Foto de fotokon | Depositphotos.com

Carta Aberta aos novos estudantes do Ensino Superior


Chegou a tua hora. O teu momento. A tua oportunidade. Se estás a ler este texto provavelmente é porque recebeste a feliz notícia que entraste no Ensino Superior, numa instituição da tua escolha.

Começa hoje uma etapa fundamental do teu projeto de futuro. Prepara-te para embarcar numa jornada de descoberta, crescimento pessoal e desenvolvimento académico que moldará a tua vida pessoal e profissional.

Em primeiro lugar sente-te orgulhoso e honrado por aqui chegar pois as intermináveis horas de estudo valeram a pena. Deixando de parte qualquer tipo de paternalismo eloquente, se me permites, gostava de te deixar algumas dicas e conselhos que acredito que vão ser muito úteis nesta caminhada.

Aqui, vais ter a oportunidade de aprofundar uma área de conhecimento da tua escolha, explorar novas áreas de conhecimento e expandir a tua visão de mundo. Vais ser desafiado(a) a questionar, analisar e procurar respostas para perguntas que antes talvez nem imaginasses que existiam.

Contudo, lembra-te de que o Ensino Superior é mais do que apenas as salas de aulas, os testes, os estudos e os exames. É um ambiente rico e diversificado, repleto de pessoas de diferentes origens e perspectivas. Cheio de experiências e portas por abrir. Repleto de oportunidades únicas da tua vida, que se escolheres abraçar, certamente vão ter um valor acrescentado no teu percurso pessoal.

Quem sabe pelo caminho talvez faças a escolha de começar a ter uma intervenção ativa na vida da tua comunidade. Aqui certamente terás muitas oportunidades para crescer e para servir o próximo. Procura o núcleo do teu curso ou associação de estudantes da tua escola. Falo por experiência própria que nestas estruturas terás a oportunidade não só de forjar algumas das mais fortes amizades que já conheceste, mas também de adquirir conhecimentos práticos a nível de organização, gestão de pessoas, tempo e projetos que te vão ser certamente muito úteis na tua passagem para o mercado de trabalho.

Aproveita as atividades extracurriculares, como clubes estudantis, grupos de pesquisa e projetos comunitários. Procura a tua praxe, a Tuna da tua Escola ou as várias equipas desportivas. Envolve-te em eventos culturais, palestras e workshops que a tua instituição promove. Estas experiências irão enriquecer a tua jornada acadêmica e ajudar-te a desenvolver habilidades que vão além do currículo tradicional. E claro não te esqueças de aproveitar os vários momentos recreativos e recreacionais que certamente terás a oportunidade de usufruir ao longo do teu caminho.

Não te vou mentir, nem tudo será fácil. Existirão momentos em que a exaustão te absorverá e em que nada parecerá fazer sentido. Sentir-te-ás assoberbado pela dimensão das responsabilidades académicas que terás que enfrentar e pela falta de reconhecimento de que por vezes serás alvo. Porém, quando sentires que estás prestes a baixar os braços, lembra-te de descansar e não desistir. Lembra-te de todo o teu percurso até agora. Procura a tua força nos teus colegas e em todas as gerações de estudantes que te antecederam.

Ser estudante é enfrentar adversidades e muitas vezes bater o pé contra a maré da letargia de alguns interesses instalados. Para lidar com as injustiças nunca te esqueças, um estudante não pede, um estudante reivindica.

Não te esqueças, ao contrário daquilo que talvez te tenham dito o Ensino Superior não garante, por si só, o teu futuro. Ele abre horizontes e desperta-te para o mundo. Desperta-te para o futuro. Dá-te muito mais que um diploma, título ou grau académico. Dá-te até mais do que memórias e amizades. O seu valor está no leque de oportunidades que traz consigo, nas ferramentas que te equipa, nos desafios que evoca, nos obstáculos que se impõem sequencialmente, mas acima de tudo na superação dos mesmos.

Superação essa que te faz crescer, que faz de cada estudante uma pessoa mais preparada, mais resiliente e mais rica. Que faz de cada estudante um agente de transformação, um cidadão do mundo, preparado para enfrentar os desafios do amanhã.

O Ensino Superior desafia-te a cumprires o teu potencial. Deixa-te desafiar. A escolha é tua, o caminho é teu. Mas acima de tudo, desafia-te a não ser apenas mais um. Destaca-te! Sê o melhor que podes ser! Cumpre o teu potencial! Encontra o teu propósito! Agarra o teu futuro!

Aproveita a viagem.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.