Ter tido a oportunidade de representar Portugal no Benjamin Franklin Transatlantic Fellowship (BFTF) foi uma tremenda honra para mim.
O Benjamin Franklin Transatlantic Fellowship (BFTF) é um programa intensivo de intercâmbio de curto prazo, organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e divulgado pela embaixada americana em Portugal, que visa a construção de fortes vínculos entre 45 jovens europeus (1 por cada país europeu) e 10 americanos, entre os 16 e os 18 anos de idade.
O programa consiste num conjunto de aulas, seminários e apresentações na Purdue University (Indiana) que abordam temas diversos relacionados à Diplomacia e às Relações Internacionais (e.g., papel dos media na democracia, analise constitucional, terrorismo). A esta componente académica, soma-se a componente cultural composta por atividades de serviço comunitário, visitas a locais históricos e, até, uma estadia com uma família de acolhimento americana, com vista a promover a troca cultural.
Foi-me, ainda, possível visitar várias cidades e estados americanos, tais como Indianapolis, Indiana; Chicago, Illinois; Philadelphia, Pennsylvania; Washington, D.C.
Sucintamente, através do Benjamin Franklin Transatlantic Fellowship pude, por um lado, verificar o quão sui generis os Estados Unidos são, em todas as suas vertentes, e, por outro, adquirir novos conhecimentos e estabelecer inúmeras conexões.
Por fim, ressalto que este é um programa totalmente gratuito. Todos os custos são suportados pelo Departamento de Estado em conjunto com a embaixada americana em Portugal.
Se tens entre os 16 e os 18 anos e te interessas por diplomacia e relações internacionais, candidata-te!
Colabora!
Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.
Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.