Candidata-te à DiscoverEU e viaja gratuitamente pela Europa de comboio

Foto de Depositphotos

A Europa está repleta de culturas para descobrir, pessoas para conhecer, línguas para aprender e experiências únicas para viver. E foi a pensar em tudo isto que se criou a iniciativa DiscoverEU, uma ação do programa Erasmus+ que te dá a oportunidade de descobrir a Europa através de experiências de aprendizagem.

A DiscoverEU é dirigida a todos os jovens de 18 anos que residam na União Europeia ou num dos países terceiros associados ao programa Erasmus+. Para além de lhes permitir explorar a diversidade da Europa, conhecer o seu património histórico e cultural bem como pessoas de outros países, fomenta ainda competências essenciais para o futuro, como independência, responsabilidade e confiança. Aqui podes encontrar os testemunhos de jovens que participaram em edições anteriores da DiscoverEU.

Quais são as condições de elegibilidade?

Para seres considerado/a como elegível para a próxima fase de candidaturas da DiscoverEU precisas de ter nascido entre 1 de julho de 2004 e 30 de junho de 2005 (inclusive). Se fizeres os 18 anos após dia 1 de julho de 2023, não te preocupes: podes participar na próxima fase de candidaturas.

Para além disto, precisas de residir num dos 27 Estados-Membros da União Europeia ou países terceiros associados ao Erasmus+ e preencher o formulário de candidatura – que estará disponível nesta página após a abertura das inscrições.

Acede aqui ao Regulamento da DiscoverEU.

Como funciona a DiscoverEU? Durante quanto tempo posso viajar?

Se fores um dos participantes escolhidos irás receber um passe de viagem e um cartão Jovem Europeu com descontos em visitas culturais, transportes locais, alojamento, alimentação, etc…

Se fores selecionado/a poderás fazer uma viagem com a duração mínima de 1 dia e máxima de 30 dias, entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024. Estas viagens decorrerão essencialmente de comboio, embora possas viajar de autocarro ou ferrie se tal se afigurar necessário. Casos excecionais poderão viajar de avião quando não houver outra alternativa de transporte.

Como funciona o processo de candidatura e seleção?

Todos os candidatos deverão preencher o formulário de candidatura online e um questionário composto por cinco perguntas de escolha múltipla e uma pergunta de desempate. Após a apresentação da candidatura, irão receber via e-mail a confirmação da receção da mesma e um código de candidatura. Este código irá servir para todas as comunicações que serão feitas posteriormente, pelo que é importante guardá-lo.

Gostava de participar, mas não quero ir sozinho/a. Posso levar amigos?

Sim. A DiscoverEu permite-te levar até 4 amigos e todos têm de cumprir os critérios de elegibilidade. Na tua candidatura deverás indicar se pretendes viajar a título individual ou em grupo.

Quantas vezes me posso candidatar? Posso fazer uma candidatura individual e uma em grupo?

Não. Apenas pode ser efetuada uma candidatura por pessoa. Contudo, se tiveres feito uma candidatura individual e mudares de ideias, podes mudar para uma candidatura em grupo, desde que o período de candidatura ainda se encontre aberto. Se tiveres recebido um passe de viagem numa fase anterior, não podes voltar a candidatar-te.

Até quando me posso candidatar?

As candidaturas para a próxima fase da DiscoverEU abrem dia 15 de março de 2023 às 11h00 (hora de Lisboa) e encerram a 29 de março de 2023, às 11h00 (hora de Lisboa).

Quando saberei os resultados?

Em meados de maio de 2023, todos os candidatos receberão o resultado via e-mail. No caso de ficares na reserva, não desesperes: continuas a ter a possibilidade de receber um passe de viagem, dependendo do número de selecionados que desistirem ou não confirmarem a sua participação.

Se fores um dos selecionados, o e-mail irá conter mais informações como um formulário de reserva, um Centro de Ajuda e outras informações sobre como contactar a empresa contratada pela EU para organizar a viagem.

Podes encontrar aqui uma lista completa das perguntas mais frequentes sobre a DiscoverEU.

A Europa espera por ti. Dá o primeiro passo!

Artigo elaborado em parceria com a Comissão Europeia.