podem ajudar a encarares este novo ano escolar de uma forma mais positiva, calma e confiante.
Analisa
Tira um tempo dos teus últimos dias de férias para refletires sobre o ano letivo passado. Pensa no que correu bem e no que correu menos bem. Tenta identificar os fatores que levaram aos momentos bons e maus. Continua a aplicar neste ano escolar aqueles fatores que consideras que te levaram ao sucesso e, quanto àqueles que percebes que não te beneficiaram, deixa de os implementar.
Pensa também nos horários em que costumas estar mais focado e motivado e dedica essas horas ao teu estudo. Desta forma, vais conseguir gerir melhor o teu tempo. Irás maximizar a qualidade do teu estudo sem teres de estar horas e horas mergulhado nos livros a sentir que não assimilaste nada. A motivação vai surgir e vais encarar os momentos de estudo de uma forma mais leve e positiva.
Define o teu próprio método de estudo
Sentes que fazer resumos não funciona contigo? É a esquematizar que aprendes melhor? Ou apenas ler a teoria e começar de imediato a resolver exercícios é mais benéfico para ti? Reflete sobre isto e, se assim o entenderes, muda o teu método de estudo para aquele que para ti é o mais eficaz. Não é pelo teu melhor amigo fazer resumos e com ele resultar que esse método vai resultar contigo. Não existe uma maneira de estudar certa ou infalível para todos. Conhece os teus hábitos e descobre a tua própria forma de estudar. Assim serás mais produtivo e sairás de cada sessão de estudo mais sereno e menos frustrado!
Organiza-te
Pensa no que queres fazer de novo neste ano letivo. Queres começar a praticar um desporto? Gostavas de aprender uma língua nova? Analisa o teu horário para este ano escolar e vê o tempo livre que tens. Mediante isso, e depois de perceberes qual é o horário em que o teu estudo é mais produtivo, tenta colocar nas restantes horas vagas essa atividade que tanto desejas fazer. Com organização e foco, há tempo para tudo. É importante tirares um tempo para ti mesmo e para fazeres algo que te dê prazer. Serás mais produtivo no teu estudo e sentir-te-ás mais realizado.
Traça objetivos e metas
Antes do começo das aulas, define um objetivo que queiras ver alcançado no final deste ano escolar. Seja atingires uma certa média escolar, conseguires manter o equilíbrio e gerires bem o teu tempo ou qualquer outra meta que para ti fizer sentido. Determina o que te fará levantar da cama naqueles dias chuvosos de inverno em que só te apetece ficar em casa. Descobre o que te vai dar alento para continuares e avançares quando achares que não vais conseguir. Define aquilo pelo qual vais lutar dia após dia e foca-te nisso! Verás que a desmotivação vai desaparecer e vai nascer em ti uma força e vontade de continuar tão grandes que nem tu sabias que as tinhas em ti mesmo! Superar-te-ás a cada dia!
Confia em ti!
Acreditar no teu potencial é fundamental para o teu sucesso. Aprende com os erros do passado e foca-te no presente e no futuro. Tu és capaz. Se tentares e caíres, respira fundo, levanta-te e tenta novamente. Não desistas! Já dizia Roy T. Bennet: “ Acredita em ti. És mais corajoso do que julgas, mais talentoso do que achas e capaz de fazer mais do que imaginas.”.
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.