(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A entrada para o ensino secundário é um grande passo. Para muitos implica mudar de escola, sair da zona de conforto, conhecer novas pessoas. É por isso que muitos estudantes do ensino básico vêem com muita expectativa e anseio a chegada do ensino secundário. Eu fui um desses alunos e posso dizer que consegui fazer do ensino secundário os 3 melhores anos da minha vida.

Como em tudo na vida a “chave” para tornar o ensino secundário numa experiência espetacular é equilíbrio. Equilíbrio implica saber articular o estudo com a socialização. Implica saber articular as saídas com os amigos e os exames nacionais. Implica saber conciliar a saúde com as festas e com o estudo.



Assim sendo, não nego que o grau de dificuldade do ensino secundário seja muito maior do que o do ensino básico. No entanto, não vos preocupeis. A verdade é que com algum estudo o ensino secundário faz se bem. Por isso mesmo deixo vos aqui, algumas dicas para conseguirem estudar melhor:

  • Devem estudar todos os dias pelo menos 2 horas ou mais.
  • Estudar não só para os testes mas também a pensar nos exames nacionais já desde o 10º ano.
  • Tenham, desde o início, um objetivo e um plano. Assim para além de ter uma motivação muito maior, têm também uma “rota”, uma planificação do trabalho que devem ter ao longo do ensino secundário.
  • Usem uma agenda para anotarem os eventos mais importantes, tarefas, sessões de estudo, testes e exames.
  • Um outro aviso: muito provavelmente os métodos que utilizaram até ao 10º ano não vão funcionar. É completamente normal que ao início baixem as notas e isso apenas significa que têm que mudar o modo como estudam.

Mas o ensino secundário é mais que estudo. Muitos de vós vão mudar de escola e ao início pode parecer uma coisa má mas até pode acabar por não ser. A criação de novas amizades, conhecer pessoas novas é um muito importante e não deve ser desprezado. No ensino secundário encontrarás pessoas que te marcarão muito (quer pela positiva, quer pela negativa). Aconselho-vos, no entanto, o seguinte:

  • Se vão mudar de escola não percam contacto com os vossos amigos do básico. É perfeitamente possível conciliar os dois grupos.
  • Saiam à noite, vão à discoteca, ao cinema, à praia, divirtam-se.
  • Cometam excessos de vez em quando (não sei se devia de dizer isto mas pronto é a verdade toda a gente sabe 😛 ).
  • Aconselho-vos ainda a manterem a vossa saúde. Durmam o suficiente, comam bem. Ninguém quer desperdiçar o seu tempo doente quando há tanto que pode fazer.
  • Se mudares de escola tenta “quebrar o gelo” logo de início pois assim a transição torna se muito mais suave e fácil.

Por fim, caros colega, deixo-vos mais uma vez o apelo para que articulem o estudo e a socialização. O secundário foi, para mim, a melhor época da minha vida. Ides derramar lágrimas mas mais sorrisos e no fim ficará apenas uma sensação de pena (por acabarem essa etapa) e de recompensa.

Desejo-vos as maiores felicidades do mundo,

Gonçalo Madureira

P.S. Qualquer problema que tenham quer esteja relacionado quer não podem encontrar a solução no sítio mais maravilhoso do mundo cibernautico – Uniarea.

Colabora!

Este texto faz parte de uma nova série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.