Bolsas de estudo vão começar a ser pagas a 25 de setembro

Thinkstock

Nesta semana foram divulgadas boas notícias para os estudantes bolseiros, que a a partir deste ano letivo têm um dia fixo para receber a bolsa. Até o passado dia 15 de setembro eram pelo menos 1.479 alunos os que já tinham visto os seus processos de candidatura a bolsa de estudo serem deferidos pelos serviços de ação social das respetivas universidades. Estes alunos vão começar a receber a bolsa já no próximo dia 25 de setembro.

O dia 25 ficou estabelecido, esta semana, como sendo o dia de pagamento das bolsas. A fixação de um dia certo no mês tinha ficado inscrita no novo Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes do Ensino Superior e foi agora conhecido: será o mesmo dia em que são pagas todas as prestações sociais e apoios do Estado. Este novo regulamento permite que as bolsas cheguem também a mais alunos, como explicamos detalhadamente aqui.

Está definido que só recebe a este dia do mês, os estudantes que tenham resposta positiva dos serviços sociais até ao dia 10 de cada mês. No entanto, devido a problemas técnicos, o processo de análise e decisão das candidaturas atrasou neste início de ano letivo e, perante as queixas das associações de estudantes, o Ministério decidiu que, neste mês de setembro, mesmo quem receber uma resposta positiva dos serviços depois do dia 10 vai receber na mesma no dia 25 de setembro. No início da próxima semana o Ministério de Nuno Crato dirá qual o dia até ao qual serão consideradas as candidaturas para processamento do pagamento ainda este mês.

Outro dos pontos importantes que saiu da reunião do Ministério com o movimento associativo nacional desta semana prende-se com o simulador de candidatura a bolsa, disponível no site da DGES. Como já tínhamos vindo a alertar a quem nos colocada dúvidas nesta matéria, o simulador está desatualizado. O diretor geral comprometeu-se a atualizar o simulador, de acordo com os novos critérios publicados no novo regulamento do verão.

Podes consultar o calendário completo previsto dos pagamentos que a DGES divulgou aqui. Se pretendes mais detalhes sobre o funcionamento das bolsas de estudo, sugerimos que consultes o nosso artigo sobre os apoios disponíveis no ensino superior.

Atualização 25 de setembro:

Segundo um comunicado a que o Uniarea teve acesso, o Ministério da Educação e Ciência procedeu hoje à emissão de ordem de pagamento de 4518 bolsas de estudo de estudantes de Ensino Superior que foram deferidas até ao dia de ontem.

Os requerimentos entregues e bolsas deferidas por instituição até esta data podem ser consultados aqui.