Associação It Gets Better Portugal lança guia de inclusão LGBTI para professores


It Gets Better Portugal, projecto da Associação Tudo Vai Melhorar, lançou esta semana um instrumento digital de promoção da escola como um espaço seguro e integrador, e-book “Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Este ferramenta, adianta a organização no vídeo de apresentação, pode ser utilizada nas aulas de Educação para a Cidadania ou em qualquer outro momento em que seja necessário ferramentas para educação sexual e afetos.

A escola ainda é um ambiente de insegurança e desconforto para muitos/as jovens LGBTI, onde o insulto e outras atitudes negativas são frequentes. Este documento pretende ajudar professoras/es a abordar estas temáticas, de forma a fomentar a discussão e, principalmente, uma mudança de mentalidades e comportamentos.

É esta a génese da metáfora da cookie que o mote ao projeto: “uma bolacha tão irregular, tão fora da norma, mas que toda a gente conhece e acha deliciosa. Não há duas cookies iguais e ainda bem! Pois são as suas texturas sempre diferentes que as tornam tão saborosas!”

O manual é da autoria da Daniela Leal e do Tiago Castro, que no vídeo de apresentação em baixo explicam um pouco melhor o projeto e os seus conteúdos. Podes descarregar o documento o gratuitamente no site da It Gets Better Portugal.