Candidata-te aos estágios remunerados Blue Book e tem oportunidade de trabalhar na Comissão Europeia

Foto de Dati Bendo, União Europeia

A partir de dia 18 de julho e até 31 de agosto de 2023, podes candidatar-te aos programas de estágio Blue Book da Comissão Europeia. Estes estágios têm a duração de 5 meses, com início em março de 2024, sendo dirigidos para as áreas de tradução e administração.

Podes vir a trabalhar em qualquer serviço ou agência da Comissão Europeia (principalmente em Bruxelas e no Luxemburgo) bem como em outras cidades da União Europeia. Alguns exemplos de tarefas que poderás vir a desempenhar são: participar em reuniões, grupos de trabalho e audiências públicas; pesquisar, elaborar e editar documentação; apoio à gestão de projetos; esclarecimento de dúvidas por parte dos cidadãos e ainda traduzir, rever ou pesquisar terminologia. Contudo, poderás a desempenhar outras tarefas, dependendo da área em que fores colocado/a.

Não existe um limite de idade, mas para seres elegível para um estágio Blue Book, é necessário cumprires alguns requisitos:

  • Seres cidadão da União Europeia (existem vagas igualmente limitadas para estudantes de países terceiros);
  • Teres concluído a licenciatura ou grau equivalente ao primeiro ciclo de um curso superior (ensino universitário) até ao final do período de candidaturas;
  • Não poderás ter realizado anteriormente um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia ou trabalhado mais de seis semanas, ou 42 dias de calendário (fins de semana incluídos), numa instituição europeia, organismo da UE, agência de execução da UE, delegação da UE ou para membros do Parlamento Europeu;
  • Deverás possuir um nível avançado (nível C1 ou C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em duas línguas oficiais da União Europeia. Pelo menos uma destas duas línguas deverá ser uma língua processual (alemão, inglês ou francês). No caso dos estudantes nacionais de países terceiros, é necessário o conhecimento de apenas uma língua processual;
  • Para poderes realizar um estágio em estágio de tradução na Direção-Geral da Tradução (DGT), tens que ser capaz de traduzir para a tua língua principal ou língua de chegada (normalmente a tua língua materna) de duas outras línguas oficiais da EU.

Após o encerramento das candidaturas, os candidatos serão avaliados com base no seu perfil académico, nas suas competências linguísticas e nas suas competências adicionais. Os cerca de 3 mil candidatos com as melhores pontuações serão pré-selecionados e farão parte do Virtual Blue Book (VBB), uma base de dados que contém os CV de todos os candidatos aprovados nas duas fases de pré-seleção: a avaliação inicial e a verificação da elegibilidade.

O Virtual Blue Book está acessível e pode ser consultado por todos os serviços e agências da Comissão, que poderão selecionar os candidatos que melhor satisfaçam as suas necessidades e critérios específicos. Caso sejas um dos selecionados, ser-te-á feita uma proposta, a qual poderás aceitar ou recusar. Se recusares, não te serão feitas novas propostas, mas poderás voltar a candidatar-te aos estágios Blue Book numa futura fase.

Terás ainda um subsídio mensal de cerca de 1300€ para cobrir as tuas despesas. Sabe mais sobre este subsídio, aqui.

A partir de dia 18 de julho, podes efetuar a tua candidatura através deste link. O processo é bastante simples: só precisas de criar um EU login, caso ainda não tenhas, e preencher o formulário de candidatura.

Entretanto, fica a par de todas as novidades sobre os estágios Blue Book, documentos necessários e outras informações sobre o processo de seleção.

A Comissão Europeia espera por ti. Encontra alguns testemunhos na página EU Careers Portugal no Instagram.

Artigo elaborado em parceria com a Comissão Europeia.