(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Associação Académica de Coimbra lançou, no dia 19 de fevereiro, o Prémio Literário Manuel Alegre, concurso de escrita aberto a todos os estudantes do Ensino Superior Português. A iniciativa promovida pela Associação Académica de Coimbra visa incentivar a criação de obras literárias por parte de escritores anónimos que sejam estudantes do ensino superior matriculados em qualquer instituição de ensino superior português.

Para João Assunção, presidente da AAC, “o projeto nasce do ímpeto de, por um lado, poder homenagear uma personalidade marcante da cultura e da academia coimbrã e, por outro, ocupar um défice que acreditamos existir na promoção da literatura e da escrita junto dos jovens”. 

Figura marcante da política e literatura portuguesa que dá nome a este Prémio, Manuel Alegre, confessa que “é uma honra ver o meu nome ligado a este prémio literário da minha querida, velha e sempre nova Associação Académica de Coimbra”.

A primeira edição do prémio Manuel Alegre está aberta a todos os estudantes de qualquer instituição de ensino superior português e pretende premiar obras literárias, na área do conto, com quinze mil a trinta mil caracteres. O júri do prémio, composto por Manuel Alegre (que o preside), Clara Rocha, José Manuel Mendes, Guilherme d’Oliveira Martins, Alberto Martins e João Assunção, escolherão o vencedor do prémio Manuel Alegre, que será galardoado com o valor de dois mil euros (2 000€) e verá a sua obra editada, e distinguirão outros cinco obras que serão, também elas, editadas.

Para o presidente da estrutura estudantil organizadora do prémio “orgulhamo-nos da tremenda qualidade do nosso júri e da capacidade que este prémio terá para impactar a vida literária dos estudantes de todo o país. Sinto que este projeto, já na sua primeira edição, terá a capacidade de dar a conhecer novos autores que farão história no panorama literário nacional.”

A iniciativa conta com parceiros como o Grupo Almedina, o banco Santander e o grupo Leya. Na organização da nova iniciativa estão, também, incluídas algumas das secções culturais da Associação Académica de Coimbra, como a Secção de Escrita e Leitura, a Rádio Universidade de Coimbra, a TVAAC e a Secção de Jornalismo. 

A fase de candidaturas encontra-se aberta até dia 26 de abril de 2021, com a cerimónia pública de anúncio do vencedor prevista realizar-se até 31 de maio.

A candidatura será feita no link: https://premiomanuelalegre.academica.pt/