Enfrentar os novos desafios, responsabilidades e despesas que chegam com a tua entrada no mundo universitário não é tarefa fácil. Por essa razão, apresentamos-te cinco dicas para que sejas capaz de levar a cabo uma gestão monetária eficaz, encarando esta nova fase da tua vida com segurança e autonomia!
1️⃣ Abre a tua conta Universitária Santander
Esta é a conta pacote que podes criar em 5 minutos e que é totalmente isenta de comissões de manutenção até aos 25 anos para universitários. Tendo em conta os baixos rendimentos que podem ter ao seu dispor, o Santander oferece inúmeras vantagens – desde descontos em serviços como transportes e tarifários, até à isenção de comissões em levantamentos e pagamentos de compras, nas redes Multibanco ou Mastercard, até 1000€ por mês, em Portugal e no estrangeiro. Dá o primeiro passo no sentido de uma organização monetária eficaz, e abre já a tua conta clicando neste link!
2️⃣ Descobre apps/templates para gestão orçamental
Apps como o Google Sheets ou o Notion serão os teus melhores amigos, na hora de elaborar um orçamento mensal para as tuas despesas universitárias. Por um lado, o Google Sheets não é nada mais nada menos do que uma folha de Excel que tem a vantagem de ser guardada online, no Google Drive, e por isso é mais facilmente acessível em qualquer dispositivo e partilhável com a tua família ou colega de quarto, por exemplo. Conhecer e trabalhar em Excel é uma skill importante e, se gostavas de a desenvolver, criar um orçamento pessoal é um bom primeiro passo.
Por outro lado, o Notion é uma plataforma de organização pessoal cujo potencial vai muito além da gestão monetária. Podes usar esta aplicação (disponível na web ou para dispositivos móveis Android e Apple) para organização de projetos pessoais ou até para tirares apontamentos das tuas disciplinas da faculdade. São vários os templates já prontos a utilizar por qualquer pessoa para diferentes atividades.
3️⃣ Poupa em refeições, material escolar e despesas extra
Para garantir que te manténs dentro do orçamento, há várias formas de poupar. Quanto a despesas em alimentação, o aconselhável é que optes pelas refeições da cantina da tua faculdade, já que são significativamente mais baratas do que refeições em cafés/restaurantes externos.
Em termos de material escolar, ainda que os cadernos, canetas e dispositivos eletrónicos sejam necessários, podes poupar nos livros. Nem sempre os livros recomendados pelos docentes das disciplinas são essenciais à aprendizagem – aconselha-te junto de estudantes mais velhos sobre a verdadeira utilidade desses materiais de apoio, e verifica se estes estão disponíveis na biblioteca da tua faculdade, por exemplo.
Por último, é recomendável não deixar cadeiras para trás – o ideal será manter um estudo regrado que te permita concluir todas disciplinas em cada semestre. Cada cadeira que não consigas concluir representará uma despesa extra no ano seguinte.
Clica aqui para saberes mais sobre o tipo de despesas que os estudantes universitários enfrentam.
4️⃣ Procura formas de ganhar o teu próprio dinheiro
O ideal seria poderes dedicar-te a tempo inteiro à realização do teu curso superior. No entanto, se sentes necessidade de um dinheiro extra, considera arranjar um part-time. Mesmo não sendo ainda muito qualificado, há certas tarefas simples que podes desempenhar, como trabalhar num café/restaurante perto da tua faculdade ou área de residência. Podes ainda por em prática conhecimentos de anos anteriores e optar por dar explicações a alunos mais jovens.
5️⃣Não tem de ser “tudo ou nada”
Ser capaz de poupar não significa deixar totalmente de gastar dinheiro em atividades de lazer ou em outro tipo de despesas consideradas não-essenciais – a chave para conseguires cumprir o teu orçamento é, na verdade, ser seletivo quanto à forma como gastas o teu dinheiro. Por exemplo, é provável que não seja sustentável saires com os teus amigos ou almoçar/jantar fora todas as semanas, mas isso não significa que tenhas de abdicar desse tipo de atividades por completo. Define um valor limite mensal para essas despesas e, a partir daí, decide como pretendes aplicar esse montante em saídas e atividades de lazer, igualmente importantes para o teu bem-estar e para a tua experiência universitária.
O Uniarea e o Santander desejam-te sorte na nova fase que agora se inicia e um ano letivo cheio de sucesso e novas aventuras! Esperamos que estas dicas te ajudem na tua gestão monetária e na tua adaptação a esta nova realidade que é o Ensino Superior.